sexta-feira, 28 de novembro de 2025

Tabela básica da 1ª fase do Paulistão 2026 está definida


A tabela de jogos da primeira fase e o regulamento do Paulistão 2026 estão definidos. A competição, que tem nesta edição um novo formato, tem início no final de semana do dia 11 de janeiro e decisão programada para a primeira quinzena de março. Haverá clássicos em 6 das 8 rodadas da primeira fase.

Veja aqui o regulamento do Paulistão 2026

Atual e maior campeão do torneio, o Corinthians estreia em casa, diante da Ponte Preta; enquanto o Palmeiras, vice-campeão em 2025 e segundo maior vencedor, visita a Portuguesa em sua primeira partida. Quem também estreia como visitante é o São Paulo, contra o Mirassol; ao passo que o Santos joga sua partida inaugural da competição em casa, contra o Novorizontino. Debutante do Paulistão, o Primavera joga diante do Guarani, em Campinas.

Noroeste, São Bernardo e Velo Clube estreiam em casa diante do Red Bull Bragantino, Capivariano e Botafogo, respectivamente.

O NOVO PAULISTÃO

A grande novidade é a nova fórmula de disputa, desenhada para aumentar a competitividade, a imprevisibilidade e o apelo de cada partida. Inspirado na UEFA Champions League, o novo sistema distribui as oito rodadas da primeira fase em um modelo de potes: os times enfrentam-se todos dentro de cada pote e contra alguns times dos outros potes. Isso elimina os grupos fixos tradicionais.

Na primeira fase, cada time jogará oito partidas —quatro em casa e quatro fora— enfrentando adversários de todos os níveis e garantindo equilíbrio técnico e grandes clássicos logo nas primeiras rodadas. Os times foram distribuídos em cada pote de acordo com critérios técnicos.

Ao final da primeira fase, os oito melhores avançam para as quartas de final, em jogo único, com empates decididos nos pênaltis. As semifinais também serão em partida única, e a grande final está programada para o dia 8. Os dois últimos colocados ao final da primeira fase são rebaixados ao Paulistão A2 2027.

DNA INOVADOR

Além do novo formato, o Paulistão 2026 trará novidades diretamente ligadas à experiência em campo. A partir da próxima edição, todos os jogos terão parada para hidratação: serão dois minutos no primeiro tempo e dois minutos no segundo, garantindo melhores condições físicas aos atletas para o melhor espetáculo. A medida foi debatida e aprovada pelos treinadores, capitães e executivos de todos os clubes do Paulistão, em reunião com Mauro Silva, Vice-Presidente da FPF.

Ainda a pedido dos profissionais da área técnica dos clubes, a FPF também implantará uma ofensiva por mais tempo de bola rolando: a Comissão de Arbitragem da FPF atuará junto aos árbitros, assistentes e VAR  ações para agilizar os reinícios da partida, menor tolerância para situações de simulações e cera e reposição de tempo para aumentar o tempo de jogo.

As medidas reforçam o histórico DNA inovador da FPF, que em 2025 já havia sido pioneira na implementação do Sistema Multiball —agilizando a reposição de bola e aumentando o tempo de jogo efetivo— e na utilização da câmera no árbitro, aproximando o torcedor ainda mais da dinâmica da partida e das decisões da arbitragem.

TRANSMISSÃO MULTIPLATAFORMA

O Paulistão 2026 reforça também o sucesso do modelo multiplataforma que transformou o torneio em um case de visibilidade e engajamento no futebol brasileiro. Em 2026, a competição chegará ao quinto ano neste modelo, com Record TV, TNT Sports (TNT e HBO Max) e YouTube CazéTV, que transmitirão os jogos ao vivo, ampliando o alcance e a diversificação de público entre TV aberta, fechada, streaming e plataformas digitais.

A Record e o YouTube, na CazéTV, transmitirão 19 partidas da competição (Final, 2 jogos de semifinal, 2 jogos de quartas de final, 14 jogos da primeira fase, incluindo 4 clássicos).

A TNT Sports passará a exibir, a partir de 2026, todos os jogos do Paulistão. Todas as partidas do torneio serão transmitidas pela plataforma de streaming HBO Max, enquanto duelos selecionados serão exibidos pelo canal TNT (TV Fechada). Nas plataformas digitais, a TNT Sports seguirá trazendo todos os melhores momentos, entrevistas, conteúdos especiais e interatividade.

PARCEIROS COMERCIAIS

Além das transmissões, o campeonato seguirá fortalecido por grandes patrocinadores, com Bet365, Betano, 7K, Dorflex, Casas Bahia, Bis, Clear, SIL, Pedigree e Penalty já confirmados como parceiros oficiais da edição 2026, garantindo estabilidade comercial e grande exposição para o futebol paulista.

Outra novidade é  a bola do campeonato: a Mag11a, desenvolvida pela Penalty em parceria com a FPF e com participação direta dos atletas. Ao longo do segundo semestre, protótipos foram testados em visitas aos clubes paulistas, e o modelo escolhido pelos jogadores foi apresentado em primeira mão no evento.

Entre as inovações técnicas, a bola traz diferenciais que elevam o desempenho em campo: a câmera Air Control, que mantém a retenção de ar até seis vezes mais que bolas convencionais; o enrolamento Orbi X, que assegura esfericidade e estabilidade; a camada de amortecimento Sense, que reduz o impacto e aumenta o conforto; além da construção Aeroflow, que otimiza a aerodinâmica e proporciona trajetórias mais precisas.

Outra novidade apresentada foi a estreia da Diadora como fornecedora oficial da arbitragem paulista. A marca italiana, fundada em 1948 e referência mundial em esportes, retorna com força ao futebol brasileiro em uma parceria que reforça o padrão de excelência da arbitragem da FPF.

A partir de 2026, todos os árbitros, assistentes e árbitras que atuam nas mais de 5 mil partidas organizadas pela entidade usarão uniformes Diadora, marcando o início de uma nova fase de modernização e identidade visual para a categoria.

SUCESSO CONTÍNUO

Mais de 100 milhões de pessoas assistiram ao Paulistão 2025. A Record teve um alcance acumulado de 76 milhões de pessoas e a finalíssima liderou a audiência durante todo o horário nove. O YouTube/CazéTV alcançou números de Copa do Mundo: média de 2,16 milhões de pessoas por partida e quatreo jogos no top 10 da história do YouTube. O sucesso também foi absoluto na TV fechada: a TNT Sports registrou a maior audiência do ano, com média de 336 mil pessoas por partida.


Clique aqui e confira a tabela básica do Paulistão 2026

⚽🤾🏼‍♂️🏈 Th+ Esportes (28/11/2025)

🚨 AO VIVO | ENTREVISTA COM FÁBIO MATIAS E MUITO SOBRE O PAULISTÃO DE 2026

quinta-feira, 27 de novembro de 2025

Com seis acessos na carreira, lateral-direito Jonathan é o primeiro reforço do Botafogo para 2026


O Botafogo, de Ribeirão Preto, acertou a contratação de seu primeiro reforço para a próxima temporada. Trata-se do lateral direito Jonathan, de 33 anos, que tem no currículo seis acessos para a Série A do Campeonato Brasileiro.

Um dos acessos foi conquistado em 2023 com o Criciúma, onde atuou nos três últimos anos. Na oportunidade, o jogador foi comandado pelo treinador Cláudio Tencati.

Ele ainda fez parte do elenco do Bahia e do Botafogo-RJ, que subiram para a elite do futebol brasileiro em 2022 e 2021, respectivamente.

Em 2019, o atleta foi um dos protagonistas da campanha de acesso do Atlético-GO. Na época, disputou 27 dos 38 jogos do torneio.

Três anos antes, o jogador também esteve no grupo do time goiano que ascendeu à Série A.

Já em 2014, obteve o primeiro acesso na divisão pela Ponte Preta.

Jonathan também disputou três temporadas na Série A do Campeonato Brasileiro pelo Criciúma em 2024, Coritiba em 2020 e Atlético-GO em 2017.

No currículo, o lateral ainda coleciona títulos. Ele foi campeão do Campeonato Goiano (2019), do Campeonato Catarinense (2024) e da Recopa Catarinense (2024), além de bicampeão da Série B com Atlético-GO (2016) e Botafogo (2021).


FICHA TÉCNICA 


NOME: Jonathan Francisco Lemos
POSIÇÃO: Lateral direito
DATA DE NASCIMENTO: 25/08/1992, 33 anos
CIDADE DE NASCIMENTO: Santa Maria-RS
CLUBES: Criciúma, Botafogo, Bahia, CSA, Atlético-GO, Coritiba, Água Santa, Portuguesa, Capivariano, Ponte Preta e Brasiliense









Fonte e foto: assessoria de imprensa do Botafogo

⚽🤾🏼‍♂️🏈 Th+ Esportes (27/11/2025)

Museu do Futebol divulga vencedores do Concurso de Crônicas e Contos 2025


Os 20 textos selecionados pelo júri tratam do futebol na América do Sul - paixões, dramas e memórias que unem a região em torno do esporte


Paixões, dramas e memórias que unem os países da América do Sul através do futebol. São histórias de imigração, lembranças de torcedores, resistência feminina, memórias de guerras e ditaduras e rivalidade nas fronteiras em histórias que emocionam e fazem rir. Assim são os 20 textos vencedores do Concurso de Crônicas e Contos do Museu do Futebol 2025, cujos resultados estão sendo anunciados agora. Localizado no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, o Museu do Futebol é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.  

O concurso teve como tema central o futebol sul-americano, inspirado na exposição temporária ¡Cancha brava! Futebol sudamericano en disputa, em cartaz no museu até abril de 2026. Por isso, pela primeira vez foram aceitos textos em espanhol, desde que o autor ou autora seja residente no Brasil.  

Em sua quarta edição, o concurso teve novamente a parceria da Revista Placar. Além do prêmio em dinheiro e da publicação dos textos em um livro bilíngue (português e espanhol), esta edição traz uma novidade: pela primeira vez, os textos terão também uma versão em audiolivro, em português e espanhol, produzida e disponibilizada gratuitamente pelo aplicativo do Skeelo, uma das principais plataformas de audiobooks e ebooks do Brasil. 

Em primeiro lugar, o texto As jugulares da Améfrica Ladina, de Antonio Gomes de Jesus Neto, narra a história de um imigrante africano que vem à América do Sul em busca do sonho de tornar-se jogador profissional. Chega pelo Peru e percorre praticamente todo o continente até se estabelecer em Mar del Plata, observando e sentindo na pele as complexidades da uma região ainda marcada pela desigualdade e pelo racismo. 

Em segundo lugar ficou Driblando fronteiras, de Reginaldo Pereira, ambientada na região de tríplice fronteira entre Brasil, Peru e Colômbia. Na cidade de colombiana de Letícia, a participação do Brasil nas Copas do Mundo sempre foi motivo para uma festa entre vizinhos – mas isso muda quanto Seleção encontra a Colômbia nas quartas de final de 2014. O clima historicamente amistoso começa a se encher de tensão, até que a ideia de um jogo amistoso entre moradores restaura a paz local.  

Negócio de família, de Maria Elisa Savaget Carneiro, ficou em terceiro lugar com a narrativa bem-humorada sobre uma família inusitada que mora ao lado de um estádio de futebol, tendo como maior diversão tentar entrar sorrateiramente nos clássicos. A história guarda uma surpresa que só se revela na última linha.  

 De 4º a 20º lugares, foram classificados os seguintes textos (por ordem alfabética, sem ranking):  

 A América cabe no meu quintal, de Dudu Machado  

A partida, de Bibiana Lucas  

Bette, jogadora de futebol, brilha no primeiro clássico Gre-Nal de futebol feminino, de Ana Laura Chepp 

Eu odeio Rivelino, de Roberto Vieira    

Fronteiras, de Weslley da Silva 

Ganhamos ontem, de Mateo Olivera Santivañez 

Ignacio e Toto, de Cassio Giorgetti  

La frontera, de Maria Fernanda Moraes 

La mejor final de la historia o una mejor historia sin final, de Maira Yesenia Trujillo Vanegas 

O jogo dos abraços, de Sidney Dupeyrat  

Suplantación, de Gabriel Mamani Magne  

Tarde carioca, de Gabriel Bortulini  

Um conto de futebol, de Leticia Quadros 

Um respiro à altura, de Leonardo Catto 

Un dinosaurio en Santiago, de Francesco Jordani Rodrigues  

Vizinhos, de David Ehrlich 

Zagueiro-zagueiro, de Leo Lepri 


Os vencedores receberão prêmios de R$ 3.000 para o primeiro lugar; R$ 2.000 para o segundo; R$ 1.500 para o terceiro e R$ 800 cada um dos demais. Todos os textos vencedores podem ser lidos no site do Museu do Futebol.  

Julgamento 

Foram recebidas 762 inscrições válidas de todo o Brasil - número recorde desde a criação do Concurso. Os textos foram avaliados pelo júro composto pela escritora Luiza Romão, vencedora do Prêmio Jabuti 2022 com o livro de poesia Também guardamos pedras aqui; pelo historiador e podcaster Matias Pinto, pesquisador e apresentador de vários casts, entre eles O Som das Torcidas e Xadrez Verbal; o repórter Klaus Richmond, da Revista Placar; e a coordenadora do Núcleo de Comunicação e Marketing do Museu do Futebol, Renata Beltrão, organizadora do concurso. Luiza Romão e Matias Pinto são curadores da exposição temporária ¡Cancha Brava! Futebol sudamericano en disputa. 

SOBRE O MUSEU DO FUTEBOL  

Localizado numa área de 6.900 m² no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu, o Museu do Futebol possui salas expositivas que instigam o visitante a experimentar sensações e compreender por que, no Brasil, o futebol é mais do que um esporte: é nosso patrimônio, parte de nossa cultura e de nossa identidade.  

O Museu do Futebol é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, concebido pela Fundação Roberto Marinho. O IDBrasil Cultura, Educação e Esporte é a Organização Social de Cultura responsável pela sua gestão.  


PATROCINADORES E PARCEIROS  

A temporada 2025 do Museu do Futebol conta com patrocínio do Mercado Livre, Arkema, Goodyear, Farmacêutica EMS e Itaú Unibanco; apoio da Adidas, Grupo Globo, Pinheiro Neto Advogados, Grupo Zanchetta e Sabesp; conta ainda com a Evonik Brasil como empresa parceira e dos parceiros de mídia Revista Piauí, Rádio Transamérica FM, Gazeta Esportiva, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux. O Museu do Futebol é realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, e do Ministério da Cultura – Lei Rouanet.  


quarta-feira, 26 de novembro de 2025

NR Sports oficializa a repatriação da Marca Pelé e divulga filme especial celebrando o retorno do legado ao Brasil


Movimento marca um passo histórico na preservação e governança da identidade do Rei do Futebol sob administração brasileira


A NR Sports anunciou oficialmente a aquisição e repatriação da marca Pelé, trazendo de volta ao Brasil um dos maiores símbolos da história do esporte mundial. O movimento representa um passo decisivo para a preservação, expansão e valorização do legado do Rei do Futebol, agora sob gestão brasileira e com governança estruturada para as próximas décadas.

Essa iniciativa simboliza a restituição de um patrimônio imaterial, reafirmando a importância de Pelé enquanto expressão maior da excelência brasileira no mundo. Ao tratarmos da Marca Pelé, não estamos diante de um ativo comum, mas de ativo intangível de altíssimo valor cultural, econômico e identitário, com reconhecimento consolidado em múltiplos mercados e elevado grau de universalidade.


A repatriação foi liderada por Neymar da Silva Santos, CEO da NR Sports, que conduziu o processo de retorno da marca ao país, com o objetivo de garantir que a imagem e os valores de Pelé sejam preservados e tratados como patrimônio cultural.

``Assumimos um compromisso histórico com respeito, responsabilidade e amor pelo legado do Rei Pelé. Devolver sua marca ao Brasil é devolver um pedaço da nossa própria identidade´´, declara Neymar Pai.

O advogado da NR Sports, Gustavo Xisto, explicou que a iniciativa nasceu da admiração de Neymar Pai por Pelé e de uma oportunidade apresentada pela família. Segundo ele, o trabalho foi conduzido com extremo cuidado, atenção técnica e profundo respeito à história do Rei, garantindo que cada etapa do processo refletisse a importância do momento.

Embora sempre tenha atuado de maneira global, a Marca Pelé tem origem, essência e legitimidade intrinsecamente brasileiras. Durante anos, parte dessa identidade circulou no exterior, levando consigo narrativas, símbolos e elementos representativos do nosso país. A repatriação consolida o retorno dessa força simbólica ao território nacional.


Agora, a NR Sports passa a cuidar dos direitos globais de gestão, licenciamento e proteção da marca Pelé, permitindo o desenvolvimento de projetos que honram o legado do Rei. A nova fase inclui linhas de produtos, iniciativas educativas, ações culturais, parcerias estratégicas e conteúdos autorais destinados às novas gerações de torcedores e fãs do futebol, que não vivenciaram a sua história, mas sentem sua influência.

Para celebrar esse marco, a NR Sports lançou um vídeo especial que simboliza o encontro entre duas eras do futebol: Pelé e Neymar Jr. Com direção de Léo Campos e Leila Savary, o filme apresenta uma estética que mistura passado e presente, com projeções de imagens históricas que reforçam a grandeza e a atemporalidade do legado do Rei. Todos os detalhes foram cuidadosamente pensados, desde a pesquisa de acervo até a trilha sonora, com o objetivo de prestar uma homenagem respeitosa e emocionante.

O texto narrado por Neymar Jr. reforça a união entre gerações e o compromisso de dar continuidade ao legado de Pelé.

``Estou muito feliz em participar deste marco histórico. Repatriar uma marca tão importante para o futebol mundial e tê-la de volta ao Brasil é maravilhoso. Fomos os principais fatores para que isso acontecesse, e tenho muito orgulho do meu pai, da NR Sports e de estar fazendo algo grandioso para uma pessoa que merece todas as homenagens possíveis´´, declarou o atleta.


A cerimônia de anúncio da repatriação (que aconteceu na terça-feira 25/11) contou com a presença de Flávia Arantes do Nascimento, filha de Pelé, que representou a família emocionada pelo retorno oficial da marca ao Brasil. Também estiveram presentes Dona Maria Lúcia, irmã do Rei, além de grandes ídolos eternos do Santos e do futebol brasileiro que jogaram ao lado de Pelé e fizeram parte de sua história, entre eles Clodoaldo, Pepe, Edu, Abel, Manoel Maria, Maneco, Juary e Lalá entre outros nomes históricos que simbolizam a era de ouro do futebol brasileiro.

A escolha do Museu Pelé, em Santos, como cenário para esse anúncio não é apenas simbólica. Representa o local mais legítimo para o renascimento da marca. A cidade que acolheu o menino Edson e testemunhou o surgimento do rei torna-se agora marco oficial da nova era da Marca Pelé, alinhando história, autenticidade e projeção futura.


O vídeo completo da repatriação e seu making of já estão disponíveis nos canais oficiais da NR Sports.

 

 Clique aqui e confira: Assista - A Marca Pelé voltou para casa: 


Clique aqui e confira o making of: 



PERGUNTAS E RESPOSTAS



O que motivou a comprar a marca Pelé neste momento?

Pelé é mais do que uma marca, é patrimônio histórico e cultural imaterial pertencente ao Brasil. Como expressão cultural deve ser transmitido de gerações para gerações. A NR SPORTS protagonizou um momento importante no mercado publicitário, com o retorno do Neymar Jr. para o Brasil, para o seu time de origem e coração. Neymar Jr. herdou a camisa 10 do Rei Pelé e foi chamado de Príncipe. A oportunidade surgiu do alinhamento desses dois ativos, da sinergia entre as duas Marcas, com a possibilidade de rejuvenescimento da Marca Pelé (originária da TV preto e branco) por meio da contemporaneidade da Marca Neymar Jr. (originária das mídias sociais). A NR SPORTS, portanto, como detentora dos direitos de PI (Propriedade Intelectual) da Marca Neymar Jr. não mediu esforços em adquirir os direitos de PI da Maraca Pelé.

Como foi conduzido o processo de negociação para a recompra?

Originalmente, em meados de março de 2025, a oportunidade foi trazida para a NR Sports pelo Edinho, filho do Rei Pelé. Edinho apresentou, por intermédio do advogado da NR Sports, Gustavo Xisto, os titulares dos direitos de PI da marca Pelé (Gary e Luke Davis) e já vinha conduzindo um processo de aquisição. As conversas evoluíram consideravelmente e o negócio quase concretizado. Contudo, em meados de maio Edinho seguiu outro caminho e decidiu deixar as negociações. Após dois meses os titulares da marca procuraram novamente a NR Sports, por intermédio de Márcio Clare, parceiro estratégico da NR Sports, que atua, dentre outro, no segmento de entretenimento. As conversas e negociações evoluíram rapidamente e os contratos concretizados, com a aquisição de todas as “Units - Ações” da Pelé Brands LLC, companhia americana sediada na Flórida e titular de todos os direitos de PI da Marca Pelé, desde 2023, com registros em órgãos de registros de marcas e patentes em mais de 50 países. A negociação deu origem à Pelé Brand Brasil, titular, por consequência, de todos os direitos de PI da marca Pelé. 

Qual foi o valor da operação?

Os contratos de aquisição impõem regras de confidencialidade, que impedem a divulgação de informações que não sejam públicas. A Marca Pelé não está à venda e, portanto, não tem preço. A Marca Pelé possui valor intangível.


Quem participou ativamente da negociação?

Neymar da Silva Santos, CEO da NR Sports, Gustavo Ribeiro Xisto, advogado das empresas e da família Neymar e Márcio Clare Gourlart de Carvalho, parceiro estratégico, auxiliados pelo escritório FFT Advogados, representado por Felipe de Assis Torres.

A NR Sports adquiriu quais direitos exatamente?

Foram adquiridos pela Pelé Brand Brasil (NS10 Holding) as ações da Pelé Brand LLC, titular de todos os direitos de Propriedade Intelectual da Marca Pelé, conjunto de ativos, tais como o direito à exploração comercial do nome Pelé, da assinatura, dos desenhos, personagens, caricaturas, imagem e som de voz, fotos e vídeos, todos os perfis das redes sociais, como, por exemplo @pele (Instagram), todos os contratos ativos e propostas em curso, o direito de licenciar a terceiros todos esses ativos. De forma mais didática, a silhueta do “soco no ar” e da “bicicleta” do Pelé compõe o acervo de ativos de PI. A Marca Café Pelé, por exemplo, já foi negociada na década de 70 com a Cacique Alimentos e posteriormente adquirida pela empresa holandesa Jacobs Douwe Egberts (JDE). Essa marca não pertence aos direitos de PI, mas compõe o acervo de potenciais licenciamentos. Nas negociações já foi firmado um contrato de licenciamento e parceria estratégica com o ex titular dos direitos de PI (Gary Davis) para exploração da Pelé Soccer (loja física e ecommerce), por meio da sua empresa Soccer World (Gary e Luke Davis), com lojas em Nova York, Orlando (Disney) e Miami, além da nova loja que será inaugurada em Paris. Resumindo: os direitos de PI pertencem à Pelé Brand LLC, companhia americana, cujas ações eram de titularidade do Gary Davis e outros acionistas estratégicos. 100% das ações (Units) foram adquiridas pela Pelé Brand Brasil (NS10 Holding), sociedade anônima de capital fechado, que tem como Diretores Administrativos Neymar da Silva Santos e Márcio Clare, além de Gustavo Xisto como Diretor Jurídico.


Qual é a visão da NR Sports sobre o legado do Pelé?

O lançamento da nova fase da Marca Pelé tem como objetivo central restituir ao Brasil um de seus maiores patrimônios culturais, reposicionando o legado do Rei não apenas como um símbolo esportivo, mas como uma plataforma estratégica de inspiração, educação e identidade nacional.

Qual será a diretriz central da NR para preservar e amplificar esse legado?

O início de uma nova era. Uma era em que Pelé deixa de ser apenas uma lembrança gloriosa do passado e volta a ser um agente ativo de transformação social, capaz de dialogar com crianças, jovens, adultos e idosos, todos atravessados, de formas diferentes, por sua história.

O Santos Futebol Clube terá alguma participação?

Na aquisição da marca o Santos FC não participou, mas não existe Pelé sem Santos, não existe Santos sem Pelé. Santos apresentou o Pelé ao mundo e o Pelé levou o Santos para todos os cantos do planeta. Também é prioridade dos gestores da marca negociar contrato de licenciamento com o Santos FC. Já estamos com o assunto na mesa e sendo discutido pelos departamentos comerciais e de marketing.

Como a família do Pelé será integrada nessa repatriação?

A família não participou da negociação, com exceção do Edinho, no início e somente na primeira fase. Após a sua decisão de saída das negociações, a família não participou ativamente. A gestão da Pelé Brand Brasil será totalmente profissional, sem envolvimento da família Pelé ou Neymar Jr., com exceção, claro, de Neymar da Silva Santos, administrador das empresas. Duas condições indiscutíveis foram estabelecidas pelo Neymar Pai desde o primeiro momento do projeto de repatriação do legado. Contribuir com o projeto criado com todo carinho pelo Pelé, que é a Pelé Foundation e a ajuda à família do Rei. Essas duas “Entidades” estão dentro do planejamento estratégico. Os dois assuntos são prioritários e serão tratados com os representantes logo após a fase de anúncio oficial.







Fonte: 








Arboleda, do São Paulo, é jogador que mais desfalcou um time brasileiro por lesões


O São Paulo se prepara para enfrentar Fluminense pelo Campeonato Brasileiro sem contar com Arboleda, lesionado. O desfalque é recorrente. De forma mais precisa: em 33,7% de todas as partidas disputadas pelo Tricolor do Morumbis desde 2020, o zagueiro não pode ser relacionado por estar lesionado ou aprimorando o condicionamento físico.

Levantamento inédito do Bolavip Brasil descobriu que Arboleda é o jogador que mais desfalcou um time brasileiro nos últimos seis anos por motivos médicos ou físicos.

O estudo mapeou todos os 82 jogadores de linha que atuaram ao menos uma vez nas últimas seis edições do Brasileirão, desde 2020 até 2025, com o suporte da ferramenta de estatísticas Opta. Em seguida, checou com dados do site Transfermarkt todas as partidas em que eles não foram relacionados por motivos de lesão ou mau condicionamento físico.

Finalmente, com o número total de partidas disputadas pelas equipes no período, foi possível calcular o percentual de jogos que um determinado atleta perdeu por estar entregue ao departamento médico ou à preparação física.

Os três jogadores que mais desfalcaram times brasileiros desde 2020

Arboleda, do São Paulo, é o jogador em atividade no futebol brasileiro que mais desfalcou seu time nos últimos seis anos. Ele esteve em campo em 57,4% das partidas possíveis. Em 33,7% das partidas possíveis, ele não foi relacionado por estar ou entregue ao departamento médico, ou à preparação física do clube do Morumbi.

O segundo colocado neste ranking é Jair, volante do Vasco. Desde 2020, atuando por Atlético-MG e Vasco, ele perdeu 29,7% das partidas por estar sem condições de ao menos figurar no banco de reservas. Ele sofreu duas lesões sérias no joelho direito em menos de dois anos, a última em setembro.

O terceiro jogador do futebol brasileiro que mais desfalca seu time por problemas médicos ou físicos é Alisson, do São Paulo. Nas últimas seis temporadas, ele desfalcou o time em 27,6% dos jogos.

Flamengo é quem tem mais jogadores que desfalcaram por lesões

Levando em consideração os 20 jogadores que atuam no futebol brasileiro que mais desfalcaram seus times por lesões nos últimos seis anos, o Flamengo é quem tem mais jogadores problemáticos em termos clínicos e físicos no elenco: quatro.

Além de Pedro, Bruno Henrique, Arrascaeta e Allan aparecem como jogadores com um alto percentual de jogos perdidos por lesão ou má forma física: todos acima dos 21% dos jogos possíveis de serem disputados.

Para se ter uma ideia, o levantamento descobriu que os 82 jogadores analisados desfalcaram seus times em média em 17% das partidas possíveis devido a problemas clínicos ou físicos.

Os 10 jogadores que mais desfalcaram seus times por lesão nos últimos seis anos:


1 - Arboleda (São Paulo): 33,7% das partidas

2 - Jair (Atlético-MG/Vasco): 29,7% das partidas 

3 - Alisson (Grêmio/São Paulo): 27,6% das partidas 

4 - Bruno Henrique (Flamengo): 27,5% das partidas

5 - Saravia (Internacional/Botafogo/Atlético-MG): 27% das partidas

6 - Pedro (Flamengo): 26% das partidas

7 - Lucas Evangelista (RB Bragantino/Palmeiras): 25,6% das partidas

8 - Keno (Atlético-MG/Fluminense): 25,3% das partidas

9 - Igor Rabello (Atlético-MG/Fluminense): 25,3% das partidas

10 - Guilherme Arana (Atlético-MG): 25,1% das partidas


Sobre o Bolavip Brasil

O Bolavip Brasil apresenta o melhor do esporte, com o objetivo de entreter os fãs e promover debates. Com sedes nas principais cidades da América, a marca conta coletivamente com uma equipe de cerca de 200 criadores de conteúdo, que são amplamente reconhecidos como autoridades em futebol, estatísticas e dados esportivos.

O site pertence à Better Collective. A Better Collective possui mídias esportivas globais e nacionais com a visão de se tornar o principal grupo de mídia esportiva digital. Estamos em uma missão de entusiasmar os fãs de esportes por meio de conteúdo envolvente e fomentar comunidades apaixonadas no mundo todo. O portfólio inclui diversas marcas, como: HLTV, FUTBIN, Soccernews, Action Network, Playmaker HQ, VegasInsider, Bolavip, Redgol, Torcedores e Somos Fanáticos. Com sede em Copenhague, na Dinamarca, a empresa é duplamente listada na bolsa de valores Nasdaq Stockholm (BETCO) e listada na Nasdaq Copenhagen (BETCO DKK).

Nathan Fogaça faz campanha de superação com a camisa do Novorizontino na Série B


O atacante Nathan Fogaça terminou a Série B com aproveitamento de campeão. Nas 16 partidas que disputou pelo Novorizontino, o time somou 65% dos pontos. O Coritiba, vencedor desta edição, teve aproveitamento de 57%.

Com Nathan em campo, o Tigre de Novo Horizonte conquistou nove vitórias, quatro empates e sofreu apenas três derrotas.

``Foi uma temporada de superação para mim. Me lesionei, consegui me recuperar e trabalhei para ajudar da melhor forma possível. Fico feliz por ter contribuído dentro de campo ao longo da competição. Tenho certeza que, pelo projeto que o Novorizontino vem construindo, logo vai conquistar o acesso´´, disse o atleta, de 26 anos.


Nathan concluiu a Série B com outro feito individual: foi o recordista de gols em uma só partida. Autor de “hat-trick” na vitória por 3 a 1 sobre o Paysandu, ainda no primeiro turno, o atacante foi o único jogador a marcar três gols em um mesmo jogo desta edição.

``Essa curiosidade dos três gols me deixa feliz, claro, mas encaro tudo isso com humildade. O mais importante sempre foi ajudar o time. Sigo trabalhando todos os dias para evoluir, melhorar meus números e seguir contribuindo dentro de campo´´, finalizou.

Revelado no Coritiba e com passagem pelo futebol dos Estados Unidos, Nathan Fogaça chegou ao Novorizontino nesta temporada, após ser um dos destaques do Operário-PR na Série B de 2024.








Fonte: AV - Foto: Divulgação

⚽🤾🏼‍♂️🏈 Th+ Esportes (26/11/2025)

Após o fiasco na temporada de 2025, Botafogo dispensa 16 jogadores do elenco



O Botafogo, de Ribeirão Preto, sob a batuta de Toninho Cecílio, que comandou o departamento de futebol na maior parte da temporada de 2025, foi um verdadeiro desastre. Quase caiu no Paulistão, foi eliminado apanhando os dois clássicos contra o Comercial logo na primeira fase da Copa Paulista, e só não foi rebaixado na última rodada da Série B do Brasileiro porque o Operário-PR superou a Ferroviária, que acabou indo parar na Série C.

Toninho Cecílio, de tantas contratações ruins, foi demitido  antes mesmo de encerrar a temporada de 2025. E, com o término da Série B, a nova diretoria e o dono da SA do Botafogo, Adalberto Batista, fizeram uma verdadeira faxina no elenco do Pantera.

Após reuniões realizadas pelo departamento de futebol nos últimos dias, o Botafogo definiu a saída de 16 jogadores que fizeram parte do elenco em 2025.
Os atletas que deixam o clube são: o goleiro João Carlos, os zagueiros Alisson Cassiano e Rafael Milhorim, o lateral direito Wallison, os laterais esquerdo Jean Victor e Gabriel Risso, os meio-campistas Gabriel Bispo, Jhony Douglas, Wesley Dias, Matheus Barbosa e Alejo Dramisino e os atacantes Jonathan Cafu, Robinho, Matheus Regis, Gabriel Barros e Ronie Carillo.


ANDRÉ LEITE E FILLIPE SOUTTO VÃO COMANDAR O DEPARTAMENTO DE FUTEBOL



Apresentados oficialmente na última segunda-feira (24), André Leite, diretor executivo de futebol, e Fillipe Soutto, gerente de futebol, comentaram sobre o planejamento do Botafogo para a próxima temporada.

Eles foram anunciados nos cargos no dia 23 de outubro e ficaram à frente do time nesta reta final de Série B do Campeonato Brasileiro.

``Já estamos conversando com o Cláudio Tencati (novo treinador), o Fillipe Soutto e o Enory, além do presidente Adalberto Baptista, sobre a montagem do elenco para a próxima temporada. Estamos fazendo um diagnóstico do que precisa ser feito para montar uma equipe que dê alegrias ao torcedor botafoguense´´, disse André Leite.

O diretor executivo de futebol comentou também sobre a contratação do treinador Cláudio Tencati, anunciada pelo clube nesta segunda-feira.

``O Tencati é um treinador vencedor, muito comprometido com a instituição e tem uma boa ideia de jogo, além da boa gestão de grupo. Já trabalhei com o Tencati, assim como o Soutto e o Enory também trabalharam´´.

Já Fillipe Soutto afirmou que está feliz com a nova função e espera ajudar o clube na conquista de seus objetivos.

``Estou muito feliz com essa oportunidade e espero corresponder da melhor forma possível. Estou feliz de retornar para a minha casa´´, afirmou Soutto, que jogou no Pantera por três temporadas.

``Tenho a convicção de que 2026 será uma temporada diferente. Vamos montar um elenco competitivo e buscando atletas de excelência em todos os sentidos”, completou.










Fonte e foto: assessoria de imprensa do Botafogo

FPF faz o lançamento da 56ª edição da Copa São Paulo de Futebol Jr


A 56ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior teve os detalhes divulgados em evento na Mercado Livre Arena Pacaembu na noite da última terça-feira (25/11). Com a manutenção de 128 clubes participantes em 32 sedes distribuídas em 30 cidades, o torneio tem início no dia 2 de janeiro e a decisão marcada para o dia 25, data de aniversário da cidade de São Paulo. Todas as 255 partidas da Copinha serão transmitidas ao vivo.

Com transmissão da Record, Record News, Xsports e nos canais do YouTube da Cazé TV e do Paulistão, a competição terá ampla visibilidade com todos os 255 jogos transmitidos. Além disso, são parceiros da FPF no torneio a Sil, Centauro, Bis, Eurofarma e Wizard by Person.

O evento, que teve a presença de Samir Xaud, presidente da CBF, apoiadora da Copinha, foi apresentado por Raony Pacheco, narrador e apresentador da Cazé TV, contou com comentários de Djalminha e Souza, ex-jogadores, atuais comentaristas do canal e que disputaram a Copinha em 1990 e 2000, respectivamente, e teve a abertura de Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol.

``O sucesso da Copinha passa por vocês que acreditam, que investem, que divulgam e que fazem do futebol de base do país um instrumento importante de transformação social. Muito obrigado pelo apoio e parceria da CBF, na presença do presidente Samir Xaud. Obrigado aos prefeitos, Secretários de Esporte e federações pela infraestrutura, logística e segurança. Sem vocês não conseguiríamos receber os quase 4 mil atletas, vindos de todos os cantos do país. Obrigado aos clubes, comissões técnicas, atletas, árbitros, imprensa, patrocinadores e torcedores por estarem ao nosso lado. Quando a gente diz ‘sim’ para a Copinha, estamos dizendo ‘sim’ ao futuro do futebol e desses jovens atletas´´, disse o presidente da FPF em seu discurso de abertura.

``Peço licença para cumprimentar nosso presidente Reinaldo Carneiro Bastos. Obrigado pelo convite de poder participar junto com você da Copinha. É uma honra dividir esse momento com todos vocês. Eu que venho do estado de Roraima, fui jogador de futebol de base como tantos outros garotos, sonhei um dia em jogar a Copinha. Não foi um desejo isolado, todos os meninos do Brasil carregam esse sonho porque a Copinha tem esse espírito democrático de reunir jovens em todos os cantos do país. Essa diversidade sempre nos trás surpresa, histórias emocionantes e o intercâmbio de experiências e riquezas para se ver no mundo´´, disse Samir Xaud, presidente da Confederação Brasileira de Futebol.

Assim como nos anos anteriores, as equipes se enfrentam em jogo único dentro dos grupos, classificando as duas mais bem posicionadas às fases de mata-mata. Em caso de empate nestes confrontos diretos, a decisão da vaga se dará sempre em disputas de pênaltis.

Das 30 cidades-sede desta edição da Copinha, três são inéditas: Araçatuba, Cosmópolis e Patrocínio Paulista. Ao todo, 106 cidades já foram sede de jogos do torneio nessas 56 edições desde 1969.

Ao mesmo tempo, 23 clubes vão estrear na competição nesta edição: Águia de Marabá-PA, Araçatuba-SP, Athletic-MG, Batalhão-TO, Centro Olímpico-SP, Cosmopolitano-SP, Esporte de Patos-PB, Esportiva Real-RR, Guanabara City-GO, I9-SP, Independente-AP, Itaquá-SP, Maricá-RJ, Maruinense-SE, Meia Noite-SP, Naviraiense-MS, QFC-RN, Quixadá-CE, Real-RS, Real Soccer-SP, São Luís-MA e União Cacoalense-RO.

Com 11 títulos, o Corinthians é o maior campeão da Copinha seguido de Fluminense, Internacional e São Paulo com 5; Flamengo com 4; Atlético Mineiro e Santos com 3; Nacional, Palmeiras, Ponte Preta e Portuguesa com 2; América-MG, América-SP, Cruzeiro, Figueirense, Guarani, Juventus, Marília, Paulista, Roma Barueri, Santo André e Vasco da Gama, com 1.


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segunda-feira, 24 de novembro de 2025

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Coritiba campeão da Série B! Athletico, Chapecoense e Remo festejam o acesso ao Brasileirão de 2026

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Português Ricardo Lima é o novo treinador do Sertãozinho


O Sertãozinho Futebol Clube, atual campeão da Série A3 do Campeonato Paulista, confirma a chegada do técnico português Ricardo Lima para comandar a equipe na próxima temporada, quando disputará a Série A2.

Com 10 anos de experiência como treinador principal, Ricardo Lima construiu sua carreira em Portugal, com passagens por clubes do país e atuação tanto na base quanto na equipe principal do Vitória de Guimarães. No Brasil, comandou o Capital FC, onde avançou de fases em suas estreias na Copa do Brasil e na Copa Verde.

Reconhecido pelo trabalho na formação e no desenvolvimento de jogadores, o treinador participou da evolução de atletas como Alberto Costa, atualmente no FC Porto.

Ricardo chega ao Sertãozinho acompanhado dos também portugueses Tiago Rocha (auxiliar técnico) e Tiago Costa (analista de desempenho), reforçando a comissão técnica grená.

O novo treinador já está em solo sertanezino e inicia imediatamente os preparativos para a pré-temporada.






Fonte e foto: assessoria de imprensa do Sertãozinho

Cláudio Tencati é o novo treinador do Botafogo de Ribeirão Preto


O Botafogo, da cidade de Ribeirão Preto, no dia seguinte a conquista da permanência na Série B do Campeonato Brasileiro, já tem um novo treinador para a próxima temporada. Trata-se de Cláudio Tencati, de 52 anos, que tem no currículo o acesso para a Série A.

Ele subiu para a elite do futebol nacional com o Criciúma em 2023. Dois anos antes, dirigiu o time catarinense no acesso para a Série B.

Conhecido por realizar trabalhos longevos em vários clubes do país, o novo comandante passou também pelo Atlético-GO, Vitória, Juventude e Londrina, onde ficou de 2011 a 2017.

Na equipe paranaense, conseguiu os acessos para a Série C em 2014 e para a Série B em 2015.

``Estou muito feliz com o projeto apresentado pelo Adalberto Baptista e o André Leite, que mostraram os objetivos do clube para a próxima temporada. Vamos mudar a chave e brigar pelo acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro. Esse é o desejo de todos que estão envolvidos com o projeto´´, disse Cláudio Tencati.


``O Botafogo é um clube super tradicional do futebol brasileiro e que está muito bem organizado. Em breve, terá um Centro de Treinamento para as categorias de base, o que será muito importante para o crescimento da equipe´´, completou.

Cláudio Tencati terá na sua comissão técnica os auxiliares Aléssio Antunes e Lucas Leme.

Ivan Izzo, que dirigiu o Tricolor interinamente nas últimas oito partidas da Série B, permanecerá como auxiliar técnico da casa.

CONFIRA A FICHA TÉCNICA DE CLÁUDIO TENCATI

NOME: Cláudio Aparecido Tencati; Cláudio Tencati

DATA DE NASCIMENTO: 09/12/1972, 52 anos

CIDADE DE NASCIMENTO: Indianópolis (PR)

CLUBES: Juventude, Atlético-GO, Criciúma, Brasil-RS, Londrina, Vitória, Paranavaí e Cianorte









Fonte e foto: assessoria de imprensa do Botafogo