terça-feira, 23 de julho de 2013

Sistema defensivo do Guarani pode igualar recorde de 1988

Além do retorno ao G-4 da Série C do Campeonato Brasileiro, a vitória do Guarani por 1 a 0 em cima do Macaé, no último sábado (20/7), fora de casa, garantiu um feito importante para o atual elenco. Com o resultado, o Bugre chegou a cinco jogos consecutivos sem sofrer gols na competição, desempenho que não acontecia há quatro anos. A última vez que o time ficou cinco rodadas sem ser vazado foi na Série B do Campeonato Brasileiro de 2009, quando garantiu o acesso.

E se não levar gol na próxima rodada da Série C, o Bugre igualará ainda uma sequência que não acontece desde 1988.

``Estou muito feliz com este momento. O bom desempenho defensivo se deve a todos os atletas, já que os meias e os atacantes também contribuem muito com a marcação. O grupo está se dedicando bastante nos treinos para se adaptar ao esquema do treinador e isso vem dando certo´´, comemora o goleiro Juliano.

``O nosso sistema é este. A marcação já começa lá na frente para que a defesa não fique sobrecarregada. O time está de parabéns pelo empenho nos jogos´´, reforça o meia-atacante Laionel, autor do gol sobre o Macaé.

Em 2009, quando era comandado pelo técnico Vadão, o Guarani ficou cinco jogos sem tomar gols entre a quinta e nona rodadas do primeiro turno, conquistando três vitórias e dois empates. O período sem ter sua rede balançada foi repetido agora nos cinco primeiros compromissos desta Série C do Brasileiro – vitórias sobre Mogi Mirim e Macaé (ambos por 1 a 0) e empates sem gols com Madureira, Caxias e Barueri.

``Quem acompanhou os nossos treinamentos desde o começo do trabalho sabe que a preocupação inicial foi ajustar a organização defensiva. Os números mostram que estamos no caminho certo neste sentido. Já nas últimas semanas começamos a dar mais atenção à parte ofensiva para encontrarmos um equilíbrio´´, destaca o técnico bugrino Tarcísio Pugliese.

Ocupando o quarto lugar do Grupo B, com nove pontos, o Guarani volta a campo no próximo domingo (28) para receber o Duque de Caxias, às 10 horas, no estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas. Caso não sofra gol novamente, o atual elenco igualará a sequência de 1988, a maior dos últimos 25 anos.
Na edição do Campeonato Brasileiro daquele ano, o Guarani acumulou duas vitórias e quatro empates sem levar gols.

``Espero manter este bom retrospecto e não levar gol também no próximo jogo em casa, pois assim já será meio caminho andado para conseguirmos outra vitória´´, projeta o goleiro Juliano.

Nenhum comentário: