domingo, 17 de outubro de 2021

De virada, Ituano vence Paysandu e termina o turno na liderança do grupo na Série C


O Ituano voltou a ficar em situação privilegiada em busca do sonhado acesso à Série B do Campeonato Brasileiro. No sábado (16/10), no estádio Novelli Júnior, em Itu, o Galo, de virada, derrotou o Paysandu por 3 a 1, no fechamento do turno do Grupo C do quadrangular final da Série C, e reassumiu a liderança com seis pontos.

No outro jogo da chave, o Criciúma ficou no empate sem gols diante do Botafogo-PB. Faltando agora somente os três jogos do returno a serem disputados, a classificação do Grupo C ficou assim:

1º Ituano - 6 pontos
2º Criciúma - 5 pontos
3º Botafogo-PB - 2 pontos
Paysandu - 2 pontos.

Vale lembrar que, após jogos de ida e volta dentro dos respectivos grupos (C e D), os dois primeiros colocados de cada chave garantem o acesso à Série B. E os líderes de cada uma das chaves disputam o título da Série C.


O jogo


Ituano e Paysandu fizeram jogo eletrizante de 112 minutos, com os acréscimos dos dois tempos. Com os dois times precisando da vitória, o primeiro tempo foi aberto, com muitas finalizações e vitória, parcial e de virada, do Ituano por 2 a 1.

O segundo tempo continuou com as equipes buscando a vitória num cenário diferente. O Ituano tomando cuidado para não sofrer empate e sendo perigoso nos contragolpes. E o Paysandu fazendo pressão pelo empate, mas sem ameaçar o goleiro Pegorari.

Aos 50 minutos da etapa final, o velocista João Victor, que havia entrado no segundo tempo, foi preciso e fez o terceiro gol do Ituano.

``Antes do jogo havíamos colocado situação que o planejamento tinha mudado. Com a derrota para o Criciúma, voltou o regulamento antigo do mata-mata com o Paysandu. Isso foi importante para mobilizar o grupo, que deu resposta positiva. Em termos de competitividade e agressividade. Esse time ferveu na partida a altura que o jogo pedia. Mas lembro que foi o primeiro jogo do mata mata. Sabemos como será difícil a volta na Curuzu, com público. Principalmente na condição em que está o Paysandu. Conheço lá e pesa muito o público nestes momentos. Foi só a primeira parte desta disputa´´, analisou o técnico Mazola Júnior.

Os 50 minutos do primeiro tempo, com acréscimos, foram de muita movimentação, chances criadas, finalizações e três gols. 14 finalizações, sendo 10 do Ituano. Porém, logo aos seis minutos, Danrlei recebeu na direita e o zagueiro Mancini tentou interceptar e faz a falta. Pela imagem, fora da área. Mas o pênalti foi marcado. Marlon abriu o placar para o Paysandu.

Na primeira boa oportunidade, cinco minutos depois, o Ituano empatou. Em bola alçada na área, Igor Henrique cabeceou tentando o passe para o Tiago. O zagueiro interceptou e atrapalhou o goleiro, que deu rebote. Tiago tentou com o peito e o goleiro rebateu outra vez para o zagueiro Mancini encher o pé e empatar.

``A gente conseguiu reagir bem ao gol sofrido e logo na sequência conseguimos empatar. Demonstramos poder de reação muito bom´´, lembrou Matheus Mancini.

A virada quase veio aos 17, com Gerson Magrão cobrando falta e Kaio desviando de cabeça. Aos 34, inverteram os papéis. Kaio cruzou e Gerson Magrão cabeceou para o chão, a bola quicou e entrou no ângulo: 2 a 1. Antes do intervalo, Igor Henrique soltou uma bomba e a bola passou perto.


No segundo tempo o jogo continuou eletrizante. Com menos chances e mais faltas. Tanto que foram sete cartões amarelos. Inclusive para os dois treinadores.

``O jogo foi mesmo eletrizante´´, afirmou Mazola Júnior.

O Ituano quase fez o terceiro num chute de fora da área com Jimenez. E em cabeçada de Tiago Marques para o chão. O goleiro Victor defendeu na linha. Pela imagem a bola não ultrapassou totalmente a linha do gol.

Mazola Júnior fez as alterações necessárias para garantir a importante vitória. O atacante João Victor, que entrou aos 24 minutos, estava aquecido para dar um pique de 60 metros em alta velocidade e nos acréscimos sacramentar a vitória por 3 a 1, após passe de Léo Duarte.

``Os dois times precisavam do resultado. Assim como nós, eles também encararam a disputa como mata mata. O duelo conosco foi com este espírito. Não se esqueça que enfrentamos  clube de camisa pesadíssima. Um dos maiores do Brasil. Volto a dizer, na segunda parte teremos jogo muito mais eletrizante na semana que vem´´, avisou Mazola. O

O jogo considerado de volta pelo treinador do Ituano, mas que nada mais é do que o de abertura do returno do quadrangular decisivo da Série C, está marcado para o próximo sábado (23), às 17 horas, no estádio da Curuzu, em Belém, outra vez contra o Paysandu.

``O jogo será decisivo para o Paysandu. Se não ganharem em casa praticamente vão dar adeus ao acesso. Imagine clube desta magnitude, com o orçamento que tem, ficar três anos na Série C. Será o jogo do ano para o Paysandu. Temos que estar forte emocionalmente, muito forte psicologicamente e com espírito mais guerreiro ainda´´, lembrou Mazola Júnior.

O capitão Mancini concordou com o treinador do Ituano.

``Acho que será jogo muito pegado, tenso e muito disputado. Do começo ao fim. Deste nível para cima´´, ressaltou o zagueiro Matheus Mancini.






Fotos: assessoria de imprensa do Ituano

Nenhum comentário: