quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Guarani pode garantir o acesso à Primeira Divisão do Brasileiro no próximo sábado

O Guarani está muito próximo do acesso à Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro. Com 65 pontos e ocupando a vice-liderança, somente um desastre, pouco viável pela maravilhosa campanha que vem sendo feita na Série B, tiraria uma das três vagas de acesso do Bugre. O Vasco já está garantido e provavelmente será o campeão.

Outra detalhe significativo na campanha do Guarani, do técnico Oswaldo Alvarez, é a regularidade. A equipe campineira é a única, entre os quatro clubes que disputarão a Primeira Divisão do Brasileiro em 2010, que jamais deixou o G-4. Isso mesmo! Nem o Vasco conseguiu ficar, de ponta a ponta, entre os quatro melhores.

O acesso do Guarani ao grupo de elite do futebol brasileiro poderá ser assegurado no próximo sábado, às 17h10, no estádio Castelão, em Fortaleza, diante do Ceará, o terceiro colocado, que soma 63 pontos. Até o empate pode dara vaga ao Bugre, caso a Portuguesa não vença o Duque de Caxias, sábado, no Canindé; e o Figueirense também tropece diante do Bragantino, em Florianópolis.

- O dever ainda não está cumprido. Nós temos que garantir matematicamente a vaga. Infelizmente nos outros anos 65 pontos sobrava e muito, e hoje com 65 pontos ainda não estamos garantidos. Nós demos um passo importante, mas temos três jogos ainda e temos que somar os pontos necessários - afirmou o técnico do Guarani, logo após a vitória em cima do Ipatinga por 3 a 1, em Campinas.

De acordo com Oswaldo Alvarez, o maior adversário do Guarani diante do Ceará será o cansaço pela maratona de jogos. Além disso, a equipe terá uma viagem até Fortaleza e enfrentará um rival empolgado com a possibilidade de recuperar a vice-liderança, em caso de vitória, e também ficar próximo do acesso à Primeira Divisão.

- Agora é trabalhar a ansiedade dos jogadores e o cansaço pela maratona que tivemos até o momento - completou Oswaldo Alvarez.

O lateral esquerdo Eduardo representou a satisfação de todo o grupo e concordou que as últimas semanas não foram das mais fáceis.

- A pressão aumentou muito, tínhamos uma ótima sequência e acabamos perdendo dois confrontos diretos, quando o clima de desconfiança começou a cair sobre nós. Mas isso nunca aconteceu no nosso grupo, sempre soubemos onde queremos chegar - explicou Eduardo.

Fora da Primeira Divisão desde 2004, os piores momentos do clube campineiro foram nos anos de 2006 (quando caiu para a Série C) e 2007 (ainda com estrutura defasada não conseguiu o retorno para a Série B).

- A torcida do Guarani merece voltar à elite, é um clube muito gostoso para se jogar, os torcedores cobram muito, mas são apaixonados – completou o jovem Eduardo.

Apesar do clima de confiança, o lateral esquerdo alertou para a cautela e garantiu que ainda não existe festa no elenco, pois todos sabem as dificuldades da competição.

- Ninguém está tranquilo aqui não. Estamos felizes pelos três pontos diante do Ipatinga, mas temos que correr muito essa semana para buscar mais três pontos contra o Ceará e só assim poder, de fato, comemorar o acesso - emendou o jogador.

Nenhum comentário: