segunda-feira, 21 de junho de 2021

Desportiva Ferroviária-ES divulga manifesto para marcar o início de uma nova era no clube


No dia do aniversário de 58 anos do clube, a diretoria da Desportiva Ferroviária divulgou em seu site um manifesto que representa o início de um novo momento para o time do povo capixaba que vai além das quatro linhas.

Na publicação, a instituição descreve a relevância de relação próxima com sua comunidade na construção de clube forte, por meio de representatividade e acolhimento de todos. 

``A grandeza de um clube se mede, principalmente, pela força de sua comunidade. Então TODOS e TODAS sejam muito bem-vindos a locomotiva da Desportiva, nós somos o clube que sabe fazer e multiplicar a amizade´´ – menciona trecho do manifesto que faz alusão ao hino do clube.

Outro aspecto importante apresentado pelo clube neste o marco zero de uma nova era, trata dos rumos da gestão e as perspectivas de futuro. Segundo a publicação, para a Desportiva cumprir o seu destino em busca de novos rumos, foi necessário olhar para dentro e identificar o que era preciso ser feito, ter autocrítica para enxergar os próprios problemas.

E para voltar a almejar grandes objetivos, o clube reuniu competentes profissionais do mercado e tem passado por uma minuciosa avaliação de todas as suas áreas. Para um clube com um passado recheado de glórias e que está distante de seu real potencial, criar uma estrutura atual e inovadora é o único caminho para ornamentar novos triunfos e reescrever a sua própria história – aponta o texto.

Ainda de acordo com a publicação, novos tempos pedem novas ações e um novo olhar para o futebol. E a Desportiva quer ser esse vetor de mudança e transformação na gestão e no esporte capixaba, um modelo para o cenário brasileiro.

Confira abaixo o manifesto da Desportiva Ferroviária na íntegra: 

``A grandeza de um clube de futebol pode ser medida de várias formas que não somente pelos resultados de campo. Por mais improvável que pareça, é possível um time sobreviver a grandes períodos sem títulos?

A resposta é sim! Desde que ele preserve o seu bem mais precioso, a sua comunidade.

Clubes com títulos, mas sem conexão com pessoas, que não despertam paixões e não olham para os seus, são apenas unidades de negócios que estão fadadas ao fim tão logo chegue uma sequência de insucessos. Por outro lado, aqueles que escutam, compreendem e caminham junto com as suas comunidades, tendem a ser fortes, competitivos e eternos.

Antes de continuar, vamos falar sobre o significado de comunidade: é um conjunto de indivíduos com interesses em comum, que compartilham de hábitos, preferências, crenças, ideologias e/ou amores. Por exemplo, dentro do universo de uma torcida de futebol existem centenas de perfis de pessoas diferentes, que se mobilizam por uma causa em comum. Neste caso, a condição fundamental para que essa comunidade seja sólida, acolhedora e funcional é o respeito entre os indivíduos.

Quando o respeito é colocado como filtro principal das ações de um grupo, deixamos o ódio e as diferenças de lado e evidenciamos o amor. E onde entra o amor na equação de um clube de futebol? A resposta mais simples é: em tudo!

No momento em que você, clube, estabelece uma relação de respeito e amor com todos os indivíduos que te acompanham, você, através do exemplo, está passando uma mensagem importante para eles: sejam multiplicadores de nossas boas ações. E como todo clube é um ecossistema de múltiplas conexões que dita tendências, tendo ele criado e alimentado uma comunidade reconhecidamente pautada por esses sentimentos, todos que estão de fora dela, sejam eles mídias, patrocinadores, fornecedores ou apenas simpatizantes, terão interesse em fazer parte. Então, caso o seu clube esteja de braços e ouvidos abertos a você, e se mostre realmente interessado em entender e acolher todos sem distinção, tenha em mente que o patamar que ele atingirá passará, necessariamente, pelo amor e respeito que cada indivíduo empreenderá neste processo.

E falando em processo de formação e consolidação de comunidade, existe uma receita com itens relativamente simples em sua compreensão e complexos em sua aplicação:

Não tolerar atos de ódio, discriminação e violência;

Propagar e reforçar a todo o momento, seus principais valores;

Comunicar de forma clara e verdadeira com todos os seus;

Escutar de forma genuína;

Ter metas e objetivos de curto, médio e longo prazo que levem em consideração e impactem todas as pessoas que fazem parte de sua comunidade.

Para a Desportiva cumprir o seu destino e ir de fato pra frente, ela precisou primeiro olhar para dentro e identificar o que era preciso ser feito. A autocrítica de uma instituição é um processo complexo que passa pela maturidade daqueles que fazem parte de sua gestão. Quem não sabe quais são os seus próprios problemas, estagna e não conquista. Para voltar a almejar grandes marcas, o clube reuniu competentes profissionais do mercado e está passando por uma minuciosa avaliação de todas as suas áreas. Para um clube com um passado recheado de glórias e que está distante de seu real potencial, criar uma estrutura atual e inovadora é o único caminho para ornamentar (palavra-chave do hino) novos triunfos e reescrever a sua própria história.

Usaremos todas as melhores ferramentas para que a Desportiva novamente seja uma referência e que os torcedores possam voltar a gritar de forma orgulhosa, todo o amor grená que corre em suas veias. Vencendo ou não, jamais faltará luta e suor para todos que fazem parte desse clube.

Se hoje os recursos financeiros ainda são escassos, podemos dizer, com toda a certeza, que não existe no mundo nenhuma comunidade mais espetacular do que a torcida grená e que vocês, a partir de agora, participarão da retomada do que será um dos maiores casos de sucesso da história do futebol.

Por tudo isso, chegamos a conclusão que a grandeza de um clube se mede, principalmente, pela força de sua comunidade. Então TODOS e TODAS sejam muito bem-vindos a locomotiva da Desportiva, nós somos o clube que sabe fazer e multiplicar a amizade.

Parabéns pelos seus 58 anos de amor, Desportiva!”




Nenhum comentário: