quinta-feira, 9 de junho de 2022

Clubes paulistas e FPF se mobilizam em postagem conjunta no Dia Mundial de Combate à Agressão Infantil


No último sábado (4/6), foi o Dia Mundial de Combate à Agressão Infantil. Quem estivesse atento às redes sociais de Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Portuguesa, Guarani, Novorizontino, Red Bull Bragantino, Inter de Limeira, Ituano, Ferroviária, Botafogo e Santo André, os veriam unidos contra a exploração sexual de crianças e adolescentes, por meio do levante #AGORAVCSABE, articulado pelo Instituto Liberta.

Após a conscientização e aproximação do Liberta com a Federação Paulista de Futebol, foi criada parceria para que os clubes falassem sobre o assunto com seu público torcedor, a partir de postagens padronizadas em suas redes sociais oficiais. #AGORAVCSABE também foi exibido no campo durante o amistoso entre Brasil e Coreia do Sul..

Desde fevereiro deste ano, o Instituto Liberta tem convidado a população maior de dezoito anos a participar do levante #AGORAVCSABE, primeira passeata digital do mundo que foi publicada no dia 18 de maio, na plataforma de mesmo nome, com objetivo de pressionar por políticas públicas eficazes. Uma nova onda será publicada no dia 14 deste mês com os vídeos de quem enviou a tempo de sair na primeira passeata e de quem enviou pela primeira vez, com as frases padrão do levante: “Violência sexual contra crianças e adolescentes é uma realidade. Eu fui vítima. E agora você sabe”. 

A passeata virtual será o instrumento utilizado pelo Instituto para uma campanha de advocacy com os candidatos e candidatas a presidente, para a construção de planos concretos de enfrentamento desta violência.

“Acreditamos que a política mais eficiente é falar sobre violência, sexualidade e relações saudáveis nas escolas públicas e privadas. O caminho tem que ser o da prevenção, mas sabemos que uma construção efetiva só será possível quando o problema sair da invisibilidade”, afirma Luciana Temer, Diretora Presidente do Instituto Liberta.

#AGORAVOCESABE - como funciona?

Ao entrar no site (agoravocesabe.com.br), você terá três opções: entender se já foi vítima, gravar o seu vídeo ou somente compartilhar o levante. Ao apertar gravar, você deverá aceitar os termos de uso da imagem e declarar ser maior de dezoito anos. Em seguida uma mensagem vai solicitar que posicione o seu rosto no círculo que aparece na tela e, depois, você deve ler a mensagem que aparece na tela do computador ou celular: “Violência sexual contra crianças e adolescentes é uma realidade. Eu fui vítima. E agora você sabe”. 


O vídeo gravado poderá ser assistido por você e regravado quantas vezes quiser, pois só será enviado quando clicar na tecla enviar. A plataforma manterá os vídeos salvos com segurança e no dia 18 de maio sua voz e imagem sairão na passeata juntamente com muitas outras, em tamanho reduzido, sem qualquer identificação. Você nunca estará sozinha (o) na tela. 

Sobre o Instituto Liberta:

O Instituto Liberta nasceu no final de 2016 do desejo de um filantropo, Elie Horn, que como membro do Giving Pledge assumiu o compromisso de doar parte do seu patrimônio pessoal para causas sociais e elegeu como grande missão combater a violência sexual de crianças e adolescentes no Brasil. Essa é a missão do Liberta. 

#AGORAVCSABE

Nenhum comentário: