quarta-feira, 18 de março de 2009

Taubaté assume o seu favoritismo na Quarta Divisão do Paulista

Dando prosseguimento ao nosso planejamento de divulgar os preparativos de todos os clubes que disputarão o Campeonato Paulista da Quarta Divisão, a partir da segunda quinzena do mês de abril, o escolhido agora é o tradicional Esporte Clube Taubaté (veja o mascote ao lado), clube que já brilhou na Primeira Divisão, mas que atualmente está tentando se reestruturar. A diretoria montou um elenco competitivo e não tem medo de assumir o favoritismo da equipe para buscar uma das quatro vagas na Série A-3 (Terceira Divisão) em 2010.

O Taubaté, o popular “Burro da Central”, já contratou o experiente técnico João Valim e vem testando 30 atletas para definir o elenco. O auxiliar-técnico será Valmir Gritti, ex-treinador da Ferroviária na última Copa São Paulo de Futebol Júnior. O preparador-físico será Roberto Yoshio, que entre inúmeros clubes trabalhou na Portuguesa (SP). Ditinho, que começou nas categorias de base do clube, foi escolhido para trabalhar com os goleiros.

Entre os reforços contratados, os mais conhecidos são o lateral-direito Amaral, o volante Gabriel Portela e o atacante Thales, todos do Barueri; o lateral-esquerdo Bruno (ex-São Caetano) e o zagueiro Wesley (ex-Grêmio Osasco).

A diretoria do Taubaté e o técnico João Valim avisaram o atual elenco que a temporada de 2008 serve de exemplo de tudo o que aconteceu de errado no clube nos últimos anos e não será repetida em 2009. Na temporada passada, o clube colecionou vexames na Terceira Divisão (Série A-3) e foi rebaixado. Uma decepção para a sua fanática torcida.

Em 19 partidas disputadas na Terceira Divisão do ano passado, o Taubaté somou apenas 17 pontos. Foram minguadas quatro vitórias, com cinco empates e 10 derrotas. Foram 18 gols marcados e 30 sofridos. Um verdadeiro fiasco.

Mas na temporada de 2009 tudo será diferente no Taubaté. Pelo menos é assim que todos no clube estão pensando. João Valim testou vários jogadores e acredita que os 26 atletas que disputarão a Quarta Divisão terão condições de, no mínimo, ficar entre os quatro primeiros colocados. Na próxima semana, o elenco vai continuar aprimorando a forma física. E a partir de abril a equipe disputará a pré-temporada, em cidade que ainda será definida.

HISTÓRIA

O Taubaté foi fundado em 1º de novembro de 1914 e já foi campeão amador em 1919. O clube também conquistou os títulos do Interior em 1926 e 1942. Em 1954, o time do Vale do Paraíba levantou o caneco da Divisão Especial (Segunda Divisão), que dava acesso à Primeira Divisão. E ganhou da imprensa esportiva o apelido de “Burro da Central”.

A bem da verdade, o apelido Burro da Central foi uma maneira de ironizar a postura do clube de escalar na decisão do título o jogador Alcino de maneira irregular na vitória por 6 a 3 diante do Comercial, de Ribeirão Preto. Todo mundo falou que o equívoco da diretoria havia sido uma “burrice”. Mas os dirigentes entraram na Justiça, mostraram que estavam certos, e garantiram o título. E para dar o troco em quem chamou a diretoria de “burra”, o clube adotou o apelido de “Burro da Central”.

HINO DO TAUBATÉ
(Santo Cursino)

Nós somos a torcida alvi anil
O esporte é a nossa bandeira
Sentindo os chamados do Brasil
Estamos novamente na primeira

Nossa gente viril e capaz
De passar por todas as barreiras
O azul é o céu
O branco a paz
São as cores da nossa bandeira

A nossa bandeira que a torcida conduz
Tem em seu emblema nosso espírito de luz
No nosso alvi-azul a ordem é lutar
E de norte a sul vai a garra mostrar”

GRUPO 4 NA QUARTA DIVISÃO

ECUS (Suzano)
Jacareí
Joseense (São José dos Campos)
Atlético de Mogi das Cruzes
Primeira Camisa (São José dos Campos)
TAUBATÉ
União Suzano

ESTREIA NA QUARTA DIVISÃO

O Taubaté folga na primeira rodada da Quarta Divisão, pois o seu grupo é composto por sete participantes. O “Burro da Central” vai a campo somente na segunda rodada, dia 26 de abril.

26 de abril

10h - Jacareí x Taubaté - Estádio Stravos Papadopoulos, em Jacareí

Nenhum comentário: