segunda-feira, 27 de julho de 2015

Sapesp conversa com clubes sobre atrasos nos salários

O Sindicato dos Atletas Profissionais do Estado de São Paulo (Sapesp) convidou os clubes que participam do Campeonato Brasileiro de 2015 para discutir o procedimento sobre os atrasos de salários. Nos encontros com os representantes das equipes, o presidente Rinaldo Martorelli explicou qual será a forma que procederá caso haja atrasos salariais.

``Se houver a certeza de atraso nos salários faremos imediatamente a notificação ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para que este inicie o procedimento previsto no artigo 18 do Regulamento do Campeonato, que poderá redundar na perda de pontos e um grande transtorno desportivo aos clubes´´, afirmou Rinaldo Martorelli.

Martorelli falou ainda sobre o histórico dessa medida que foi conseguida com muita discussão, convencimento e demonstração de exemplos ocorridos em todo o mundo. Sempre defendeu que os atrasos de salários mediante a irresponsabilidade de alguns dirigentes mancham o esporte como um todo, que com isso perde credibilidade e, consequentemente, valor na geração de receitas.

``Também tentamos, na negociação, colocar para que o clube pudesse perder pontos, caso não satisfaça sua obrigação, todas as remunerações que o atleta recebe e tem direito, inclusive o que decorre do uso da licença de imagem. Mas a contra argumentação foi de que não podia fazer parte do acordo um contrato que a CBF não tem o controle (o contrato de uso de imagem não vai a registro). Assim, mesmo contrariado, não tive como não ceder pela coerência na justificativa. De qualquer forma, foi grande avanço e nós não vamos negligenciar nessa conquista, mas somente vamos acionar o STJD caso tenhamos certeza absoluta que o inadimplemento seja decorrente do contrato de trabalho´´, explicou Martorelli.

O primeiro caso aconteceu com clube paulista. Depois que a imprensa  noticiou que o Santos havia deixado de pagar salários, aquilo que é relativo ao contrato de trabalho, e o clube não desmentiu oficialmente, o Sapesp oficiou o STJD para que o clube salde sua dívida com os atletas dentro do prazo previsto na regulamentação.

``Depois disso foi que tivemos o encontro com o presidente Modesto Roma Júnior porque as correspondências não haviam chegado até ele, conforme planejamos e como é de nosso costume. Porém, o presidente do Santos apóia a medida e nos disse que, felizmente, conseguirá cumprir com o prazo e pagará os atletas resolvendo de vez as pendências que herdou da antiga diretoria. Aliás, ele se colocou à disposição e reiterou que atenderá nossas solicitações quando necessário e jamais deixará de conversar e discutir todos os temas relacionados com o trabalho dos jogadores com o Sapesp. Tem consciência que somente o legítimo representante da categoria é que tem capacidade de buscar as soluções que precisamos´´, completou.

O presidente do Sindicato lamentou apenas a ausência de alguns clubes.

``Infelizmente a Ponte Preta e os clubes que estão disputando a Série B não responderam ao convite, mas, da mesma forma, o Sapesp dá por conversado com essas equipes´´, ressaltou.






Fonte: Tuddo

Nenhum comentário: