segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

Revelado pelo Ituano, Markão, artilheiro e campeão do Campeonato Chinês, acerta com Al-Ahli, da Arábia Saudita


Depois de escrever seu nome na história do futebol sul-coreano e chinês, Markão parte para mais um desafio na sua vitoriosa carreira. Artilheiro da última Superliga Chinesa e protagonista na campanha do título do Wuhan Three Towns, o brasileiro, agora, vai atuar no futebol saudita. No último fim de semana, o centroavante contou com recepção de gala e assinou contrato até junho de 2025 com o Al-Ahli.

``Chego ao Al-Ahli com muita vontade de retribuir a confiança do clube e comissão técnica, fazendo o que eu mais gosto e que me acostumei nos times que defendi: marcando gols e ajudando a alcançar os objetivos. Estou feliz e motivado com a oportunidade de defender um dos grandes clubes do mundo árabe. Espero escrever meu nome aqui também´´, ressaltou.

``Também não poderia deixar de agradecer o período maravilhoso que vivi no Wuhan Three Towns e os vários amigos que ganhei e que levarei para toda a minha vida, desde os funcionários até meus ex-companheiros. Vivi momentos inesquecíveis e alcançamos os principais objetivos, que eram subir para a Série A e ser campeão da principal competição do país . Serei eternamente grato por tudo´´, afirmou.

Protagonista de campanha histórica

Markão chega ao Al Ahli vivendo o melhor momento da sua carreira. Em 2022, foram 27 gols marcados em 26 partidas, média superior a um tento por duelo. Isso sem falar nas duas assistências, totalizando 29 participações diretas nos 1664 minutos em que esteve em campo na temporada pelo Wuhan Three Towns, ou seja, uma a cada 57,3 minutos.

Nesse período, o atacante foi notícia em vários momentos, como quando anotou um poker-trick e, antes, um hat-trick. Isso sem falar no golaço, de bicicleta, digno de concorrer ao Prêmio Puskás.

Tudo fundamental para que os Dragões escrevessem história, justamente no momento mais difícil do país. Fundado em 2016 e tendo se profissionalizado apenas em 2019, o clube, sediado na cidade onde surgiu a pandemia do Covid-19 para o mundo, teve crescimento absurdo. Foi campeão da terceira divisão, em 2020, da Série B, no ano seguinte, já com o camisa 13 como destaque, e, em 2022, da principal competição da China.

Números impressionantes na China

No Wuhan Three Towns, Markão disputou, ao todo, 46 jogos, balançou as redes 39 vezes e deu cinco assistências. Antes, defendeu o Hebei Fortune, onde atuou ao lado dos argentinos Mascherano e Lavezzi, sendo artilheiro do time, em 2019, com 11 gols em 27 partidas, e o terceiro maior goleador do Chinês, em 2020, com 11 tentos, em 17 duelos.

Na China, Markão marcou impressionantes 62 gols em 93 jogos e deu mais 12 assistências. Foram 74 participações diretas, média de uma a cada 1,25 partida.

Fazendo história na Ásia

Revelado pelo Ituano, onde foi campeão paulista de 2014, o gigante de quase 2 metros de altura (1,96m), já brilhava do outro lado do mundo, desde 2017, quando foi contratado pelo Gyeongnam, da Coreia do Sul.

Por lá, logo em sua primeira temporada, foi o artilheiro e melhor jogador da divisão de acesso, com 22 gols em 32 partidas. No ano seguinte, com mais 26 bolas na rede em 31 duelos, não só foi o maior goleador e melhor jogador do Campeonato Sul-Coreano como comandou o Gyeongnam na campanha do vice-campeonato nacional.

Assim, Markão é o segundo jogador a alcançar o feito de figurar nos rankings de maior goleador, tanto do Campeonato Chinês quanto do Coreano. O outro é o compatriota Júnior Negrão, artilheiro da Superliga, em 2021, pelo Changchun Yatai, e antes, em 2020, do Coreano, quando vestia a camisa do Ulsan Hyundai.

Markão no Wuhan Three Towns

46 jogos

39 gols

5 assistências

44 participações diretas (1 a cada 1,04)


Markão no Hebei Fortune

47 jogos

23 gols

7 assistências

30 participações diretas (1 a cada 1,56)


Markão no Gyeongnam

65 jogos

49 gols

12 assistências

61 participações diretas (1 a cada 1,06)


Markão na Ásia

158 jogos

111 gols

24 assistências

135 participações diretas (1 a cada 1,17)

 





Fonte e foto: Triple

Nenhum comentário: