segunda-feira, 25 de junho de 2012

Noroeste prioriza o trabalho com os goleiros

Se todo grande time começa com um bom goleiro, o Noroeste tem levado à risca essa afirmação. Assim como todo o elenco, os goleiros do Norusca passam por um período de preparação intensa visando à disputa da Copa Paulista, a partir do próximo dia 14 de julho.

A equipe principal do Alvirrubro conta com cinco atletas para a posição. Três deles já estavam no clube na última Série A-2 (Segunda Divisão) do Campeonato Paulista. Um dos remanescentes do Estadual é Nicolas, 26 anos, que foi titular em 24 dos 25 jogos do Noroeste na competição. Ele cita como está a preparação para a sequência da temporada.

``Este período é muito importante, estamos fazendo um trabalho intensivo com o Marcão (preparador de goleiros), sabendo que a nossa posição tem mais aspectos a serem trabalhados, por isso a carga de treinos normalmente é mais elevada´´, pontua Nicolas, que também foi titular durante boa parte da Copa Paulista de 2011.

Outro que já estava no Noroeste é William, 23 anos, que chegou a Bauru em dezembro de 2011.

``Uma coisa importante no Noroeste é o companheirismo entre os goleiros. O clube conta com vários jogadores de qualidade para a posição, mas sempre estou buscando meu espaço. Todos são tratados da mesma forma pelo Marcão, não há distinção entre quem está jogando e os demais´´, menciona.

Já Walter, de 24 anos, estava no XV de Jaú e chegou ao time bauruense em maio.

``O trabalho tem sido muito bom, na nossa posição a cobrança é grande, mas a evolução dos treinos está bacana e acredito que todos chegarão bem para a estreia da Copa Paulista´´, explica.

O preparador de goleiros Marcos Romano detalha como está desenvolvendo o trabalho com os atletas.

``São quatro goleiros, além do Yuri, que vem se recuperando de lesão. O enfoque é no trabalho de força, também fazemos preventivo (com o preparador físico Robert Yoshio), e finalizamos com treinos técnicos, aprimorando os fundamentos e a parte técnica, desenvolvendo aspectos como agilidade e velocidade´´, ressalta Romano.

Boa recuperação

O goleiro Yuri, 28 anos, que inicialmente seria operado para corrigir uma lesão no ombro direito, não passará mais pelo procedimento cirúrgico e, aos poucos, o jogador já volta a treinar com os demais atletas do elenco.

``Fiquei muito feliz na semana passada quando soube que não precisaria operar, é sempre complicado ficar no departamento médico. A minha lesão, por ser no ombro, dificulta mais, se eu jogasse na linha poderia voltar antes, mas por ser goleiro, exige-se muito da musculatura daquela região´´, explica. ``Estou fazendo trabalho intenso de fisioterapia, aos poucos estou voltando aos treinos, ainda com cautela, com exercícios de fortalecimento, alguns trabalhos específicos, o Marcão está desenvolvendo exercícios em separado comigo e isso está ajudando bastante´´, finaliza Yuri.

Experiência

Mais novo entre os goleiros do elenco profissional, Léo, 20 anos, passou por uma experiência diferente no primeiro semestre de 2012: integrou o elenco do Fluminense, campeão da Taça Guanabara e do Campeonato Carioca. Após o término do empréstimo, Léo retornou ao Noroeste em junho e comenta como foi este período no Tricolor das Laranjeiras.

``Foi um sonho realizado, eram jogadores que eu só via pela televisão e tive a oportunidade de trabalhar ao lado deles nesses seis meses. Foi uma experiência muito boa´´, detalha.

O goleiro fala ainda sobre a volta ao Noroeste.

``Todos os jogadores sempre me receberam muito bem aqui no clube, e até por ser o mais jovem entre os goleiros, procuro observar os outros, para saber no que eu posso melhorar. Agora é treinar forte aqui e procurar fazer o meu melhor no Sub-20 também´´, relata, uma vez que ainda possui idade para atuar no Campeonato Paulista Sub-20 neste ano.

Nenhum comentário: