sexta-feira, 23 de março de 2018

Os dois times do Atlético-PR: de Tiago Nunes e Fernando Diniz


Amigos e amigas que acompanham o Blog do Futebol Caipira. Claro que a prioridade por aqui são os clubes pequenos, em especial do interior de São Paulo, da Capital, Grande São Paulo e Grande ABC. Mas situações especiais merecem tratamentos diferenciados e a pauta agora é o Atlético-PR, que tem uma das melhores estruturas do futebol brasileiro, enorme torcida, disputa os principais campeonatos do Brasil e muitas vezes da América do Sul. E tem um treinador que sou fã incondicional do seu trabalho: Fernando Diniz, um cara diferenciado, que adoro trocar ideias a respeito de futebol. Gente da melhor qualidade!

Fiquei extremamente feliz quando o Guarani anunciou a sua contratação para a Série A-2 (Segunda Divisão) do Campeonato Paulista. E, acredito, tem um dedinho do trabalho dele na liderança e classificação antecipada do Bugre para as semifinais da competição, onde chegará como favorito ao acesso ao Paulistão 2019. Afinal, foi ele quem montou o elenco.

Quando o Atlético-PR apostou na competência de Fernando Diniz e o contratou, confesso, misturei tristeza pela sua saída do Guarani, e alegria pela projeção nacional que ganharia sua carreira no Furacão. Se estivesse na pele dele, sinceramente, eu faria o mesmo! 


E qual o motivo de falar do popular Furacão? Simples! As mídias sociais estão cada vez mais agressivas. Muitas pessoas sequer tentam refletir determinado assunto, em especial quando o tema é o seu time do coração. E, para vários atleticanos, eu cometi um crime. Isso mesmo! O crime de falar que o Atlético-PR, assim como o São Paulo, não é nada disso em elenco e futebol apresentado. E nenhum deles pode ser apontado favorito no duelo pela quarta fase da Copa do Brasil. São 50% para cada lado!

Por uma análise simples, a respeito da maneira como enxergo o futebol, a mundo caiu na minha cabeça. Falaram que o Campeonato Paranaense não é exibo pela televisão e como eu sei algo a respeito do Atlético-PR? Esqueceram que a CAP TV, com profissionais do clube, faz trabalho brilhante em todos os jogos. Está tudo no YouTube. Basta querer ver!

Já os jogos da Copa do Brasil, em sua grande maioria, são exibidos pela TV aberta (Globo) ou fechadas (SporTV e Fox) . E lá é possível ver Fernando Diniz em ação! Para quem gosta, como eu, é diversão na certa. E análises táticas interessantes! Programa imperdível!

Depois falaram que o treinador do Paranaense é um (Tiago Nunes). E das outras competições é outro (Fernando Diniz). E que eu não sabia nada sobre o Atlético-PR, como se essa situação fosse novidade. Faz tempo que o Furacão coloca molecada para jogar no Estadual. Qualquer pessoa que gosta de futebol sabe disso. Enfim, após ofensas e outras barbaridades, resolvi falar um pouco do CAP.

Mas deixemos a agressividade dos leões das mídias sociais. E vamos enfatizar os trabalhos dos dois competentes treinadores.



TIAGO NUNES - Treinador do time de Aspirantes do Atlético-PR

Utilizar uma equipe de Aspirantes no Campeonato Paranaense já se tornou rotina para o Atlético-PR. E a temporada 2018 tem provado que a medida adotada vem dando certo. Sob o comando do técnico Tiago Nunes, contratado em abril do ano passado, o Furacão está invicto no Estadual e os números impressionam: são sete vitórias, cinco empates, 18 gols pró e apenas quatro sofridos. O aproveitamento de praticamente 80% até o momento é destacado pelo treinador, que ressalta o empenho dos atletas ao longo da competição.

"Estou muito contente com os resultados que estamos alcançando e, sobretudo, o desempenho da equipe nos jogos. Prezo muito pela forma com que ganhamos, não somente o resultado. O fato de estar desde o ano passado com boa parte do elenco ajuda na hora de comandar treinamentos e montar o time. O Atlético tem uma estrutura que valoriza e ajuda muito o desenvolvimento dos jovens das categorias de base. Acredito que todos estejam felizes e motivados com o que estamos vendo, mas ressalto que queremos brigar pelo título da competição. São onze jogos de invencibilidade, uma linda campanha que queremos converter em taça. Isso seria muito gratificante", frisou.

Na Taça Caio Júnior, o Atlético já está classificado para as semifinais do turno. Como empatou com o Toledo, fora de casa, por 1 a 1, na última quarta-feira (21/3), no estádio 14 de Dezembro, a equipe de Curitiba perdeu a chance de ter a melhor campanha da fase. Mas ficou com a segunda melhor campanha. Ciente da dificuldade do resultado e do adversário, Tiago Nunes ressalta a importância do resultado positivo para o Clube visando as semifinais.

``Viemos de uma carga grande de jogos e treinamentos. Mesmo com o calendário acirrado, nossos atletas estão bastante motivados depois do resultado que conseguimos frente ao Rio Branco e o desempenho apresentado em outros confrontos. O elenco já assimilou bem nossas ideias e vem conseguindo colocar em prática´´, destacou.

Classificado, o Furacão, que ficou nas semifinais no primeiro turno, agora tenta chegar a final do segundo turno. Por ter terminado na liderança do Grupo B, com 11 pontos, o Atlético terá pela frente, em jogos de ida e volta, o Maringá, o vice-líder do Grupo A, com 9 pontos.



FERNANDO DINIZ

Enquanto Tiago Nunes aprimora a garotada no Estadual, Fernando Diniz traça estratégias para levar o Atlético-PR ao título da Copa do Brasil e, consequentemente, a Libertadores da próxima temporada. Na primeira fase, em jogo único, a vaga foi conquistada após empate sem graça e sem gols diante do Caxias-RS, fora de casa.

Já na segunda fase, também em jogo único, na Arena da Baixada, o Atlético venceu o Tubarão-SC por 5 a 4, em um dos jogos, certamente, mais empolgantes e repletos de alternativas da história da competição. Vitória com o estilo arrojado de Fernando Diniz, que surpreendeu o futebol paulista ao levar o modesto Osasco Audax para a final do Paulistao.

Nos jogos de ida e volta da terceira fase, o Atlético encarou o Ceará, agora também da Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro. E, como não existe mais o critério de gols marcados fora de casa, após 0 a 0, em Curitiba, quando perdeu o zagueiro Thiago Heleno, expulso na metade do primeiro tempo, e mostrou serviço com um a menos, 
e depois nova igualdade no marcador, agora por 1 a 1, em Fortaleza, a decisão foi para as cobranças de pênaltis. E deu Furacão, por 6 a 5!

Nos quatro jogos da Copa do Brasil, o Atlético mostrou que tem base de time titular, mas algumas vagas estão em disputa constante. Bem ao estilo de Fernando Diniz, que não preza por dar cadeira cativa para ninguém.

Santos é o goleiro titular. A linha de três mais defensiva iniciou a Copa do Brasil com Wanderson, Thiago Heleno e Paulo André. Pavez chegou a ocupar a vaga de Paulo André, que foi o substituto de Thiago Heleno, quando cumpriu suspensão automática.

Jonathan e Carleto têm as preferências nas laterais. Rossetto e Raphael Veiga estão firmes no meio-campo. E a linha de três mais ofensiva tem alguma rotatividade. Nikão, Guilherme e Ribamar estão mais a frente e podem ser considerados titulares, mas Bergson ganha oportunidades em quase todos os jogos. E pedem passagem Felipe Gedoz, Lucho Gonzalez e Pablo.

O elenco é bom, tem qualidade, boas opções de banco, como Camacho, ex-Corinthians e Audax, e José Ivaldo, que jogaram pouco. Porém, assim como o São Paulo, o Atlético-PR, ou melhor, o time principal do Furacão, ainda não encantou. E por tudo isso a disputa pela Copa do Brasil está em aberto, com 50% para cada lado. Mas, é claro, é apenas a minha opinião, sem ser o dono da verdade, e apenas enfatizando a minha maneira de ver futebol.


O primeiro duelo entre Atlético e São Paulo, na quarta fase da Copa do Brasil, acontece no dia 4 de abril, na Arena da Baixada, às 21h45. A partida de volta, no Morumbi, está prevista para o dia 19 de abril, às 19h15.








Crédito da foto: Miguel Locatelli | Site Oficial
Fonte: Marcos Belo (assessor do Tiago Nunes)
Observação: atenção diretoria do Atlético: minha fonte de consulta é a CAP TV. É ali que vejo os gols e os jogos. Sou apenas fã do trabalho do Fernando Diniz e nenhuma prioridade para analisar o seu trabalho!

Nenhum comentário: