domingo, 15 de novembro de 2009

XV de Piracicaba completa 96 anos de história neste domingo

O Esporte Clube XV de Novembro, de Piracicaba, completa neste domingo, dia 15 de novembro, 96 anos de história. Um clube conhecido nacionalmente, com grandes personagens e muita tradição no interior de São Paulo. Pelo clube passaram grandes nomes do futebol como Chicão, De Sordi, Idiarte Massariol, entre outros.

As comemorações para o aniversário de 96 anos do clube começaram na última sexta-feira. Em frente ao estádio Barão de Serra Negra houve uma grande festa , com a presença do grupo Léo França e Banda, cantando o melhor do samba e pagode.

No sábado foi a vez das bandas sertanejas, Artur “O Cowboy do forró” e a dupla Lorenço e Tabai. Com entrada gratuita, o evento foi um grande sucesso entre os moradores de Piracicaba e região.

Para encerrar as comemorações, na segunda-feira, dia 16, a equipe dos garotos que disputarão a Taça São Paulo de Futebol Junior vai conhecer o Centro Cultural Martha Watts. E serão homenageados os ex-atletas Idiarte Massariol e José Maria Cervi (Russo). O atual meia Marlon, do elenco profissional, receberá uma camisa com o número 180, quantidade de jogos em que o atleta vestiu a camisa zebrada.

Será o primeiro evento do clube piracicabano com Centro Cultural Martha Watts. Segundo a coordenadora do Centro, Joceli Cerqueira Lazier, a parceria tende a resgatar a tradição alvinegra e mostrar para os jovens atletas o belo trabalho realizado pelo jornalista Rocha Neto.

- Temos um acervo incrível do XV de Piracicaba. Raridades e curiosidades registradas ao longo da vida do Rocha Neto. Entramos em contato com a assessoria do clube e estamos organizando nosso primeiro evento. Temos a certeza que este será o primeiro de muitos” afirmou Joceli, ao site oficial do clube.

Já o elenco profissional está em férias após disputar a Copa Paulista de Futebol. Quem assumiu o cargo de treinador foi Marco Antônio da Silva, mais conhecido como Nei Silva, de 39 anos. Natural da cidade de Lins, ele iniciou sua carreira de treinador nas categorias de base do Botafogo, de Ribeirão Preto.

O primeiro time de Nei Silva como técnico profissional foi o Comercial. O novo comandante do XV tem muita experiência no interior paulista. Ele conquistou, em 2005, o acesso com o São Carlos da Quarta para a Terceira Divisão (Série A-3) do Paulista. Em 2007, conquistou o acesso da série A3 para A2 com o Olímpia.

O treinador ainda teve passagens por Barretos, Independente, de Limeira; Grêmio Jaciara-MT, Penapolense, Velo Clube, Atlético Sorocaba, River Plate (PAR), Flamengo, de Guarulhos; e Goytacaz-RJ.

Como jogador, Nei Silva foi volante e iniciou nas categorias de base do Linense. Com passagens por Andradina, Novo Horizontino, Palmeiras, de Porto Ferreira; Caldense e Anápolis- GO. Antes de encerrar a carreira no Hortolândia, onde subiu das extintas Série B-3 para a B-2, Silva passou pelo Botafogo de Ribeirão Preto, até pendurar as chuteiras aos 24 anos, em razão de uma lesão no fêmur.

- Quando era técnico do Flamengo, eu joguei contra o XV aqui no Barão (pela Copa Paulista 2008) e vi que está torcida é maravilhosa. Estou feliz de comandar um time de tanta tradição. Vamos trabalhar para conquistar o acesso no ano que vem – prometeu disse o treinador.

Nenhum comentário: