terça-feira, 19 de junho de 2012

Marcelo Oliveira em alta com desempenho do Coritiba na Copa do Brasil

A Copa do Brasil é conhecida como a competição mais democrática do futebol nacional. São 64 clubes de todos os estados do país disputando o título e uma vaga na Copa Libertadores da América. A dificuldade do torneio é tamanha que, mesmo nas edições que contavam com os participantes da Libertadores - vetada no início dos anos 2000 -, nunca houve um bicampeão.

A rotatividade na disputa pelo título, porém, não atingiu o Coritiba, que, após conseguir o vice-campeonato da edição de 2011, volta a figurar entre os quatro melhores em 2012. Motivo para que o comandante da equipe Marcelo Oliveira exalte o bom trabalho e o planejamento do clube.

``A Copa do Brasil é uma competição que impõe muita dificuldade a quem disputa. Primeiro por ser um torneio de mata-mata, que permite um grau de erro muito baixo e, depois, por ser uma chance de chegar à Libertadores de uma maneira mais rápida do que via Campeonato Brasileiro. Por esses motivos, acredito que é um grande feito colocar o Coritiba entre os melhores novamente. Mas isso se deve, além do esforço de todo esse grupo de jogadores e da comissão técnica, também ao planejamento e bom trabalho da diretoria, que nos dá todas as condições de fazer um trabalho de alto nível´´, exaltou o treinador.

Dentre os técnicos, em 23 anos de disputa, apenas quatro conseguiram o feito de levar a mesma equipe a duas semifinais consecutivas: Felipão (Grêmio - 94, 95 e 96 - e Palmeiras - 98 e 99), Cuca (Botafogo - 2007 e 2008), Mano Menezes (Corinthians - 2008 e 2009) e, agora, o próprio Marcelo Oliveira.

``Existe uma rotatividade muito grande no cargo de treinador no Brasil. Por isso, fico feliz pela confiança que foi depositada em mim pelo clube e por todos que trabalham comigo, pois eles acreditaram na filosofia que temos implantado no nosso trabalho do dia a dia. É gratificante entrar nesse hall de treinadores que conseguiram esse grande feito, mas quero trabalhar para dar um passo a mais nessa temporada, que é buscar o título´´, comentou o técnico, que já é quem mais dirigiu o Coxa na competição nacional em toda sua história: 21 partidas, com um aproveitamento de 71,1% dos pontos. O segundo no ranking é Ivo Wortmann, que comandou o time por 14 vezes.

Outro ponto que chama atenção no trabalho de Marcelo Oliveira, e que pode ser um trunfo na busca pela segunda final consecutiva na Copa do Brasil, é o fato de o Coxa ter 100% de aproveitamento no Couto Pereira em jogos pela competição sob a batuta do treinador. Mais que isso: em 10 jogos em casa, o time sofreu apenas cinco gols e venceu por dois ou mais gols de diferença em oito deles, resultados que classificariam o alviverde para a grande decisão, já que o São Paulo ganhou por 1 a 0 na partida de ida.

``O Couto Pereira tem sido uma arma importante para o nosso time. Temos feito grandes partidas dentro de casa e precisamos usar isso a nosso favor novamente. A torcida vai comparecer em peso, fará a sua festa na arquibancada e cabe a nós fazer o nosso papel dentro de campo. Espero que possamos reverter essa situação contra o São Paulo, que é um grande time e será um páreo duro na quarta-feira. Mas tenho confiança nos jogadores que aqui estão e estou certo de que eles têm o pensamento voltado apenas para o jogo e para conseguir o resultado que nos garante a vaga na final´´, concluiu Marcelo.

Coritiba e São Paulo se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h50, no Couto Pereira, em Curitiba, no jogo de volta das semifinais da Copa do Brasil. O SporTV transmite a partida ao vivo para todo o Brasil. Narração de Odinei Ribeiro, comentários de Luiz Ademar e reportagens de Felipe Diniz.

Fonte: Francis Melo Assessoria

Um comentário:

Emerson Jorge disse...

Como sempre, excelente matéria, meu caro Luiz Ademar. A queda do Coritiba para série B, em 2009, fez um bem danado.

Quando retornou em 2010, vez um bom campeonato brasileiro. Ai, no ano seguinte foi à final da Copa do Brasil. E agora, pode ir novamente.