sábado, 9 de maio de 2009

Projetando a Primeira Divisão, Rio Claro festeja o seu centenário neste sábado

O Rio Claro Futebol Clube está em festa. Não apenas pela brilhante campanha na Segunda Divisão do Campeonato Paulista (Série A-2), onde vem lutando com brilhantismo nos quadrangulares decisivos para garantir o retorno ao grupo de elite do futebol paulista em 2010. Mas, neste sábado, dia 9 de maio, o popular Galo Azul (veja o mascote), da linda cidade de Rio Claro, está completando 100 anos de fundação. Parabéns!

História

Fundado em 1909, o Rio Claro Futebol Clube é uma das mais antigas equipes do futebol brasileiro, tendo o Galo Azul como mascote oficial e chamado carinhosamente pela torcida de Azulão.

O Rio Claro foi fundado por ferroviários e utilizou até 1930 o campo do Grêmio Cia Paulista de Estradas de Ferro, o mesmo que existe até hoje. Em 1931, ganhou um estádio moderno para a época, no mesmo terreno onde hoje funciona o Espaço Livre.

Só em 1973 foi inaugurado o atual Estádio Municipal Augusto Schmidt Filho, com capacidade para 10 mil pessoas sentadas.

Águas de Rio Claro

Uma enorme área de lazer para os associados do Galo Azul, em terreno de 25.000 m2, um projeto iniciado em 1992, possui hoje um conjunto aquático com piscinas infantis, duas piscinas para adultos, vestiários masculino e feminino, quatro mini-campos de futebol, uma quadra de areia e uma poliesportiva. Conta ainda com bar social, quatro quiosques com churrasqueira, playground, ambulatório, saunas masculina e feminina e área de evento coberta.

Hino do Rio Claro

Rio Claro Futebol Clube
Meu querido Azulão
Rio Claro Futebol Clube
O clube do coração

És o clube das duas cores
Arrojado e valoroso
Não receia dissabores
Sorri sempre vitorioso

O teu passado te enobrece
Teu presente é uma glória
No futuro resplandece
O esplendor de sua história

Em cada cor que fulguras
No teu nobre pavilhão
És o timbre da bravura
Que te sagra campeão

O Branco é a disciplina
O Azul a simplicidade
E o clube nos ensina
A ter força de vontade

Clube Empresa

Os rioclaristas sempre mantiveram o clube em sintonia com as mudanças no mundo do esporte e buscando novas diretrizes, mantendo a tradição, profissionalismo de sua diretoria e a paixão de sua torcida.

O clube encontra-se hoje preparado para entrar definitivamente em uma nova era do esporte brasileiro, estando apto a desenvolver-se como Clube Empresa, enquadrando-se no processo implementado pela Lei Pelé.

Atualmente, o Rio Claro conta, em seu patrimônio, com o Clube Águas do Rio Claro. Além, disso, o plano de expansão inclui a construção de novos centros esportivos, visando o desenvolvimento de outras modalidades esportivas, além do futebol. Este trabalho já vem sido realizado com sucesso com a equipe de tênis de mesa, com atletas classificados entre os 10 melhores do Brasil, e também no basquetebol infanto-juvenil.

TITULOS DO RIO CLARO

Pela Associação Paulista de Sports Athléticos - APEA

1931 - Campeão Regional
1935, 1936, 1937 - Tricampeão Regional

Pela Federação Paulista de Futebol - FPF

1971 - Vice-campeão paulista da 3ª Divisão - atual A-3
1973 - Vice-campeão paulista da 2ª Divisão - atual A-2
2001 - Vice-campeão da Série B2 - Acesso para a série B-1
2002 - Campeão Paulista da Série B1 - Acesso para a Série A-3
2005 - Acesso para a Série A-2
2005 - Vice-campeão da Copa Federação Paulista de Futebol - vaga para a Série C do Brasileiro
2006 - Acesso para a Série A-1 (Primeira Divisão)
2007 - Conquista da vaga para a série C do Campeonato Brasileiro

FESTA NESTE SÁBADO

A diretoria do Rio Claro preparou neste sábado um show com Leci Brandão, Marcus e Maciel e Banda Black Brasil. A festa acontecerá no estacionamento do Estádio Augusto Schmidt Filho, com entrada franca, a partir das 18 horas. Durante o show serão exibidas no telão as fotos históricas dos 100 anos do Galo Azul.

DUELO NO DOMINGO

Neste domingo, às 17 horas, em Rio Claro, o vice-líder Rio Claro encara o líder Monte Azul querendo a vitória para assumir a primeira colocação e, principalmente, terminar o turno do Grupo 2 muito próximo do acesso à Primeira Divisão do Paulista em 2010.

Nenhum comentário: