segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Edcarlos deixa Sport e vai jogar na Coreia do Sul


O zagueiro Edcarlos é o novo reforço do Seongnam Ilhwa Chunma. O brasileiro, que deixou o Sport Recife ao final de 2012, chegou a um acordo com os sul-coreanos e assinou contrato com o clube por uma temporada.

De acordo com Camargo Júnior, empresário responsável pela transferência, o período poderá ser prorrogado por mais dois anos. Com o desfecho da negociação, o zagueiro retorna ao exterior três anos após ter atuado pelo Cruz Azul, do México.

Para Edcarlos, a transferência é um novo passo na carreira.

``Estou muito feliz com esse acordo. É um desafio pra mim e estou preparado. Espero ter muito sucesso na Coreia e pretendo conseguir ajudar meu novo clube´´, celebra o zagueiro, que atuará na equipe de maior tradição e conquistas do país, com sete títulos nacionais.

Edcarlos confessa que o projeto de recolocar o time entre os maiores do continente asiático pesou na hora de optar pela equipe sul-coreana.

``Gostei bastante do projeto. Estão formando um elenco forte, com chances reais de buscar o título coreano e brigar pelas outras competições´´, diz o novo xerife do Seongnam, que tem a oportunidade de reconduzir a equipe ao primeiro lugar do futebol nacional após seis anos da última conquista.

Além de buscar o título, o zagueiro chega ao país com outra grande responsabilidade. Dono de um currículo internacional vitorioso, o jogador será o primeiro brasileiro a atuar no sistema defensivo do Seongnam Ilhwa. O clube que, atualmente, conta com Jael e Everton Santos, sempre apostou na qualidade ofensiva brasileira e também já teve em seu elenco os atacantes Itamar, Mota e Dudu.

Se depender da vontade de Edcarlos, porém, a partir de agora os dirigentes sul-coreanos irão buscar outros companheiros de posição no Brasil.

``A tradição deles mostra que os brasileiros contratados sempre foram atacantes. Fico feliz por estar mudando um pouco essa história. Quem sabe não consigo abrir um novo mercado para os zagueiros do país na Coreia´´, projeta.

Apesar de novo, 27 anos, Edcarlos possui grande experiência e muitos títulos. Formado nas categorias de base do São Paulo, o defensor foi titular da equipe paulista durante alguns anos e conquistou troféus importantes no Morumbi, como o Campeonato Paulista, a Copa Libertadores da América e o Mundial de Clubes, todos em 2005, além do Campeonato Brasileiro, no ano seguinte.

Além do Tricolor, o zagueiro atuou no Benfica (POR), Fluminense, Cruz Azul (MEX), Cruzeiro (onde conquistou o Campeonato Mineiro, em 2011), Grêmio e Sport Recife. Também teve passagens pelas categorias inferiores da Seleção Brasileira, chegando ao terceiro lugar no Campeonato Mundial Sub-20, disputado na Holanda, em 2005.

 Seongnam Ilhwa Chunma

Fundado em 1989, o Seongnam Ilhwa é o principal clube da Coréia do Sul, além de ser o maior ganhador de títulos nacionais, com sete troféus (1993, 1994, 1995, 2001, 2002, 2003 e 2006).
A equipe sul-coreana também tem em sua galeria dois campeonatos da Liga dos Campeões da Ásia, o principal torneio interclubes do continente. Os títulos foram conquistado em 1996, ano em que também faturou a Supercopa Asiática, e 2010.

Há dois anos, tiveram a chance de disputar o Mundial de Clubes, no Japão, e, após eliminarem o Al Wahda, por 4 a 1, na primeira fase, acabaram dando adeus à competição ao serem derrotados, por 3 a 0, para a Internazionale de Milão, futura campeã. Na decisão do terceiro lugar, foram batidos pelo Internacional de Porto Alegre, por 4 a 2, terminando o torneio na quarta colocação.

Atualmente, o clube conta com dois atacantes brasileiros: Jael, que tem passagens por Flamengo, Atlético Mineiro e Cruzeiro, e Evérton Santos, que já jogou no Corinthians e Paris Saint Germain (FRA). Por lá, já passaram também os avançados Itamar e Mota, ambos no Ceará, e Dudu, que defende o Boa Vista, do Rio de Janeiro.

K-League

O Campeonato Sul-Coreano teve início em 1983 e, atualmente, conta com 14 clubes. Uma das mais bem sucedidas ligas da Ásia, a K-League tem uma particularidade: seus times mudam os nomes de acordo com os patrocinadores, mantendo somente o nome da cidade sede.

Nenhum comentário: