quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Guarani utiliza GPS na preparação física dos atletas

O Guarani não está evoluindo somente dentro de campo no Campeonato Brasileiro da Série C, onde está no G-4 e corre atrás da classificação para as oitavas de final. No trabalho feito com os profissionais da preparação física a tecnologia também anda em alta no Brinco de Ouro. Tanto que seguindo a tendência dos grandes clubes do mundo, o Bugre vem usando rastreador GPS para ajudar no preparo físico dos atletas.

O GPS foi adotada nesta Série C pelo preparador físico Thiago Vegette. A tecnologia vem sendo utilizada nos treinamentos e também nos jogos para medir o desempenho físico e a distância percorrida pelos atletas, como aconteceu na última partida diante do Duque de Caxias-RJ, no Brinco de Ouro.

As informações do GPS são analisadas e determinam, entre outros fatores, a intensidade dos treinamentos e o que precisa ser mais cobrado dos atletas. O aparelho é amarrado no calção do jogador e, após o jogo ou treinamento, os dados são descarregados no computador.

``É visível a evolução que está acontecendo jogo a jogo e há duas semanas temos o GPS para verificar o acompanhamento dos jogadores e fazer uma comparação. O GPS nos fornece velocidade, distância. É muito útil, pois conseguimos mapear o que é feito pelos jogadores em campo. São dados confidenciais do clube, mas o que posso garantir é que houve uma evolução´´, explicou Vegette.

O preparador físico do Guarani garante que a tecnologia é importante para auxiliar no trabalho do dia a dia da comissão técnica.

``A gente consegue direcionar o que o técnico Tarcísio precisa. É mais um acessório para ele conseguir controlar o treino e elaborar nosso trabalho ao longo da semana´´, afirmou Thiago Vegette, que tem o auxílio de Rafael Fragoso na preparação física do Bugre.

Enquanto isso, dentro de campo, o Guarani enfrenta o Betim-MG, neste sábado (3/8), às 19 horas, na Arena do Calçado, em Nova Serrania, Minas Gerais. E  o lateral-esquerdo Rodolfo Testoni pede atenção na partida por entender que o equilíbrio é a tônica da chave do Guarani.

``É um grupo em que o equilíbrio técnico é muito grande entre as equipes, e para estarmos sempre em ótima situação no campeonato é preciso somar pontos nas partidas, independente de onde sejam disputadas. Não podemos pensar em outro resultado, com todo respeito ao Betim, que não seja a vitória´´, disse Testoni.

Além do equilíbrio destacado, Testoni elogiou a regularidade do sistema defensivo do Bugre na competição nacional e acredita que este possa ser fator de motivação para os adversários em superar a defesa bugrina pela primeira vez e possivelmente quebrar a série invicta emplacada no brasileiro.

``Os resultados e as marcas conquistadas nos deixam na condição de equipe a ser superada pelos adversários, mas estamos preparados para enfrentar qualquer adversário, isso sem contar a regularidade e comprometimento de todos dentro de campo. A cada partida estamos nos fortalecendo mais´´, finalizou.

Nenhum comentário: