segunda-feira, 10 de maio de 2010

FPF divulga os participantes e a fórmula de disputa da Copa Paulista de Futebol 2010

O departamento técnico da Federação Paulista de Futebol anunciou nesta segunda-feira os 30 clubes que disputarão a Copa Paulista de Futebol de 2010. O campeão ganhará a vaga na Copa do Brasil de 2011.

A primeira edição da competição aconteceu em 1999, quando chamava Copa Estado de São Paulo, e o Paulista, de Jundiaí, levantou o caneco. Em 2000, o torneio não foi disputado. Já em 2001,o campeão foi o Bandeirante, da cidade de Birigui.

A partir de 2002, a competição foi dividida em duas regiões (Copa Futebol do Interior, com times da região Oeste do Estado; e a Copa Mauro Ramos, com clubes da região Leste. Os campeões de cada região disputaram o título e o Ituano foi o vencedor, assegurando, pela primeira vez, a vaga na Copa do Brasil.

Em 2003, a competição voltou a ser chamada de Copa Estado de São Paulo, sem separação por regiões. O campeão foi o Santo André. O único clube grande que se interessou pela competição e ganhou o caneco com a garotada foi o Santos, em 2004.

Em 2005, a competição passou a ser chamada de Copa Federação Paulista de Futebol e o Noroeste, de Bauru, foi o vencedor. Em 2006, foi a vez da Ferroviária; em em 2007, o ganhador foi o Juventus.

A partir de 2008, já com o nome de Copa Paulista, o Atlético Sorocaba venceu. E, no ano passado, o ganhador foi o agora extinto Votoraty.

Confira os 30 clubes, que serão divididous em quatro grupos regionalizados, sendo dois grupos com oito e dois com sete participantes, em cinco fases.

A abertura será dia 18 de julho, depois da final da Copa do Mundo da África do Sul.

GRUPO 1

GRÊMIO PRUDENTE
LINENSE
NOROESTE
MARÍLIA
ATLÉTICO ARAÇATUBA
PENAPOLENSE
XV DE JAÚ

GRUPO 2

OESTE
SERTÃOZINHO
FRANCANA
BATATAIS
COMERCIAL
FERROVIÁRIA
SÃO CARLOS

GRUPO 3

ITUANO
MOGI MIRIM
PAULISTA
RIO BRANCO
UNIÃO BARBARENSE
UNIÃO SÃO JOÃO
XV DE PIRACICABA
RED BULL BRASIL

GRUPO 4

PALMEIRAS B
ATLÉTICO SOROCABA
SÃO BENTO
PAEC
SÃO BERNARDO
SÃO JOSÉ
JUVENTUS
SC BARUERI

Regulamento:

Na primeira fase da competição, as equipes jogarão dentro do respectivo grupo, em turno e returno. Os quatros melhores colocados de cada chave garantirão a classificação para a segunda fase.

2 comentários:

Felipe Augusto disse...

Boa lá vem a Copa Paulista onde o meu Braga vai ser campeão com certeza pena que não tenho tanta confiança nele na série B mais vamos ver pode ser que o Leão seja campeão das duas.
A Copa Paulista deveria ter transmição ao vivo por alguma emissora televisiva vocês não acham?.

Felipe Augusto disse...

Eita agora que eu vi o Braga não está participando, que ruim! O Braga é dos melhores do interior Paulista e deveria participar pois com certeza levantaria o caneco!