quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Capitão e líder do elenco, Léo Ortiz comemora renovação com o Red Bull Bragantino


Capitão e titular do Red Bull Bragantino desde o início da parceria entre o clube e a empresa de bebidas, líder do elenco dentro e fora de campo, com diversos prêmios individuais conquistados e até as primeiras convocações para defender a Seleção Brasileira. Muitas são as razões que fazem a relação entre Léo Ortiz e o Massa Bruta ser um casamento perfeito. E é justamente levando tudo isso em consideração, que, nesta semana, clube e jogador selaram a renovação de contrato entre as partes até o fim de 2026.

``Nunca escondi que sou muito feliz aqui e estou orgulhoso de poder prolongar meu contrato com o Red Bull Bragantino. Nesse período, evoluí bastante e, hoje, me considero jogador maduro, dentro e fora de campo. Nos últimos meses, nos reunimos para discutir a renovação e tivemos conversa franca sobre o que seria bom para todos. Com meus empresários e dirigentes do clube, tomamos a melhor decisão, que foi a de permanecer´´, ressaltou.

``Este ano será bem especial. Iremos disputar a Libertadores e acredito que temos condições de ir bem. A diretoria reforçou bem o elenco e tenho certeza de que faremos mais uma ótima temporada e seguiremos comprovando a seriedade do projeto, que só tem a melhorar´´, acrescentou o camisa 3 do Red Bull Bragantino.

Léo Ortiz completou 26 anos no último mês de janeiro e está vestindo a camisa do time de Bragança Paulista pela quarta temporada consecutiva. São 133 jogos disputados, 130 como titular, oito gols marcados e três assistências. Com ele em campo, o Red Bull Bragantino saiu sem ser vazado 45 vezes e tem média inferior a um tento sofrido por duelo (0,97).

Todos esses excelentes números trouxeram inúmeras consequências positivas, tanto para o clube quanto para o jogador, que, somente no último ano, esteve nas seleções ideais dos Campeonatos Paulista, Brasileiro (Bola de Prata), Copa Sul-Americana, e foi convocado, pela primeira vez na carreira, para defender a Seleção, durante a disputa da Copa América. Posteriormente, foi chamado para as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, no Catar.


A disputa por uma vaga no grupo canarinho para disputar o principal torneio de futebol do mundo, aliás, foi um dos fatores preponderantes para que Léo Ortiz rejeitasse ótima proposta financeira do México e outras sondagens do exterior e decidisse continuar atuando em alto nível no Red Bull Bragantino.

``O sonho de toda criança apaixonada por futebol, como sempre fui, é o de se tornar jogador profissional, conseguir destaque e ter a oportunidade de defender a Seleção. Graças ao que venho realizando no Red Bull Bragantino, fui chamado e tive o privilégio de representar o Brasil. Isso significa que o trabalho está sendo acompanhado e valorizado. Isso pesou para a minha decisão e abri mão de algumas coisas para permanecer aqui, seguir no radar da comissão técnica do Tite e, quem sabe, brigar por vaga na Copa do Mundo´´, afirmou o capitão.

Protagonismo e trajetória de sucesso no Red Bull Bragantino

Revelado no Internacional e com passagens por Sport e Red Bull Brasil, Léo Ortiz chegou ao Massa Bruta, em 2019, para ser um dos pilares da parceria entre a empresa austríaca e o Bragantino. E não decepcionou. Logo no primeiro ano, o zagueiro foi um dos destaques da campanha do título da Série B do Brasileiro e liderou o sistema defensivo a conseguir ser o menos vazado da competição. O camisa 3 também fez três gols e contribuiu para o ataque ser o mais efetivo do torneio.

Em 2020, o camisa 3 seguiu se destacando. No primeiro semestre, ajudou o clube a terminar a fase de grupos do Paulista com a melhor campanha geral e ainda fez o gol do título do Troféu do Interior, na decisão, diante do Guarani. Já no Brasileiro, foi o maior desarmador (46) e interceptador (25), dentre todos os defensores que disputaram a competição, segundo dados do Footstats. Além disso, marcou três tentos e foi o terceiro da sua posição com mais finalizações (17), terminando o torneio com uma baixa média de faltas cometidas (0,6).

Já em sua terceira temporada pelo Red Bull Bragantino, Léo Ortiz evoluiu ainda mais. No Campeonato Paulista, entrou para a seleção da competição e foi fundamental para que a equipe terminasse a primeira fase com a defesa menos vazada, com apenas sete gols sofridos em 12 partidas.

No segundo semestre, foi um dos destaques da equipe, que terminou o Brasileirão em sexto lugar e avançou à final da Sul-Americana, chegando à sua primeira convocação para a Seleção Brasileira, durante a Copa América, e tendo sido lembrado novamente por Tite na convocação de setembro, para partidas das Eliminatórias.

O fato, aliás, fez com que Léo Ortiz se tornasse o primeiro atleta do Massa Bruta a ser chamado para a seleção principal desde o início da parceria entre o clube e a empresa. Se contarmos toda a história do time de Bragança Paulista, o último atleta convocado havia sido Alberto Félix, em amistoso às vésperas da Copa do Mundo de 1994.

Em 2022, Léo Ortiz participou dos oito do Red Bull Bragantino no Paulistão e vem ajudando o time não apenas a liderar o Grupo D, com 16 pontos, sete a mais que o vice-líder Santos, como também a ter a segunda melhor campanha da competição até o momento.


Números de Léo Ortiz pelo Red Bull Bragantino


Geral

133 jogos oficiais

130 jogos como titular

8 gols

3 assistências

45 jogos sem tomar gol


2022

8 jogos

8 jogos como titular

1 assistência

3 jogos sem tomar gol


2021

48 jogos

47 jogos como titular

2 assistências

16 jogos sem tomar gol


2020

47 jogos

46 jogos como titular

5 gols

12 jogos sem tomar gols


2019

30 jogos

29 jogos como titular

3 gols

14 jogos sem tomar gol


Títulos


Troféu do Interior – Campeonato Paulista (2019 e 2020)

Campeão Brasileiro da Série B (2019)


Prêmios individuais

Seleção do Brasileiro Bola de Prata (2021)

Seleção da Copa Sul-Americana (2021)

Seleção do Campeonato Paulista (2021)

Seleção do Campeonato Brasileiro Série B – Índice Footstats (2019)






Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

Nenhum comentário: