quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

Supercopa do Brasil: os números que podem mudar o jogo


Quando Flamengo e Palmeiras entrarem em campo do estádio Mané Garrincha, em Brasília. neste sábado (28/1), pela Supercopa do Brasil, esse clássico ganhará novo capítulo. O serviço de resultados esportivos Flashscore fez levantamento dos números mais relevantes das partidas entre Flamengo (campeão da Copa do Brasil) e Palmeiras (campeão do Brasileiro), e aponta o que pode fazer a diferença na decisão.

Invencibilidade de quinze jogos. Porém...

Os confrontos diretos entre Flamengo e Palmeiras têm sido extremamente equilibrados. Nas últimas 15 partidas, o jogo terminou empatado no tempo normal em 10 delas. Nas outras cinco, houve vitória do Flamengo. Ou seja, há quinze jogos o Palmeiras não vence o Flamengo no tempo regulamentar.

O que não significa, necessariamente, insucesso. A final da Libertadores de 2021 terminou, oficialmente, empatada em 1 x 1. Mas o Palmeiras anotou na prorrogação e sagrou-se campeão da América pela terceira vez. Para as estatísticas, foi um empate. Para os palmeirenses, uma vitória maiúscula. 

Artilharia pesada

O Flamengo leva vantagem também na força de seu ataque. Em quatro jogos que realizou no Campeonato Carioca, o Rubro-Negro balançou as redes 10 vezes (média de 2.5 gols por partida). Já o Palmeiras, em três rodadas do Paulistão, anotou apenas um (média de 0,33). Porém, na última quarta-feira (25), em Itu, com time reserva, fez 3 a 1 no Ituano.

Porém, é preciso relativizar um pouco essas médias. A diferença técnica do Carioca costuma ser muito maior que no Paulista, o que facilitaria goleadas do Flamengo (já houve duas). O Palmeiras, por outro lado, teve um de seus jogos contra o São Paulo, clássico sempre disputado e que tende a ter um número menor de gols. Já o Flamengo não ainda não jogou contra os principais rivais. Contudo, ainda aponta vantagem para o ataque do Flamengo.

Marcas quebradas

Na escalação do time carioca aparece Gabigol, que recentemente passou a jogar com a mítica camisa 10 de Zico. Gabigol também carrega o impressionante feito de ter anotado gols em todas as decisões de copas e campeonatos em que participou com o Flamengo, com uma dolorosa exceção: a final do Mundial de Clubes de 2019, vencida pelo Liverpool.

Do lado verde, a defesa é o destaque. Foi a melhor do campeonato nacional de 2022, e nos três jogos do ano ainda não tomou nenhum gol (levou quarta-feira um do Ituano, mas com o time reserva em campo). E os zagueiros titulares, Gustavo Gómez e Murilo bateram o recorde do clube de gols anotados pelos defensores no ano passado. 

1 X 1 em títulos

Desde que Flamengo e Palmeiras adquiriram o protagonismo do futebol nacional, duas finais foram disputadas entre os clubes. Na primeira, uma Supercopa do Brasil, o Flamengo levou a melhor nos pênaltis. Na segunda, a final da Libertadores de 2021, o Palmeiras venceu na prorrogação. A julgar pelos números, o jogo de sábado deverá acabar empatado, antes que se possa conhecer o novo Supercampeão do Brasil.

Sobre o Flashscore e a Supercopa do Brasil

A rede Flashscore é líder mundial em resultados ao vivo em tempo real, notícias, estatísticas e outros updates esportivos instantâneos. A marca Flashscore é amplamente reconhecida entre os fãs do esporte no Brasil e em mais 46 países. Globalmente, o Flashscore é visitado por mais de 100 milhões de usuários por mês, e mais de 120 milhões de fãs de esportes já baixaram o aplicativo para seus dispositivos móveis.

Desde 2020, a Supercopa do Brasil é o segundo evento de futebol mais seguido pelos usuários brasileiros, com uma média de 431 mil pessoas conectadas, perdendo apenas para a Série A do Brasileirão. Na comparação com todas as competições do mundo, a Supercopa é o quinto evento de futebol mais seguido pelos brasileiros, de acordo com o Flashscore.

Nenhum comentário: