terça-feira, 30 de abril de 2013

Radium, de Mococa, completa 94 anos no feriado de 1º de maio


O Verdão da Mogiana entrou para historia do futebol paulista como terceiro clube a conquistar vaga na elite como campeão da divisão de acesso. Não diferente dos demais times de futebol profissional do interior do Estado de São Paulo, o Radium Futebol Clube, da cidade de Mococa, sobrevive driblando as dificuldades financeiras e mantendo o sonho de um dia alcançar um lugar de destaque nos estaduais organizados pela Federação Paulista de Futebol.

Conheça um pouco a historia do Periquito de Mococa

Da fusão do Operário Futebol Clube e do Mocoquense Futebol Clube, no dia 1º de maio de 1919, foi fundado na cidade de Mococa, interior do Estado de São Paulo, o Radium Futebol Clube. O nome do time foi como forma de homenagem ao elemento químico recém-descoberto pela cientista francesa Marie Curie, elemento símbolo de força, potência e energia.  O time sempre utilizou o mesmo escudo e as mesmas cores, o verde e branco, ficando conhecido como Verdão da Mogiana tendo como mascote o Periquito.

No ano de 1949, o time entrou para o cenário do futebol profissional como um dos integrantes da “Série da Mogiana” do campeonato paulista da Segunda Divisão, atual A-2.  Em 1950, em seu segundo ano de competição, o Radium conquistou seu primeiro título profissional, o de campeão paulista da Segunda Divisão, que lhe deu o direito de disputar a Primeira Divisão de 1951, atual A-1.

O time histórico do Radium que conquistou o titulo ao vencer por 2 a 1 o Botafogo, de Ribeirão Preto, naquela manhã de domingo do dia 15 de março de 1951 esteve assim escalado pelo técnico Florindo: Brasão; Aguinaldo e Jorge; Bahia, Olegário e Stacis; Bagunça, James, Alípio, Silas e Ari.

Os jogos do time eram realizados no estádio Caixa d'Água, na Vila Mariana (ainda não havia sido construído o estádio olímpico São Sebastião, atual mando de jogo do Radium) e em seu primeiro ano de Paulistão o Verdão da Mogiana ficou na honrosa oitava colocação, mas em 1952 na ultima colocação da competição foi rebaixado.

Recessos, acessos e rebaixamentos uma luta nos últimos 60 anos

Com o rebaixamento, no ano de 1953, o time ficou sem competir profissionalmente e, em 1954, retornou na Segunda Divisão do paulista, competição que disputou até 1958. Depois de dois anos de recesso, o Radium retornou em 1961, porem na terceira divisão (A-3).

Em 1962, o time novamente paralisou suas atividades profissionais e retornou somente na Terceirona de 1977. Em 1979 o time conquistou acesso à Segunda Divisão, divisão que permaneceu até 1988, ano em que o time foi rebaixado à Terceira.

Em 1990, o Radium conquistou o direito de disputar à Divisão Intermediária de 1991, equivalente a atual A-2, mas em 1994, conforme reformulações da Federação Paulista de Futebol em seus campeonatos, o time passou a integrar a recém-criada Série B1-A, a quarta divisão estadual, competição que disputou até 1996.

Nas temporadas de 1997 e 1998, o Radium esteve novamente ausente do profissionalismo e, em 1999, retornou disputando o campeonato paulista da Série B-2, equivalente à quinta divisão, competição que participou até 2003, ano em que foi rebaixado a B-3, a sexta divisão.

Depois de dois anos de novo afastamento, em 2005 o Radium voltou a participar do campeonato paulista pela Série B, a quarta divisão do futebol paulista, que disputa até os dias atuais.

Entre tantos jogadores que o Radium revelou destaque a Gilmar Justino Dias, o Mococa, ex-volante do Palmeiras, Bangu, Santos e Rio Branco, de Americana.

Empate na estreia de 2013

No ultimo domingo (28/4), em jogo realizado no estádio olímpico São Sebastião, na cidade de Mococa, o Radium estreou pelo grupo 4 da Quarta Divisão de 2013 empatando em 0 a 0 diante Palmeirinha, de Porto Ferreira. O próximo desafio será às 15 horas deste sábado (4/5) na cidade de São Carlos, quando ira encarar o Paulistinha.



Fonte: Luiz Carlos Éden - Sorocaba

Nenhum comentário: