segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Definida fórmula de disputa do Paulistão 2012. Confira a tabela

Foi definido nesta segunda-feira (7/11), na sede da Federação Paulista de Futebol (FPF) o regulamento e a tabela do Paulistão 2012. O Santos, atual bicampeão, estreia diante do XV de Piracicaba, campeão da Segunda Divisão (Série A-2).

Em princípio, todos os jogos estão marcados para o dia 22 de janeiro, domingo. Mas após negociação com as emissoras de TVs qu transmitirão a competição, alguns serão antecipados para o sábado, dia 21.

O Paulistão terá início no dia 21 de janeiro e seguirá até o dia 13 de maio, data da decisão. O sistema de disputa será o mesmo de 2011. Os 20 clubes se enfrentam em turno único e, ao final de 19 rodadas, os oito primeiros classificados formarão quatro chaves com dois times cada, que vão decidir uma vaga nas semifinais.

Nas quartas de final e a semifinais teremos jogo único, com a partida no estádio da equipe que fez a melhor campanha na fase de classificação.

O título será decidido em duas partidas. O time com melhor campanha ganhará o direito de disputar o segundo jogo em casa. Os quatro clubes com menor número de pontos na primeira fase serão rebaixados para a Série A-2 (Segunda Divisão).

Após as quartas de final, os clubes classificados do 5º ao 8º lugar (exceto, Corinthians, Palmeiras, Portuguesa, Santos e São Paulo) disputarão o troféu Campeão do Interior. Os quatro clubes classificados para a disputa do Campeão do Interior serão divididos em dois grupos que jogarão dentro das respectivas chaves em partida única, classificando-se para a fase final o time com o maior número de pontos ganhos em cada um dos grupos.

A classificação para a Série D do Campeonato Brasileiro seguira também da mesma forma, com as duas melhores equipes que não integram nenhuma divisão do nacional ficando com as vagas disponíveis.

O limite para inscrições de atletas para a primeira rodada ficou definido para o dia 16 de janeiro, enquanto a última data para as inscrições até o término do Campeonato Paulista ficou marcada para o dia 27 de fevereiro.

A única mudança ficou por conta da punição para clubes que atrasarem salários de jogadores. As punições seguirão o mesmo molde adotado no Campeonato Paulista da Série A2, onde o clube que for punido pelo TJD perderá pontos por cada partida disputada de forma irregular.

Confira os jogos da primeira rodada do Paulistão 2012:

XV de Piracicaba x Santos
Bragantino x Palmeiras
Corinthians x Mirassol
São Paulo x Botafogo
São Caetano x Ponte Preta
Portuguesa x Paulista
Guarani x Oeste
Catanduvense x Mogi Mirim
Comercial x Linense
Ituano x Americana

CLIQUE AQUI E CONFIRA A TABELA COMPLETA

Nenhum comentário: