quarta-feira, 29 de abril de 2020

Aloisio, o Boi Bandido, é convocado pela primeira vez para seleção chinesa


O atacante Aloisio, popularmente conhecido como Boi Bandido, foi convocado pela primeira vez para a seleção chinesa, nesta quarta-feira (29/4). Com cidadania do país asiático desde o ano passado, o jogador, atualmente no Guanghzou Evergrande, participará de sessão de treinos entre os dias 10 e 27 de maio, na cidade de Xangai.


Presente na lista do técnico Li Tie com seu nome chinês Luo Guofu, Aloisio será o segundo brasileiro e terceiro estrangeiro a defender a equipe nacional na história, seguindo o caminho do inglês Nico Yennaris, conhecido agora como Li Ke, e Elkeson, chamado de Ai Kesen.

``Em 2014, tomei uma das decisões mais difíceis da vida profissional ao aceitar jogar na China. Na época, não era muito comum e acredito que fui um dos primeiros brasileiros a fazer esse caminho. Apesar de muitas dificuldades, sempre fui extremamente bem tratado pelo povo chinês e todos os clubes que joguei. Superei desafios, consegui triunfar e sou grato por tudo. Já são seis anos e meio na China e a convocação me enche de orgulho porque significa que meu trabalho e dedicação foram reconhecidos e farei de tudo para retribuir o que a China me deu. Pode ter certeza de que representarei a seleção com honra e profissionalismo, como sempre fiz em todos os times´´, disse o atacante.

Aloisio também aproveitou para agradecer algumas pessoas.


``Gostaria de agradecer a todos que acreditaram em mim. Abraço especial ao Sergio Basica, que me acolheu quando eu era criança, e me ajudou nesse caminho tão duro. Agradeço demais à minha mãe, mulher guerreira e que sempre se esforçou para manter a família bem. Além de obrigado à família Uram, que cuida da minha carreira. São muitas pessoas para agradecer e é impossível citar todas, mas cada uma tem importância grande na minha vida. Não posso deixar de agradecer aos clubes que confiaram no meu futebol. Cada um tem parcela importante no meu processo de amadurecimento´´, afirmou.

Aloisio vem escrevendo seu nome na história do futebol chinês desde 2014, quando chegou após se destacar por São Paulo e Figueirense. Sua disposição em campo, profissionalismo e faro de gol já o haviam colocado no radar da comissão técnica da seleção chinesa há anos, cujo principal objetivo é conseguir uma vaga na Copa do Mundo de 2022.

Segundo brasileiro há mais tempo na China, atrás apenas de Elkesson, o Boi Bandido já realizou 173 partidas oficiais no país, marcou 85 gols e deu 29 assistências, média de uma participação direta em tento a cada 1,5 jogo.

Trajetória na China

Shandong Luneng: Títulos e artilharia do Campeonato Chinês

Após deixar o São Paulo em 2013, o primeiro clube na China foi o Shandong Luneng, onde disputou 85 jogos oficiais, marcou 41 gols e deu 11 assistências. Em dois anos e meio faturou os títulos da Copa da China (2014), onde foi o maior goleador, com quatro tentos, e da Supercopa da China (2015). Além dos troféus, o brasileiro foi o artilheiro do Campeonato Chinês de 2015, com 22 gols em 28 partidas.

Hebei Fortune: parceria com Ezequiel Lavezzi

Após se destacar no Shandong Luneng, Aloisio foi comprado pelo Hebei Fortune, no meio de 2016, onde fez bela parceria com o argentino Lavezzi. Foram 20 gols em 37 atuações até o fim de 2017.

Guangdong Southern Tigers: projeto para elevar o nível da equipe

Um dos principais jogadores da China, Aloisio chamou atenção do Guangdong Southern Tigers e foi contratado em 2018, para elevar o nível do clube, que disputava a segunda divisão. E não decepcionou. Foram 51 jogos, com 24 gols e 17 assistências em duas temporadas, o que resultou em 41 participações diretas, quase uma por atuação.

Chegada ao Guangzhou Evergrande: o principal clube do país

Na sétima temporada na China, Aloisio chegou ao time mais forte do país ao ser contratado pelo Guangzhou Evergrande. Devido à pandemia do coronavírus ainda não disputou partidas oficiais pela equipe. Aos poucos, porém, os clubes vêm retomando as atividades para que a Super League possa ser iniciada em breve.

``Por causa dos problemas que todos já conhecem, ainda não tive a oportunidade de estrear pelo Guangzhou Evergrande, mas estou feliz. É um dos principais clubes da Ásia e sempre está brigando por títulos na China e no continente. Também gostaria de ressaltar que o clube foi extremamente importante para todo o meu processo de cidadania e convocação para a seleção chinesa. Esse suporte e confiança deles e da Federação Chinesa no meu futebol foram fundamentais para eu chegar à equipe nacional´´, afirmou o brasileiro.

O atacante também falou sobre o atual momento do país em relação à pandemia do coronavírus.


``A situação mundial ainda é triste e complicada. Assim como todo mundo, com tantos problemas e mortes. É momento atípico, onde muita gente está perdendo familiares e pessoas queridas e somente com união de todos iremos superar esse momento. Na China as coisas já estão mais tranquilas. Os estabelecimentos estão abertos e a população  voltando a ter vida relativamente normal, mas com restrições. Todos devem sair com máscaras e antes de entrar em locais fechados é preciso fazer teste para medir a temperatura do corpo, mas é algo  rápido. Aos poucos, tudo está melhorando. Espero que o Brasil e outros países consigam superar logo esse momento´´, relatou o atacante.


Foto: Reprodução/Instagram

Nenhum comentário: