sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Desportivo Brasil pode recolocar Porto Feliz na Terceira Divisão do Paulista após 23 anos


O Desportivo Brasil recebe o XV de Jaú neste sábado (28/9), às 15 horas, no estádio municipal Ernesto Rocco, em Porto Feliz, pela segunda partida semifinal da Quarta Divisão do Campeonato Paulista. Como venceu por 2 a 1, no Zezinho Magalhães, em Jaú, na partida de ida, o time da Terra das Monções pode até perder por um gol de diferença para conquistar o acesso e ir à final da competição contra o vencedor da outra semifinal entre Portuguesa Santista e Taboão da Serra. Já o Galo da Comarca precisa ganhar por dois ou mais gols de diferença.

Caso conquiste o objetivo, o Desportivo Brasil  estará recolocando Porto Feliz na Terceira Divisão (Série A-3) do Campeonato Paulista depois de 23 anos. O último representante da cidade nesta divisão do estadual foi o extinto Estrela, em 1993.

Portofelicense, União e Estrela antecessores do DB

Antes do Desportivo Brasil, a cidade de Porto Feliz, interior paulista, cerca de 100 km de São Paulo, havia contado com a representação de três de seus clubes nos campeonatos de futebol profissional organizados pela Federação Paulista de Futebol (FPF).

A Associação Atlética Portofelicense (73 anos) com 18 participações, destas, três pela Segunda Divisão (Série A-2) na década de 50, foi o time que mais vezes representou a cidade.

O Esporte Clube União, que completou 100 anos no último dia 3 de setembro, disputou a Terceira Divisão (Série A-3) em 1958 e 1959. Com o Estrela Esporte Clube foram mais seis temporadas nos estaduais da FPF, entre 1991 a 1999, pela Terceira, Quarta e Quinta Divisão.

Desportivo Brasil bateu na trave em 2009

Fundado pelo Grupo Traffic em 19 de novembro de 2005 (10 anos), o Desportivo Brasil Participações Ltda., conhecido por DB, tem sede na cidade Porto Feliz (Terra das Monções), onde manda seus jogos no estádio Ernesto Rocco, hoje com capacidade para 5000 torcedores. Além do futebol profissional, o clube trabalha com categorias de base, desde o Sub 11 ao Sub 20, sempre priorizando na formação de atleta de alto nível.

Graças a infraestrutura oferecida, esforço e dedicação, o DB já conta com centenas de jogadores espelhados nos principais clubes brasileiros e do exterior.

Na categoria profissional, o Desportivo Brasil participa do Campeonato Paulista da Quarta Divisão desde 2009 e, de lá para cá, só esteve ausente na edição de 2014.
 

Em 2009, em sua primeira participação, esteve muito próximo de conquistar o acesso à Série A-3 ( Terceira Divisão). Naquela oportunidade, o DB ficou com a terceira colocação do Grupo 16 do quadrangular final, com 8  pontos, mesma pontuação do Taubaté, que pelo saldo de gols (10 a 8), ficou com a vaga.





Fonte: Luiz Carlos Éden - Sorocaba (SP)

Nenhum comentário: