quarta-feira, 20 de outubro de 2021

FPF inova e testa VAR light nas quartas de final da Copa Paulista


O objetivo da criação no VAR é acabar com a maioria das injustiças no futebol mundial. Mas a utilização dessa ferramenta ainda é cara para a maioria das equipes, o que a tornaria inviável para a maioria das competições. Porém, em acordo com a Fifa, CBF e aprovação por unanimidade de todos os clubes participantes das quartas de final, a Copa Paulista será o primeiro campeonato de futebol do Brasil utilizando o VAR Light, nova modalidade do Árbitro Assistente de Vídeo, em caráter experimental.

Este é um projeto liderado pela Federação Paulista de Futebol nos últimos meses, visando oferecer ao maior número de competições a possibilidade do uso do árbitro de vídeo.

Clique aqui e confira como os 8 clubes chegaram às quartas de final

Todos os jogos da fase final da competição, desde as quartas de final até as finais, terão o uso da ferramenta. Os primeiros confrontos serão Votuporanguense x Portuguesa, São Caetano x XV de Piracicaba, São Bernardo FC x São Bernardo EC, Noroeste x Botafogo. As quartas de final começam neste sábado (23/10).


O VAR Light guarda algumas diferenças com o VAR tradicional. No formato Light, na Copa Paulista, serão utilizadas quatro câmeras por partida. O propósito do VAR Light, validado pela Fifa, é tornar a tecnologia mais acessível, permitindo o uso do assistente de vídeo com custos inferiores, garantindo o uso da tecnologia em competições com receitas menores.

Haverá reunião entre a equipe de VAR e arbitragem da FPF com os oito clubes classificados (dirigentes, comissões técnicas e atletas) nesta quinta-feira para explicar o modelo de uso do VAR Light, além de tirar possíveis dúvidas que possam surgir.

Torcida e regulamento

A volta de público aos estádios está autorizada com 50% da capacidade, de acordo com decreto do Governo do Estado de São Paulo. Os mandantes irão divulgar informações sobre venda de ingressos para os confrontos que, em caso de empate no saldo de gols nos dois jogos, serão decididos nos pênaltis.

Confira datas, locais e horários das partidas das quartas de final:

Jogos de ida

Sábado - 23

11 horas

Votuporanguense x Portuguesa – Arena Plínio Marin – Votuporanga

15 horas

São Caetano x XV de Piracicaba – Estádio Anacleto Campanella – São Caetano do Sul


Domingo - 24/10

11 horas

EC São Bernardo x São Bernardo FC – Estádio Primeiro de Maio – São Bernardo do Campo

15 horas

Noroeste x Botafogo – Arena da Fonte – Araraquara


Jogos da volta


Terça-feira - 26/10

20 horas

Portuguesa x Votuporanguense – Estádio do Canindé – São Paulo

XV de Piracicaba x São Caetano – Estádio Barão de Serra Negra – Piracicaba

Quarta-feira - 27/10

19 horas

Botafogo x Noroeste – Estádio Santa Cruz – Ribeirão Preto

São Bernardo FC x EC São Bernardo – Estádio Primeiro de Maio – São Bernardo do Campo

Nenhum comentário: