quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Lusa luta contra um tabu de 25 anos em Curitiba

A partida da Portuguesa deste sábado (18), às 15h50, em Curitiba, marca o retorno do Coritiba ao Estádio Couto Pereira após punição imposta pelo STJD de 10 partidas pelos conflitos ocorridos na última rodada do Brasileirão de 2009, quando o Coxa foi rebaixado e sua torcida deu vexame ao invadir o campo e promover pancadaria e desordem. Além de enfrentar o bom time paranaense, que ocupa a terceira colocação da Série B, a Lusa também encara um incômodo tabu que já dura 25 anos.

Boa parte dos torcedores lusos não era nascida quando a Portuguesa venceu o Coxa pela última vez no Couto Pereira. Foi no dia sete de abril de 1985, com gols de Jones e Toninho, a equipe verde encarnada venceu por 2 a 0, pelo Campeonato Brasileiro.

Desde então aconteceram 10 encontros, com quatro empates e seis derrotas, a última na Série A de 2008, quando a Lusa foi goleada por 4 a 0. Apesar do retrospecto desfavorável, o time luso acredita em um bom jogo na capital paranaense.

- Não podemos nos preocupar com números ou jogos passados. Temos que ir lá e tentar jogar da nossa maneira - disse o técnico Oswaldo Alvarez. "É um grande adversário, que terá total apoio da sua torcida, mas penso que podemos fazer uma boa partida", completou.

No primeiro turno deste Brasileiro, empate em 2 a 2 no Canindé, onde, curiosamente, a Portuguesa nunca perdeu para o Coxa.

Nem só de más lembranças é feita a relação entre a Lusa e o Couto Pereira. Três dos últimos grandes momentos da Lusa no Campeonato Brasileiro aconteceram no estádio do Coritiba.

O primeiro deles ocorreu em 1996, na última rodada da fase de classificação da Série A. Sem poder jogar no Canindé por conta de punição imposta pela CBF (naquela época os times eram obrigados, quando punidos, a jogar a 400 quilômetros de distância da sua cidade sede), a Lusa goleou o Botafogo (RJ), por 4 a 1, e garantiu a vaga na fase de mata-mata da competição nacional.

Em 1998, nas quartas de final do Campeonato Brasileiro, dois empates diante do Coritiba (0 a 0 e 2 a 2), em pleno Couto Pereira, classificaram a Portuguesa para a semifinal da competição, após vitória por 3 a 1, no Canindé, no primeiro jogo do playoff.

Por fim, em 2007, quando retornou para a Primeira Divisão do futebol nacional, a Lusa conquistou o acesso no Couto Pereira. Apesar da derrota para o Coritiba, na 36ª rodada, a vitória do São Caetano por 1 a 0 sobre o Fortaleza (concorrente pela vaga), na capital cearense, garantiu o retorno antecipado.

Uma curiosidade marcou a volta da Portuguesa para a Série A. Como o outro jogo começou mais tarde do que o duelo contra o Coxa, a Rubro Verde aguardou no vestiário para poder fazer a festa do acesso.

Nenhum comentário: