quarta-feira, 26 de maio de 2010

Com a interdição do Palma Travassos, em Ribeirão Preto, o Olé Brasil vai jogar em Bebedouro

A secretaria de futebol do Olé Brasil Futebol Clube protocolou oficio no Departamento Técnico da Federação Paulista de Futebol, confirmando o Estádio Sócrates Stamato, em Bebedouro, como local do jogo contra a equipe do Paulistinha, de São Carlos, na sequência do Campeonato Paulista da Quarta Divisão.

A medida foi tomada em razão da interdição da praça de esportes do Comercial, utilizada pelo Pinguim para mandar os jogos da Quarta Divisão. Em virtude da urgência da decisão, não foi possível manter contatos com outras equipes para novas opções. Com isso, o Olé Brasil jogará na casa da Internacional, de Bebdouro.

Olé faz programação preventiva contra lesões

Baseado em estatísticas levantadas pela literatura médica mundial, o responsável pelo departamento médico do Olé Brasil, o cardiologista do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto, Pedro Schwartzmann, promoveu reunião entre os responsáveis pela preparação física e orientação técnica de todas as categorias do clube, juntamente com os fisioterapeutas Claudio Morine e Ricardo Contim, para aplicação de métodos de trabalho que visam a prevenção de lesões nos atletas formados pelas categorias de base, bem como naqueles que atuam nos elencos profissionais do Pinguim e do Ribeirão FC.

Tendo como ponto de partida o fato de ser o clube ribeirãopretano um time formador de talentos, para futuras negociações no mercado nacional e internacional, observou-se a necessidade de desenvolver trabalhos de prevenção à lesão, em lugar de apenas contar com profissionais para tratar as contusões que ocorrem durante treinamentos e jogos.

Os catedráticos apresentaram para os fisicultores e treinadores os recentes estudos sobre aquecimento e desaquecimento, trabalhos de facilitação para a musculatura do atleta voltar ao normal depois do stress causado pelos esforços intensos durante um jogo, destacando-se a importância da crioterapia para limpeza das toxinas formadas pela intensidade do trabalho físico em um treinamento, periodização de treinos com respeito à idade e à capacidade do individuo em suportar o tipo de exercício a que é exposto.

Os exercícios funcionais preventivos com indução à consciência neuromuscular, foram bastante discutidos na reunião, tendo em vista que estes ajustam o equilíbrio e a coordenação , sendo proprioceptivo que resultará na maior desenvoltura e maior habilidade na coordenação das jogadas, por parte dos atletas em formação que passarem por esse tipo de cuidado de programação de atividades.

Desta forma, os cuidados em não colocar em treinamentos atletas que estejam com qualquer processo infeccioso, como uma simples gripe, por exemplo, resulta em medida amplamente preventiva contra uma futura lesão muscular, o mesmo ocorrendo com as sessões de relaxamento, nos alongamentos de baixa intensidade e longa duração, considerados super importantes para que a musculatura fortemente exigida durante um jogo de futebol, possa voltar ao normal antes do período entre 12/24hs normalmente requerido pelo metabolismo do corpo humano.

Nenhum comentário: