segunda-feira, 10 de abril de 2023

Exposição "CONTRA-ATAQUE! As Mulheres do Futebol" encerra com festa em Araraquara



  • Mostra itinerante do Museu do Futebol, em São Paulo, vai até dia 16 de abril na Biblioteca Mário de Andrade. No dia 15, haverá debate sobre futebol de mulheres, Bonde das Batukeras, roda de samba e feira.


A exposição itinerante “CONTRA-ATAQUE! As Mulheres do Futebol” se encerra em Araraquara no dia 16 de abril. E para comemorar a temporada na Biblioteca Mario de Andrade, a despedida será com festa no dia 15, sábado: a partir das 10h, haverá debate sobre o futebol de mulheres na atualidade, apresentação de batucada, roda de samba e feirinha com brechós e gastronomia. A programação é realizada pelo Museu do Futebol - instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo - em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Araraquara. 

Na primeira atividade do encerramento, a jornalista, pesquisadora, militante do futebol de mulheres e curadora da exposição Lu Castro coordena um bate-papo com Janaine Vicente Camargo, auxiliar técnica sub-15 e Treinadora sub-12, feminino da Ferroviária. Elas vão falar sobre a regulamentação do futebol de mulheres no Brasil – lembrando que a modalidade ficou proibida no Brasil por 38 anos, entre 1941 e 1979, e só foi regularizada em 1983.    

Ao meio-dia, tem apresentação do grupo Bonde das Batukeras, um grupo de percussão formado só por mulheres, e às 14h roda de samba com Ligia Teubl e Pedro Luiz, nas rodas de Rio-São Paulo. Durante todo o dia, das 9h às 17h, o público poderá também passear pela feira Quem Garimpa Acha, que vai reunir brechós e estandes de gastronomia.   

A exposição itinerante “CONTRA-ATAQUE! As Mulheres do Futebol” está em cartaz desde janeiro em Araraquara. Ela é uma versão da mostra montada no Museu do Futebol em 2019, e que teve mais de 200 mil visitantes. Mais duas cidades paulistas vão receber a exposição até o fim do ano. Em cada município, ela ganha um módulo dedicado ao futebol de mulheres da cidade – em Araraquara, foram incorporados acervos e histórias da Ferroviária, um dos clubes pioneiros no investimento consistente na modalidade no país.  

Além da Biblioteca Mario de Andrade, o Sesc Araraquara também participa da exposição, recebendo um pebolim fabricado com exclusividade para o Museu do Futebol, em que todas as peças são mulheres. 

Com curadoria das pesquisadoras Aira Bonfim, Silvana Goellner e Lu  Castro, além da ex-jogadora e atual dirigente da CBF Aline Pellegrino, a exposição é uma realização do Museu do Futebol, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Araraquara e o SESC Araraquara. A iniciativa conta com recursos do ProAC Direto, programa de incentivo à cultura do Governo do Estado de São Paulo. 


SERVIÇO  

Biblioteca Municipal Mário de Andrade 

R. Carlos Gomes, 1729 - Centro, Araraquara-SP 

segunda a sexta, das 9h às 19h, sábados e domingos, das 10h às 16h.  

GRÁTIS 

 

SESC Araraquara 

Rua Castro Alves, 1315, Quitandinha, Araraquara 

Segunda a sexta, das 9h às 19h; sábados e domingos, das 10h às 16h.  

GRÁTIS  


SOBRE O MUSEU DO FUTEBOL   

Localizado numa área de 6.900 m² no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu, o Museu do Futebol foi inaugurado em 29 de setembro de 2008 e já recebeu mais de quatro milhões de visitantes. Sua exposição principal, distribuída em 15 salas temáticas, narra de forma lúdica e interativa como o futebol chegou ao Brasil e se tornou parte da nossa história e nossa cultura. É um museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, concebido pela Fundação Roberto Marinho e administrado pela Organização Social de Cultura IDBrasil Cultura, Educação e Esporte.   


   


Fonte: Museu do Futebol - Comunicação     

Nenhum comentário: