quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Noroeste aprova fórmula de disputa da Série A-2 (Segunda Divisão do Paulista)

A Série A-2 (Segunda Divisão) do Campeonato Paulista de Futebol de 2012 voltará a acontecer em turno único, com todas as 20 equipes da competição se enfrentando. A fórmula de disputa, que estava em vigor em 2010, foi alterada em 2011, quando o campeonato foi realizado com dois grupos regionalizados na primeira fase.

Em reunião com os clubes na tarde desta quarta-feira (26/10), a Federação Paulista de Futebol (FPF) mudou novamente o sistema de disputa para a Série A-2 de 2012, retornando ao turno único.

A primeira rodada deve acontecer no dia 25 de janeiro, e a tabela da competição deve ser divulgada pela FPF a partir do dia 16 de novembro.

Os 20 clubes se enfrentarão entre si na primeira fase, em turno único, com os oito primeiros avançando para a segunda fase, que será disputada em dois quadrangulares com quatro clubes cada.

Na segunda fase, os dois primeiros times de cada grupo serão promovidos à Série A-1 de 2013, e o primeiro colocado de cada chave disputará a final, que vai apontar o campeão da Série A-2 de 2012. Os quatro últimos colocados na primeira fase serão rebaixados à Série A-3 em 2013.

``A FPF colocou em votação duas propostas: turno único com todos os clubes ou duas chaves regionalizadas. O Noroeste votou pelo formato com dois grupos regionalizados, até por uma questão técnica e financeira, pois a Série A-2 é uma competição onerosa e com o campeonato acontecendo em turno único os custos serão ainda mais elevados. Mas a Federação abriu em votação para os clubes e acabou prevalecendo o sistema de turno único´´, destacou o diretor executivo do Noroeste, Beto Souza.

Outro aspecto importante que ficou definido foi em relação aos clubes que atrasarem salários durante a Série A-2.

``Assim como vai acontecer na Série A-1 do ano que vem, os clubes que atrasarem os pagamentos dos atletas na Série A-2 serão julgados pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) da Federação e poderão perder pontos. Esta é uma medida importante, pois vai fazer com que as equipes reflitam mais na hora de contratar e façam um planejamento de acordo com sua realidade, é algo importante para moralizar o futebol, pois muitos clubes contratam e depois não honram os compromissos e isso é ruim para o futebol. Mas é importante também que a Federação ajude a captar mais recursos para o campeonato para aumentar a cota de cada equipe, que é muito baixa atualmente´´, explicou beto Souza.

Ainda na reunião desta tarde, foram definidos quantos jogos cada clube vai fazer em casa e fora na primeira fase, tendo em vista que o número de rodadas da é ímpar (19). O critério técnico será utilizado, e os quatro clubes que caíram da Série A-1 para a Série A-2, caso do Noroeste, farão dez jogos em casa e nove jogos fora de casa.

Outro aspecto que ficou acertado é o preço dos ingressos. O preço mínimo nos jogos da Série A-2 de 2012 será R$ 10,00.

Nenhum comentário: