quinta-feira, 30 de julho de 2009

Após se livrar da zona do rebaixamento, São Caetano sonha com retorno à Primeira Divisão do Brasileiro

O São Caetano fez tudo errado no início da Série B do Campeonato Brasileiro. Após derrotas para Bragantino, Vila Nova-GO e América-RN, com apenas uma vitória diante do Bahia, a diretoria demitiu o técnico Sérgio Soares, atualmente no Paraná Clube. Em busca de novidade, os dirigentes contrataram Antonio Carlos Zago, que havia deixado o cargo de dirigente do Corinthians, e virou treinador de primeira viagem.

Após a chegada do novo treinador, vários jogadores foram dispensados ou negociados. E ainda foram contratados os volantes Adriano (ex-Santos) e Jairo (ex-Atlético-PR), os meias Eduardo Ramos (ex-Goiás) e Xuxa (ex-Barueri) e os atacantes Careca (ex-Corinthians) e Washington (ex-Vitória), entre outros.

Antonio Carlos fez um trabalho com o novo elenco em Águas de Lindóia, no interior de São Paulo, e lamentou a perda do atacante Luan, negociado com o Toulouse, da França. Mas reintegrou o lateral-esquerdo Bruno Recife, que treinava separadamente com Sérgio Soares. E também valorizou Vandinho e passou a aproveitar o garoto Wendell, revelado nas categorias de base do São Caetano.

Aos poucos, a cara do Azulão mudou. Do time que estreou em Bragança Paulista, apenas o goleiro Luiz e o zagueiro Marcelo Batatais foram titulares na goleada por 4 a 1 sobre o Campinense, na última terça-feira, quando finalmente a equipe deixou a zona do rebaixamento.

- Foi um momento de reestruturação, de planejamento e, ao mesmo tempo, precisávamos de resultados. Uma cobrança forte. Apesar do pouco tempo, demos a volta por cima - relembra Zago.

Nos últimos seis jogos, foram três vitórias, dois empates e uma derrota, um aproveitamento de 61%, número que o colocaria hoje no G-4, times que subiriam para a elite. O São Caetano, que até o jogo com o Atlético-GO havia balançado as redes apenas três vezes (e tinha o pior ataque do torneio), fez 15 gols e levou cinco em seis partidas, o que lhe garante hoje um saldo positivo de três gols.

“Os jogadores estão otimistas e acreditam no nosso projeto. Hoje não pensamos mais na palavra rebaixamento. Todos aqui olham para a parte de cima da tabela. O objetivo é terminarmos o primeiro turno entre os oito primeiros (faltam cinco jogos para virar o turno, com 15 pontos em disputa). Temos que caminhar passo a passo, mas com a mentalidade de um grupo que é forte, que pode encarar qualquer time de igual para igual e com potencial até mesmo de conquistar o acesso - explicou o treinador.

Os 12 gols marcados nas quatro últimas partidas estão divididos entre Marcelo Batatais (1), Éverton Ribeiro (1), Xuxa (1), Eduardo Ramos (1), Artur (2), Vandinho (2) e Washington (3), além de um contra marcado pelo jogador do Campinense, Anderson Oliveira.

- As equipes se preocupam, muitas vezes, com o Washington, e acabam deixando espaço para outros atletas, que não desperdiçam e marcam gols - ressalta o zagueiro Artur.

Nenhum comentário: