sábado, 21 de novembro de 2009

Ao lado de Vasco, Ceará e Atlético-GO, Guarani garante acesso à Primeira Divisão do Brasileiro

O Guarani está de volta ao grupo de elite do futebol brasileiro. Depois de ser rebaixado no Campeonato Paulista deste ano, o Bugre deu a volta por cima sob o comando do técnico Oswaldo de Oliveira e assegurou o seu retorno à Primeira Divisão.

É verdade que o acesso veio com uma derrota para o Bahia por 2 a 0, neste sábado, no estádio Pituaçu, em Salvador. Mas o que importa para a torcida bugrina, que fez muita festa em Campinas e soltou diversos rojões, é que o Guarani iniciou a sua volta por cima no cenário do futebol nacional.

O grande mérito do Guarani foi permanecer, ao longo de 37 rodadas, no G-4 da Série B do Brasileiro. Nem o líder e campeão Vasco, muito menos o vice-líder Ceará, conseguiram tal façanha.

O Bahia, que precisa da vitória para não ser rebaixado à Série C, liquidou o jogo no primeiro tempo. Nadson, cobrando pênalti, fez 1 a 0 logo no início do jogo. E o zagueiro Nen fez 2 a 0 aos 46 minutos.

Já a Portuguesa, no Maracanã, carimbou a faixa de campeão do Vasco ao vencer por 1 a 0, gol de Fellype Gabriel. Porém, a Lusa não tem mais chances matemáticas de garantir o acesso.

Com dois gols do centroavante Hugo, o São Caetano derrotou o Fortaleza, de virada, por 2 a 1, no Castelão, e rebaixou o rival. A vitória do Azulão acabou com um jejum de seis jogos.

Num jogo de observações, o técnico Antônio Carlos Zago promoveu as estreias do goleiro Leandro Santos – Luiz foi poupado – e do volante Romário, mais uma revelação das categorias de base, entre os titulares. Ao lado de Wendell (19 jogos na Série B), Romário fez parte do time Sub-20 vice-campeão estadual no ano passado.

Outros dois que participaram da conquista e que foram relacionados para o jogo em Fortaleza foram o zagueiro João Gabriel e o atacante Amoroso. Xuxa, Adriano e Artur voltaram ao time. Marcelo Batatais, Jairo e Washington começaram no banco. Eduardo Ramos e Wendell foram poupados, enquanto Éverton Ribeiro cumpriu suspensão.

O Fortaleza, pressionado pela torcida e pelos resultados que o rebaixavam, rompeu a marcação do Azulão logo com um minuto do segundo tempo. Após rebatida na meia-lua, Élton encontrou Coutinho livre, que, dentro da área pela direita, acertou um chute forte para abrir o marcador.

A reação estava por vir, nos pés de Hugo, que passou a Série B na reserva de Washington. Aos oito minutos, o atacante acreditou num lançamento, brigou com o zagueiro e desviou na saída do goleiro. Era o empate. Mas tinha mais.

Hugo, que fazia seu quinto jogo, repetiu a dose aos 14 minutos. Cascata, pela esquerda, colocou o centroavante livre para finalizar com perfeição, fazendo o gol da virada (2 a 1).

Depois disso, Zago tirou Tobi, Xuxa e Hugo. Entraram Jairo, Amoroso e Nirvana. Estes dois últimos fizeram sua estreia com a camisa do São Caetano. Já aos 40, torcedores invadiram o gramado. No minuto final, uma bola na trave de Leandro Santos garantiu os três pontos ao Azulão.

Em Campinas, no estádio Moisés Lucarelli, a Ponte Preta perdeu por 2 a 1 para o Ceará, que também festejou o acesso ao grupo de elite do futebol brasileira. O mesmo resultado aconteceu em Bragança Paulista, onde o Bragantino apanhou do Brasiliense.

Na última rodada, no próximo sábado, haverá a definição somente do último clube rebaixado. Juventude, Ipatinga, Brasiliense e América-RN lutarão para saber quem será guilhotinado.

Confira os jogos da 37ª rodada da Série B:

Bahia 2 (Nadson e Nen) x Guarani 0
Ponte Preta 1 (Fabiano Gadelha) x Ceará 2 (Renan, contra; e Fabrício)
Bragantino 1 (Paulinho) x Brasiliense 2 (Paulinho, contra; e Fábio Junior)
América-RN 1 (Júlio Terceiro) x Ipatinga-MG 0
Vasco 0 x Portuguesa 1 (Fellype Gabriel)
Juventude 1 (Marcos Denner) x Atlético-GO 3 (Agenor, Marcão e Juninho)
Figueirense 1 (Paulo Sérgio) x Duque de Caxias 2 (Gilcimar e Leandro Chaves)
Vila Nova-GO 2 (Ricardinho 2) x Paraná 2 (Marcelo Toscano e Davi)
Fortaleza 1 (Coutinho) x São Caetano 2 (Hugo 2)
Campinense-PB 3 (Márcio Paraíba, Edmundo e Daniel) x ABC-RN 1 (João Paulo)

CLIQUE AQUI E CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO DA SÉRIE B

Nenhum comentário: