quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Fim do calvário da Portuguesa Santista na Quarta Divisão do Paulista



No último sábado (24/9), depois de empatar com o Taboão da Serra por 1 a 1, no estádio Ulrico Mursa, em Santos, no jogo da volta da semifinal da Quarta Divisão do Campeonato Paulista, a Portuguesa Santista, que havia vencido no jogo de ida por 1 a 0, na casa do adversário, conquistou finalmente seu retorno à Série A-3 (Terceira Divisão).

Fundada em 20 de novembro de 1917 (98 anos), em toda sua quase centenária história a tradicional equipe Rubro-verde da Baixada Santista, uma das fundadoras da Federação Paulista de Futebol (FPF), participou 78 vezes do Campeonato Paulista, sendo 50 vezes pelo Paulistão, 19 pela Segunda Divisão (Série A-2), três pela Terceira Divisão (Série A-3) e seis na Quarta Divisão (2ª Divisão). Também disputou cinco vezes a Série C do Brasileiro, uma vez a Copa do Brasil e vários torneios oficiais.

A Portuguesa Santista disputou seu último Paulistão em 2006. Desde então sofreu constantes rebaixamentos, sendo o último em 2010, da Série A-3 para a Quarta Divisão, onde a Lusinha das Praias jogou os últimos seis anos, quando por duas vezes deixou o acesso escapar.

Foram s
eis anos marcados por fracassos, tapetão e decepções até conquistar o acesso:

2011 - A Briosa esteve muito próximo de subir no seu primeiro ano de Quarta Divisão. O time chegou ao quadrangular final e na última rodada, após golear, em casa, o Olímpia por 5 a 1, dirigentes e torcedores lusitanos chegaram a comemorar juntos o acesso, dando como certa a perda de seis pontos do Barretos, que havia utilizado um jogador irregular e infringido o artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. Porém, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) deu ganho de causa ao time barretense e a equipe litorânea não subiu.

2012 - O time praiano fez campanha medíocre e não passou da primeira fase. A Lusinha não venceu uma partida sequer e terminou na lanterna do Grupo 7, com apenas 3 pontos ganhos.

2013 - A equipe foi eliminada na terceira fase da competição.

2014 - Chegou ao quadrangular final, mas deixou o acesso escapar novamente. O time praiano terminou na terceira posição do Grupo 18, com 7 pontos, a três do Barretos, que subiu à Série A-3 como segundo da chave.

2015 - A Briosa voltou a decepcionar, não passando da primeira fase da competição, ficando com a quinta colocação do Grupo 3, com 26 pontos, a três do G-4.

2016 - Finalmente o acesso! O time terminou a primeira fase de forma invicta, como líder do Grupo 4, com 32 pontos. Na segunda fase, ficou com a segunda posição do Grupo 8, com 13 pontos, apenas um do líder Desportivo Brasil. No mata-mata da terceira fase, eliminou o Mauaense, com vitória em Mauá e empate em Santos. No mata-mata da semifinal passou pelo Taboão da Serra, com vitória fora de casa e empate em Santos.

Agora a equipe Rubro-Verde, com acesso garantido, fará a final com o Desportivo Brasil, de Porto Feliz, que também subiu. O primeiro jogo acontece neste sábado, dia 1º de outubro, às 15 horas, em Porto Feliz. O jogo da volta, que definirá o campeão, será  dia 9/10, às 10 horas, em Santos. Por ter melhor campanha na somatória das fases anteriores, a Briosa joga por dois empates.

A campanha impecável que resultou no acesso: foram 24 jogos disputados no geral, com 15 vitórias e oito empates e apenas um revés. Curiosamente, a única derrota sofrida pela Briosa foi na segunda fase da competição, por 1 a 0, em Porto Feliz, para o Desportivo Brasil, adversário da final.






Fonte: Luiz Carlos Éden - Sorocaba (SP)

Nenhum comentário: