A programação do CINEfoot exibirá sessão especial dedicada ao Museu do Futebol, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo: a partir das 20h deste sábado, Museu do Futebol: Pelé 80 anos em Foco exibirá os documentários “Superstição e Futebol” (1968) dirigido por Sylvio Lana, e “Pelé: o Rei Desconhecido” (2017), de Ernesto Rodrigues, realizado com imagens de arquivos estrangeiros sobre a carreira de Edson Arantes do Nascimento.
Já a sessão com os dois filmes ficará disponível na plataforma oficial do CINEfoot (innsaei.tv) até o dia 27/11, às 17h, com exibição gratuita. Parceiro do CINEfoot desde sua primeira edição, o Museu do Futebol está com a exposição Pelé 80 – O Rei do Futebol em cartaz. Por isso, o mote da sessão especial, que será precedida de live nas redes sociais do Museu com o tema O olhar estrangeiro sobre o Rei do futebol. A partir das 19h30, o diretor Ernestro Rodrigues conversa com o jornalista Andrew Downie, correspondente da agência Reuters em Londres, com transmissão pelo Facebook (facebook.com/museudofutebol) e pelo YouTube (youtube.com/museudofutebolspaulo).
Parceria – Além da parceria em todos os festivais realizados até hoje, o CINEfoot também foi parceiro do Museu do Futebol na realização do programa Cinema na Rede, criado para oferecer programação cultural gratuita na internet durante a quarentena. Desde abril, mais de 20 filmes foram transmitidos nas redes sociais do Museu e do festival.
Sobre o Museu do Futebol - O Museu do Futebol está instalado em área de 6,9 mil metros quadrados sob as arquibancadas do Estádio do Pacaembu. É espaço interativo, lúdico e multimídia, no qual a história do esporte mais popular do Brasil se confunde com a própria história do país.
O Museu do Futebol é iniciativa do Governo e Prefeitura de São Paulo, com concepção e realização da Fundação Roberto Marinho. Pertence à rede de museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e é gerido pelo IDBrasil, Organização Social de Cultura.
#CULTURAEMCASA- A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, a que pertence o Museu do Futebol, lançou a campanha #culturaemcasa para que todos os seus equipamentos culturais disponibilizem atividades online no período que durar a pandemia. Museus, bibliotecas, teatros e centros culturais estão temporariamente fechados como parte do enfrentamento à doença.
O Museu do Futebol tem 17 exposições virtuais disponíveis na plataforma Google Art&Culture, o banco de dados online do Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB) e continuará com novas iniciativas nas redes sociais.
MUSEU DO FUTEBOL NA INTERNET
Jogos e conteúdo educativo: educar.museudofutebol.org.br
Visita virtual Google Street View: https://url.gratis/Is0pb
Google Art & Culture –
https://www.museudofutebol.org.br/pagina/exposicoes-virtuais
Banco de dados do Centro de Referência do Futebol Brasileiro:
http://dados.museudofutebol.org.br/
Medium: https://medium.com/museu-do-futebol
YouTube: https://www.youtube.com/user/museudofutebolspaulo/
PARCEIROS DO MUSEU
Um grande desafio para o Museu do Futebol é sua sustentabilidade. Parcerias são essenciais, pois ampliam sua atuação e levam a cultura e a educação a mais pessoas.
O Itaú é seu patrocinador. Seus parceiros de responsabilidade social são: Lojas Torra, EMS Farmacêutica, Evonik, Banco Safra, Pinheiro Neto Advogados, Andra Materiais Elétricos e Grupo Luminae Energia. Tem a Rádio CBN, UOL, Revista Piauí, UOL, Guia da Semana e Dinamize como parceiros de mídia.
O Museu do Futebol conta com as Lei Federais de Incentivo ao Esporte e à Cultura do Governo Federal, ProAC/ICMS e PRO-MAC.