sexta-feira, 4 de julho de 2025
quinta-feira, 3 de julho de 2025
quarta-feira, 2 de julho de 2025
Rodrigo Santana assume o comando do ABC. Botafogo-PB demite Márcio Fernandes. Série C tem 13 trocas de treinador em 10 rodadas
A Série C do Campeonato Brasileiro vem se transformando em um verdadeiro cemitério de treinadores. A cada rodada pelo menos um é defenestrado. Tanto que ao término da 10ª rodada já temos 13 trocas de comandantes entre os 20 clubes participantes.
A pior administração, disparada, é a do Botafogo-PB, que apanhou do Itabaiana por 1 a 0 e foi parar na zona do rebaixamento. O popular Belo, da linda João Pessoa, já demitiu três treinadores na atual temporada
O Botafogo-PB demitiu João Burse e iniciou a Série C com Antônio Carlos Zago, que ficou três jogos no cargo. Chegou Márcio Fernandes (foto), que foi demitido nesta 10ª rodada, após a derrota para o Itabaiana.
O ABC tem é outro clube tradicional com administração temerária, para tristeza da sua enorme torcida. Iníciou sua caminhada com Ney Franco, trocou por Evaristo Piza, que também caiu nesta 10ª rodada, e nesta quarta-feira (2/7) anunciu a contratação do treinador Rodrigo Santana.
Confira a dança dos treinadores na Série C:
1º NÁUTICO - saiu Marquinhos Santos e chegou Hélio dos Anjos
2º ITUANO - saiu Vinícius Munhoz e chegou Mazola Júnior
3º GUARANI - saiu Maurício Souza e chegou Marcelo Fernandes
4º CONFIANÇA - saiu Waguinho Dias e chegou Luizinho Vieira
5º FIGUEIRENSE - saiu Thiago Carvalho e chegou Pintado
6º RETRÔ - saiu Milton Mendes e chegou Wires José
7º BOTAFOGO-PB - saiu Antônio Carlos Zago e chegou Márcio Fernandes
8º ITABAIANA - saiu Roberto Cavalo e chegou Gilson Kleina (foto)
9º LONDRINA - saiu Claudinei Oliveira e chegou Roger
10º ANÁPOLIS - saiu Angelo Luiz e chegou Gabardo Júnior
11º RETRÔ - saiu Wires José e chegou Itamar Schulle
12º ABC - saiu Evaristo Piza e chegou Rodrigo Santana
13º BOTAFOGO-PB: saiu Márcio Fernandes
Promessa no Sub-20, Léo Porfírio faz planos pelo Guarani
Atacante, que já atuou no profissional, vê crescimento e projeta sequência de temporada pelo Bugre
Com passagem recente pelo time principal, Léo Porfírio segue sendo um dos principais talentos que desponta na base do Guarani. Tanto que na atual edição do Campeonato Paulista Sub-20, o atacante é um dos destaques do Bugre com direito a dois gols marcados.
Diante disso, o homem de frente fez um balanço do seu início de ano com a camisa da equipe de Campinas.
``Eu vejo como um bom começo, creio que conforme a temporada vai passando, vou conseguindo melhorar cada vez mais´´, afirmou.
Já sobre a passagem pelo profissional, Porfírio ressalta como ela foi importante pelo seu amadurecimento.
``Acredito que a confiança e a experiência daqueles que já estavam lá(time principal), te ajuda a encurtar o caminho(do aprendizado). Pois assim nos faz chegar ao nosso melhor desempenho´´, afirmou.
Por fim, a promessa da base do Bugre projeta os seus planos para a sequência de 2025.
``Quero continuar nesse ritmo(de crescimento), melhorando a cada dia, fazendo sempre mais. Com muito trabalho quero conseguir alcançar novamente o futebol profissional´´, concluiu.
Foto: Divulgação / Guarani
terça-feira, 1 de julho de 2025
De volta ao G8 da Série C, Romisson projeta duelo diante do Botafogo-PB para consolidar São Bernardo na zona de classificação
Após duas rodadas fora do G8 da Série C, o São Bernardo está de volta ao grupo de classificados para a próxima fase da competição nacional. Isso foi possível, pois o Bernô superou o Anápolis por 3 a 0 em confronto válido pela 10ª rodada e pulou para o sétimo lugar da popular terceirona.
O resultado positivo como mandante foi enaltecido pelo volante Romisson, que foi titular no confronto e ajudou a São Bernardo a não ter a sua meta vazada.
``Foi uma vitória importantíssima para as nossas pretensões, que é estar sempre no G8. Ficamos fora por duas rodadas e percebemos que a pressão aumentou. Agora que retornamos, precisamos nos consolidar. Comemoramos bastante o resultado, pois o Anápolis é um clube que teve poucas derrotas na competição´´, ressaltou o camisa 17.
Somando Campeonato Paulista e Série C, o São Bernardo entrou em campo 23 vezes neste ano. Romisson esteve presente em 100% dos jogos do Bernô até então.
``Estou muito feliz pela sequência que estou tento no São Bernardo. Só tenho que comemorar pela regularidade, pelo fato de não ter lesões e suspensões. Procuro sempre evoluir nos treinos para dar o meu melhor nos jogos e consequentemente ajudar a minha equipe´´, destacou o volante.
Para seguir na zona de classificação para a segunda fase da Série C, o São Bernardo volta a campo na próxima segunda-feira (8/7), fora de casa, contra o Botafogo da Paraíba, que está na zona de rebaixamento.
``Será uma partida muito complicada, pois eles são fortíssimos jogando em casa. Mas, vamos aproveitar esse longo tempo que teremos de preparação para sairmos de lá com um resultado positivo, aumentando a nossa série invicta e consolidando o São Bernado no G8´´, concluiu Romisson.
Foto: Divulgação / São Bernardo - Fonte: AV
Mundial: Fluminense e Palmeiras quebram recorde de premiação no futebol brasileiro
Nunca clubes brasileiros tiveram a chance de receber tamanha premiação em dinheiro por campanha quanto a que têm direito no Mundial de Clubes da Fifa. A bolada é tamanha que o Bolavip Brasil descobriu: com a classificação para as quartas de final, Palmeiras e Fluminense superaram os 37,4 milhões de dólares (cerca de R$207 milhões) que o Botafogo levou por ter vencido a Libertadores de 2024. Os dois times possuem agora o recorde de premiação na história do futebol brasileiro.
O montante que o alvinegro ganhou da Conmebol na temporada passada era o topo absoluto na história de um clube brasileiro. Mas o Mundial de Clubes da Fifa elevou muito o sarrafo. Fluminense e Palmeiras, graças à campanha que construíram até o momento nos Estados Unidos, entre os oito melhores clubes do mundo, arrecadaram 39,8 milhões de dólares.
Botafogo e Flamengo também tinham a chance de quebrar o recorde de premiação, mas caíram nas oitavas de final do Mundial de Clubes. Ainda assim, ganharam bolada que permitiu aos times chegar ao top-10 das maiores premiações da história do futebol brasileiro.
O Flamengo, com um ponto a mais do que o Botafogo no somatório da campanha nos EUA, ganhou 1 milhão de dólares a mais: 27,7 milhões de dólares, contra 26,7 milhões de dólares.
Os dez maiores prêmios do futebol brasileiro (corrigidos pela inflação):
1 - 39,8 milhões de dólares (Fluminense e Palmeiras) - Quartas de final do Mundial de 2025
2 - 37,4 milhões de dólares (Botafogo) - Título da Libertadores de 2024
3 - 28,5 milhões de dólares (Fluminense) - Título da Libertadores de 2023
4 - 27,9 milhões de dólares (Palmeiras) - Título da Libertadores de 2020
5 - 27,7 milhões de dólares (Flamengo) - Oitavas de final do Mundial de 2025
6 - 26,7 milhões de dólares (Botafogo) - Oitavas de final do Mundial de 2025
7 - 26,6 milhões de dólares (Palmeiras) - Título da Libertadores de 2021
8 - 25,6 milhões de dólares (Flamengo) - Título da Libertadores de 2019
9 - 25,8 milhões de dólares (Flamengo) - Título da Libertadores de 2022
10 - 16,7 milhões de dólares (Flamengo) - Título da Copa do Brasil de 2024
Sobre o Bolavip Brasil
O Bolavip Brasil apresenta o melhor do esporte, com o objetivo de entreter os fãs e promover debates. Com sedes nas principais cidades da América, a marca conta coletivamente com uma equipe de cerca de 200 criadores de conteúdo, que são amplamente reconhecidos como autoridades em futebol, estatísticas e dados esportivos.
O site pertence à Better Collective. A Better Collective possui mídias esportivas globais e nacionais com a visão de se tornar o principal grupo de mídia esportiva digital. Estamos em uma missão de entusiasmar os fãs de esportes por meio de conteúdo envolvente e fomentar comunidades apaixonadas no mundo todo. O portfólio inclui diversas marcas, como: HLTV, FUTBIN, Soccernews, Action Network, Playmaker HQ, VegasInsider, Bolavip, Redgol, Torcedores e Somos Fanáticos. Com sede em Copenhague, na Dinamarca, a empresa é duplamente listada na bolsa de valores Nasdaq Stockholm (BETCO) e listada na Nasdaq Copenhagen (BETCO DKK).
Agora com SAF, Juventus aposta na profissionalização para recuperar protagonismo
Objetivo é recuperar protagonismo, resgatar torcida raiz e preservar o legado cultural da Juventus da Mooca
A recente aprovação do modelo de Sociedade Anônima do Futebol (SAF) pelo Juventus, tradicional clube da Mooca, fundado por imigrantes italianos, representa mais do que uma reestruturação financeira: é um passo simbólico e prático rumo à modernização do futebol raiz no Brasil. A mudança, que prevê investimentos de até R$ 500 milhões e a ampliação do estádio para 15 mil lugares, busca devolver protagonismo ao clube e reacender o vínculo emocional com a torcida local e a comunidade ítalo-brasileira da capital paulista.
Para Marcelo Godke, sócio do Godke Advogados e especialista em Direito Empresarial e Direito Societário, a iniciativa reforça o caráter cultural do futebol brasileiro.
``Sabemos que o futebol é uma questão de paixão e gosto pessoal, e torcer para um time como Santos, São Paulo, Corinthians ou Juventus muitas vezes transcende a lógica, sendo uma questão de amor. Isso pode ter um forte vínculo cultural. No caso do Juventus, por ser um time com origens na comunidade italiana de São Paulo, a impressão é que, se for reestruturado financeiramente e tiver um time forte, as pessoas voltarão ao estádio´´, afirma.
Segundo ele, esse resgate é um caminho para fortalecer laços entre gerações e manter viva a identidade ítalo-brasileira no cenário esportivo.
Além da dimensão afetiva, a aprovação da SAF atende a uma necessidade premente do futebol brasileiro: a profissionalização da gestão.
``A SAF, com sua estrutura de sociedade anônima especial, foi criada para promover a organização profissional. O futebol, além de esporte, é também entretenimento, mas é fundamentalmente um esporte. A SAF é, portanto, um mecanismo jurídico inteligente e interessante, criado no Brasil para unir esses dois aspectos, permitindo que o esporte se organize de maneira profissional, sem perder sua essência´´, destaca Godke.
A expectativa é que, com o novo modelo, o Juventus consiga retornar à elite do futebol paulista nos próximos 10 anos, resgatando seu prestígio histórico. A profissionalização traz também maior transparência na gestão, atratividade para investidores e novas possibilidades de receita — como naming rights, parcerias comerciais e um maior aproveitamento da marca Juventus no mercado esportivo.
Neste contexto, a SAF do Juventus da Mooca não representa apenas uma solução financeira, mas também um movimento simbólico: a união do passado e do futuro do futebol brasileiro. Ao preservar sua identidade comunitária enquanto adota ferramentas jurídicas modernas, o clube se posiciona como exemplo de como o futebol tradicional pode se reinventar sem perder sua alma.
Fonte:
Marcelo Godke - Sócio do Godke Advogados. Especialista em Direito Empresarial e Direito Societário. Professor da Faculdade Bela Vista. Mestre em Direito pela Columbia University e Doutor em Direito pela USP.
Sobre a M2 Comunicação Jurídica
A M2 Comunicação Jurídica é uma agência especializada nos segmentos econômico e do Direito. Contamos com diversas fontes que atuam em âmbito nacional e internacional, com ampla vivência nos mais diversos assuntos que afetam a economia, sociedade e as relações empresariais
segunda-feira, 30 de junho de 2025
Museu do Futebol tem programação gratuita de férias durante todo mês de julho
Vão rolar brincadeiras e atividades inspiradas na mostra temporária Jaraguá Kunhague Ouga'a - O jogo das mulheres do Jaraguá, associando sustentabilidade e esporte
O período mais divertido e esperado do ano para crianças e adolescentes está chegando: as férias escolares de julho. E como já é tradição, o Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, vai promover um mês inteiro de diversão gratuita com o projeto Férias no Museu.
As atividades gratuitas oferecidas na área externa incluem jogos de tabuleiro, jogos de futebol e brincadeiras ligadas à mostra temporária Jaraguá Kunhague Ouga’a – O jogo das mulheres do Jaraguá, em um misto de brincadeiras tradicionais e aprendizado sobre o meio ambiente e a ancestralidade. O Museu fica localizado na fachada do histórico Estádio do Pacaembu.
De 1º a 31 de julho, a programação do Férias no Museu acontece de terça a domingo, das 10h às 17h. Sempre aos sábados, às 14h, haverá contação de histórias tradicionais do universo indígena e afro-brasileiro para emocionar público de todas as idades. As atividades são gratuitas e divididas por estações, para divertir todos os públicos, desde a primeira infância até adultos e famílias.
Os tradicionais jogos de mesa de futebol também farão parte do espaço lúdico, que é ideal para famílias que buscam aproveitar as férias de maneira divertida ao ar livre.
Com o tema "Artilheiros da Sustentabilidade”, as atividades foram criadas e serão coordenadas pela Piraporiando. No espaço, as atividades estarão divididas por indicação de faixas etárias, para que todo mundo possa se divertir e fazer novos amigos:
Estação O grande rio Tietê - 4 a 7 anos
A capivara Apuã, uma moradora do rio Tietê, apresenta a vivência e ensina sobre as riquezas da vida na água e como os rios são essenciais à vida. Com tecidos azuis, que simulam os rios, nessa atividade, as crianças poderão descobrir o que se esconde dentro dele, analisando se o item descoberto pode ficar no rio ou se precisa ser retirado.
Estação Guardiões da Floresta - 8 a 16 anos
Nesta oficina, as crianças contam com o apoio de habitantes da Mata Atlântica, os animais - que precisam do cuidado da floresta para continuarem a viver. O público é o guardião da floresta e criará seus próprios jogos de tabuleiro que irão abordar temas relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Estação Sapo-cururu - 6 a 10 anos
Brincadeiras com movimento, fantasias e sons da floresta.
Estação Mico-leão-dourado - 5 a 16 anos
Participe de um desafio vendado e resolva adivinhas da Mata Atlântica.
Estação Guaxinim - Todas as idades
Jogo da memória, com cartas que representam os diferentes esportes praticados por povos tradicionais.
Estação Tamanduá - Todas as Idades
Atividade de caça ao tesouro, apresentada pelo nosso tamanduá, grande caçador de tesouros naturais na floresta, onde as crianças seguirão pistas relacionadas que levarão ao tesouro que abriga curiosidades e riquezas sobre o Museu do Futebol.
Estação Sabiá Primeira infância
Esta oficina foca em brincadeiras sensoriais, utilizando recursos visuais, sonoras e táteis para engajar os bebês e crianças pequenas.
SERVIÇO
Férias no Museu
Data: 1º a 31 de julho
Horário: 10h às 17h
Local: Área externa do Museu do Futebol
Grátis
Museu do Futebol
Praça Charles Miller, s/n - Pacaembu - São Paulo
De terça a domingo, das 9h às 18h (entrada permitida até as 17h)
R$ 24,00 (inteira) e R$ 12,00 (meia)
Crianças até 7 anos não pagam
Grátis às terças-feiras
Garanta o ingresso pela internet: https://bileto.sympla.com.br/event/96110/d/267358/s/1832042
Estacionamento com Zona Azul Especial — R$ 6,36 por três horas
SOBRE O MUSEU DO FUTEBOL
Localizado numa área de 6.900 m² no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu, o Museu do Futebol possui salas expositivas que instigam o visitante a experimentar sensações e compreender por que, no Brasil, o futebol é mais do que um esporte: é nosso patrimônio, parte de nossa cultura e de nossa identidade.
O Museu do Futebol é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, concebido pela Fundação Roberto Marinho. O IDBrasil Cultura, Educação e Esporte é a Organização Social de Cultura responsável pela sua gestão.
PATROCINADORES E PARCEIROS
A temporada 2025 do Museu do Futebol conta com patrocínio do Mercado Livre, Arkema, Rede e Goodyear; apoio do Grupo Zanchetta, Farmacêutica EMS, Adidas, Grupo Globo, Pinheiro Neto Advogados e Sabesp; conta ainda com a Evonik Brasil como empresa parceira e dos parceiros de mídia Revista Piauí, Rádio Transamérica FM, Gazeta Esportiva, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux. O Museu do Futebol é realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, e do Ministério da Cultura – Lei Rouanet
Mundial de Clubes: Martínez, da Inter, e Cano, do Fluminense, estão entre maiores artilheiros argentinos
Internazionale e Fluminense duelam pelas oitavas de final do Mundial de Clubes liderados pelos argentinos Lautaro Martínez e Germán Cano. O Bolavip Brasil descobriu que Martínez e Cano estão entre os três maiores artilheiros nascidos no país, considerando as temporadas desde 2022.
Foram mapeados todos os jogadores argentinos em atividade nas dez principais ligas nacionais do mundo: Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha, França, Portugal, Holanda, Brasil, Estados Unidos e Arábia Saudita.
Em seguida, no caso dos jogadores em atividade no Brasil, foram descartados os gols marcados nos estaduais e nos regionais. Gols em partidas pela seleção da Argentina não foram considerados também.
Lautaro é o maior goleador argentino em atividade; Cano é terceiro
O capitão Lautaro Martínez tenta liderar a Internazionale rumo às quartas de final do Mundial de Clubes com seus gols. São 104 marcados desde 2022. Nenhum jogador argentino no mundo fez mais gols por times das ligas mais importantes do planeta do que ele.
O jogador supera até mesmo Lionel Messi. Mesmo na reta final da carreira, o camisa 10 do Inter Miami segue sendo muito efetivo quando o assunto é bola na rede. Foram 82 gols marcados no período analisado no levantamento.
Atrás dos dois astros do futebol mundial, está o argentino artilheiro do Fluminense. Germán Cano possui 74 gols marcados desde 2022, temporada de estreia pelo Tricolor das Laranjeiras. O veterano, apesar dos números, não possui o mesmo prestígio internacional e nem mesmo doméstico que Lautaro e Messi. Uma classificação para as quartas de final do Mundial, contra o atual vice-campeão da Champions, certamente mudará um pouco o status de Cano.
Com Campeonatos Estaduais, Cano superaria Lautaro
Se os gols marcados no Campeonato Carioca forem contabilizados, Germán Cano se torna o jogador argentino com mais gols marcados no mundo desde 2022. O atacante soma 105 gols no período, um a mais do que Lautaro Martínez.
Mesmo sem contar com gols marcados no Estadual, Germán Cano é o atacante argentino com mais gols em uma única temporada desde 2022. No ano em questão, ele fez 37 gols. Quem chegou mais perto dele foi Messi, que marcou 32 gols na temporada 2022/2023.
Os dez maiores artilheiros argentinos em clubes desde 2022:
1 - Lautaro Martínez (Internazionale): 104 gols
2 - Leonel Messi (PSG/Inter Miami): 82 gols
3 - Germán Cano (Fluminense); 74 gols
4 - Julián Álvarez (Manchester City/Atlético Madrid): 65 gols
5 - Paulo Dybala (Juventus/Roma): 57 gols
6 - Luciano Acosta (FC Dallas): 54 gols
7 - Taty Castellanos (NY City FC/Girona/Lazio): 51 gols
8 - Júlian Carranza (Philadelphia Union/Feyenoord): 48 gols
9 - Sebastián Driussi (Austin FC): 46 gols
10 - Ángel Di María (PSG/Juventus/Benfica): 44 gols
Sobre o Bolavip Brasil
O Bolavip Brasil apresenta o melhor do esporte, com o objetivo de entreter os fãs e promover debates. Com sedes nas principais cidades da América, a marca conta coletivamente com uma equipe de cerca de 200 criadores de conteúdo, que são amplamente reconhecidos como autoridades em futebol, estatísticas e dados esportivos.
O site pertence à Better Collective. A Better Collective possui mídias esportivas globais e nacionais com a visão de se tornar o principal grupo de mídia esportiva digital. Estamos em uma missão de entusiasmar os fãs de esportes por meio de conteúdo envolvente e fomentar comunidades apaixonadas no mundo todo. O portfólio inclui diversas marcas, como: HLTV, FUTBIN, Soccernews, Action Network, Playmaker HQ, VegasInsider, Bolavip, Redgol, Torcedores e Somos Fanáticos. Com sede em Copenhague, na Dinamarca, a empresa é duplamente listada na bolsa de valores Nasdaq Stockholm (BETCO) e listada na Nasdaq Copenhagen (BETCO DKK).