quinta-feira, 19 de março de 2009

Jabaquara está com o elenco quase pronto para disputar a Quarta Divisão

Os clubes que disputarão a Quarta Divisão do Paulista seguem sendo apresentados pelo blog do “Futebol Caipira”. E para aquele torcedor minucioso, que fala que a Baixada Santista não fica no interior de São Paulo, vale um lembrete. A minha intenção é destacar não só os clubes do interior, mas também do Grande ABC, da Grande São Paulo, da Baixada Santista e até da Capital, com equipes pouco divulgadas, como Nacional, Juventus e o Barcelona, da Capela do Socorro, que mandará os seus jogos em Ibiúna.

E a bola da vez desta quinta-feira é o tradicional Jabaquara, de Santos, que está no Grupo 6 da Quarta Divisão. O técnico será Paulo Sérgio, que está com o elenco praticamente definido para disputar a competição. Mas alguns reforços ainda devem chegar ao clube. A tendência é que até quatro atletas mais experientes reforcem o grupo repleto de garotos, como o meia Cléber Bismarck, revelado nas categorias de base do Santos, e que foi emprestado ao Jabuca.

Do elenco que disputou a Quarta Divisão no ano passado e foi eliminado logo na primeira fase, o técnico Paulo Sérgio manteve apenas cinco jogadores. Os zagueiros Marcão e Café, o volante Gersinho, o meia Guinho e o atacante Jeremias. Os demais vieram do time de juniores ou foram contratados.

HISTÓRIA

O Jabaquara foi fundado em 15 de novembro de 1914, mas com o nome de Hespanha Foot Ball Club (Espanha Futebol Clube), pois os seus fundadores eram da enorme colônia espanhola que vivia na Baixada Santista, no bairro do Jabaquara.

O clube ganhou vários torcedores e em 1924 transferiu a sua sede para o bairro do Macuco. Com a mudança, o Hespanha Foot Ball Club ganhou um estádio, que foi chamado de Estádio Antonio Alonso, em homenagem a um de seus fundadores. Na oportunidade, a equipe definiu o seu mascote: um leão e, carinhosamente, passou a ser chamado de Leão do Macuco.

Em 1942, por causa da Segunda Guerra Mundial, o Hespanha Foot Ball Club precisou mudar de nome. E o clube virou virou o Jabaquara Atlético Clube, em alusão ao bairro de origem. Em 1963, o clube comprou um terreno no bairro da Caneleira e construiu o seu estádio, que é chamado Espanha. E o mascote virou o Leão da Caneleira.

Hino do Jabaquara Atlético Clube

Vamos cantar-te, Jabuca
Porque mereces também uma canção
Por teu passado glorioso
Que ainda vibra em nosso coração.

E nesta terra praiana
Em São Paulo e no interior,
Tu foste sempre o primeiro,
Que nos cobriu de honra e de valor.

Rubro amarelo, hás de vencer,
O Jabaquara jamais há de morrer
Por tuas glórias, com emoção,
Hoje brindamos, com amor, esta canção!
Rubro amarelo, sempre estarás
Em nossa alma, em nosso coração
Leão do Macuco, vamos lutar,
Que em nossa história será sempre o campeão!

GRUPO 6

Barcelona (Capela do Socorro - Capital, mas manda os jogos em Ibiúna)
Guarulhos
JABAQUARA
Mauaense (Mauá)
Palestra de São Bernardo
São Vicente
Taboão da Serra

ESTREIA

19 de abril -

11h - Jabaquara x Barcelona, no estádio Ulrico Mursa, em Santos

Nenhum comentário: