terça-feira, 29 de junho de 2021

Pacaembu inicia as obras de restauro e modernização do Complexo demolindo o tobogã


A Concessionária Allegra Pacaembu iniciou nesta terça-feira (29/6), as obras de reforma, modernização e restauro do Complexo Pacaembu. A intervenção começará pela demolição da arquibancada Sul, conhecida como tobogã, dando espaço a nova edificação, que permitirá maior integração entre as áreas do Complexo. Na sequência, serão reformadas as arquibancadas laterais leste e oeste, criando novos espaços para eventos e hospitalidade.

O museu do futebol seguirá em operação normal.

Clique aqui e confira como foi a 4ª rodada da Série D

O objetivo da obra é elevar o nível de conforto e segurança em todo o Complexo, transformando o equipamento octogenário no maior e melhor centro de convivência, esporte, cultura e lazer da cidade. O clube poliesportivo também será totalmente restaurado, recuperando a arquitetura original, da década de 1940, e seguindo as diretrizes dos Conselhos de preservação do patrimônio histórico.

``Nosso desejo é manter viva a história do Pacaembu. Essa obra será executada com todo zelo e respeito ao patrimônio, orientada para o futuro, iniciando nova fase desse ícone de São Paulo. O projeto entregará aos paulistanos um espaço público mais democrático, plural e acessível, resgatando os pilares originais de cultura e lazer, além de potencializar o seu uso esportivo´´, afirma Eduardo Barella, CEO da Allegra Pacaembu.

Clique aqui e confira como foi a quinta rodada da Série C

No lugar do tobogã será construído um edifício multifuncional, com espaços pensados para proporcionar experiências únicas, diferente do que São Paulo conhece. O projeto prevê um grande centro de convenções e eventos, construído no subsolo, junto a novo estacionamento. O térreo será permeável, com áreas cobertas interligadas: (i) ao norte a uma esplanada ao ar livre com vista para o gramado; e (ii) ao sul para um Boulevard que transformará o atual estacionamento em espaço vivo, uma praça interna de convivência com ampla oferta de alimentação e serviços, oferta que também estará presente na cobertura da nova edificação, onde haverá áreas públicas, restaurantes e um café, conectando as ruas Desembargador Paulo Passaláqua e Itápolis.

Detalhamento das obras

A demolição do tobogã será realizada com diversos equipamentos, de marteletes até escavadeiras, e para o corte das estruturas serão utilizadas tesouras hidráulicas. O desmonte dos elementos em áreas elevadas da estrutura terá peças cortadas com auxílio de fios diamantados e marteletes manuais. Já a remoção das peças será executada com o auxílio de guindastes. Não haverá uso de explosivos. No total, cerca de 30 operários trabalharão na demolição, que durará de 3 a 4 meses. Estima-se que praticamente todo o concreto do tobogã será reaproveitado na própria obra.

Clique aqui e confira como foi a 7ª rodada da Série B

Seguindo os protocolos de segurança, todo o perímetro do tobogã será devidamente isolado. Uma barreira com tela será instalada quando as atividades demandarem tal sistema de proteção, como é comum para atividades de demolição. Basicamente, a tela de proteção será instalada entre o tobogã e o ginásio poliesportivo, e, concomitantemente à demolição, será realizada a desmontagem da estrutura metálica do placar eletrônico, com auxílio de guindastes e plataforma elevatória.

Com a demolição das estruturas, terá início o processo de britagem dos escombros e armazenagem desse material no campo de futebol, pois a maior parte dos resíduos será aplicada na própria obra, seguindo a cartilha de boas práticas ambientais e de sustentabilidade.

As arquibancadas laterais (leste e oeste) serão inteiramente reformadas, para que possam ser criadas áreas internas, como as ocupadas pelo Museu do Futebol. Sob as arquibancadas, teremos nova infraestrutura para atender o Estádio, como novos banheiros e lanchonetes, além de espaços para outras programações, como a arena de eSports. Estão previstas, ainda, a reformulação das áreas de imprensa, a criação de 25 camarotes e implantação do desenho universal para ampla acessibilidade aos espaços do Pacaembu.

Clique aqui e confira a 7ª rodada do Brasileirão 

A fachada histórica do estádio e a arquibancada norte, localizada na curva da ferradura (setores verde e amarelo), serão totalmente restauradas.

O clube poliesportivo também passará por minucioso trabalho de restauro e recuperação das estruturas. O ginásio poliesportivo voltará a ter abertura na fachada norte e os arcos de madeira que compõem sua cobertura serão completamente recuperados, readquirindo o aspecto original. Já o de tênis também terá sua cobertura original recuperada e áreas internas completamente restauradas. A piscina, que permanecerá com acesso livre e gratuito aos paulistanos, contará com lanchonete, banheiros e vestiários renovados e arquibancada restaurada. Tudo para elevar o nível de conforto ao público. Já a quadra de tênis externa receberá nova abertura para o Boulevard, local onde hoje funciona o estacionamento e dará espaço a futura praça de convivência.

Clique aqui e confira a situação atual da Seleção Brasileira

O projeto paisagístico respeita os maciços arbóreos presentes no Pacaembu, formado por indivíduos notáveis, de espécies nativas e exóticas, tais como Jacarandá, Mangueira, Pitangueira, Figueira, Abacateiro, Pinheiro Americano, Pau-ferro, entre outras espalhadas por todo o Complexo.

Imagens (download):

https://drive.google.com/drive/folders/1J6-lhengnMEyZFaeUXiX2WWTzEyH2G_B?usp=sharing

Sobre a Allegra Pacaembu

A Allegra Pacaembu é a concessionária que, em 25 de janeiro de 2020, assumiu a gestão do Complexo Esportivo do Pacaembu por 35 anos. A concessionária prevê investir cerca de R$ 400 milhões no equipamento público tombado, entregando-o para a cidade um equipamento totalmente restaurado e modernizado; respeitando sua história e amplificando seu significado. Será um Pacaembu mais aberto, democrático, inclusivo e plural; um espaço de convivência com ampla oferta de serviços, esporte, lazer e cultura.





Informações e foto: CDN

Nenhum comentário: