quarta-feira, 25 de março de 2009

Com dois anos de existência, Primeira Camisa, clube de Roque Júnior, espera mostrar seu valor na Quarta Divisão

O Primeira Camisa, clube do zagueiro Roque Júnior, está se estruturando para ser uma das forças do futebol do Vale do Paraíba nos próximos anos. No último dia 2 de março, a equipe da cidade de São José dos Campos completou dois anos de existência consciente que está fazendo um trabalho de alto nível nas categorias de base, que acabará rendendo frutos no futuro. Mesmo assim, o time está pronto para mostrar serviço no Grupo 5 da Quarta Divisão do Campeonato Paulista, a partir da segunda quinzena do mês de abril.

O técnico Marião, ex-zagueiro do São Paulo, entre as décadas de 70 e 80, foi mantido no cargo. A base do Primeira Camisa, chamado de Formiga do Vale, também foi mantida da temporada passada, com garotos que vieram do time sub-18. Aliás, pelo menos na primeira fase, a equipe não terá nenhum jogador acima dos 23 anos no seu elenco.

No ano passado, o Primeira Camisa só não lutou pelo título por causa de um erro administrativo. O clube perdeu seis pontos no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) por ter atuado com um jogador irregular, perdeu seis pontos, e não se classificou para a segunda fase da competição por ter cometido esse vacilo.

HISTÓRIA

O Primeira Camisa surgiu como um projeto de parceria com o São José, em 2005, trabalho feito pelo zagueiro Roque Júnior. De acordo com o site oficial do clube (www.primeiracamisa.com.br), após o sucesso do Projeto Primeira Camisa, que deu chance aos jovens atletas da cidade de São José dos Campos, foi fundado em 2 de março de 2007, o FC Primeira Camisa.

Logo no primeiro ano, com duas categorias prontas, a Formiga do Vale disputou o Campeonato Paulista sub 15 e sub 17. No ano de estréia, o Primeira Camisa se classificou para a segunda fase nas duas categorias, ficando entre as 32 melhores equipes do Estado. Ao término desta temporada de estréia, o trabalho foi valorizado com duas revelações. Agassi, o artilheiro do sub-15 com 12 gols, e Paulo Victor, autor do primeiro gol da história do Primeira Camisa, foram contratados pelo Palmeiras.

Dois anos depois, o Primeira Camisa jogou 142 partidas. Conquistou 74 vitórias, 34 empates e 34 derrotas. Destas 142 vitórias, a conquistada no dia 29 de novembro do ano passado, foi a mais importante. Neste dia, o sub-20 conquistou o Campeonato Paulista ao derrotar o Comercial de Registro por 1 a 0, gol de Wesley Portela, no estádio Paraíba. Foi uma campanha memorável do time do técnico Adalberto Corrá. Foram 11 vitórias em 16 jogos. A equipe marcou 54 gols e sofreu apenas 19. O atacante Cecel foi o artilheiro da competição, com 12 gols.

Nestes dois anos, o Primeira Camisa marcou 267 gols. Média de 1,88 gols por jogo. A equipe sofreu 141 gols em 142 jogos. Menos de 1 gol por partida. Portela com 19 gols, Alex com 15 gols, Cecel com 14 gols, e Junio Cesar com 13 gols, são os maiores artilheiros do Primeira Camisa, somando todas as participações oficiais nestes dois anos. Por outro lado, Wander Luis é o goleiro com maior número de partidas. Só em 2008, foram 34 partidas pelo sub 20, Jogos da Juventude e Jogos Regionais.

Representando a cidade de São José dos Campos nestas competições citadas, o Primeira Camisa conquistou três medalhas de ouro e uma de bronze. Nos Jogos Regionais da Juventude, ouro. Nos Jogos Abertos da Juventude, bronze. Nos Jogos Regionais de Caraguatatuba, ouro. E nos Jogos Abertos de Piracicaba, ouro para o time do técnico Marião Amado.

TEMPORADA DE 2009

O Primeira Camisa fez o primeiro jogo da temporada 2009. Foi uma vitória por 2 a 1 no jogo-treino realizado em Paulínia, contra a equipe da cidade que também disputa a Quarta Divisão. O técnico Marião Amado mando a campo Ivan; Danilo Fidélis, Anderson, Marcos Vinicius e Gustavo; Luis Paulo, Felipe Nascimento, Gilson e Emerson; Cecel e Alex.

A vitória foi construída no primeiro tempo. Emerson fez jogada pela direita e ameaçou cruzar. O goleiro saiu e ele bateu entre ele e a trave. Depois, em nova jogada pela direita, Cecel cruzou para Alex marcar 2 a 0. Na segunda etapa, o Paulínia descontou.

GRUPO 5 DA QUARTA DIVISÃO

ECUS (Suzano)
Jacareí
Joseense (São José dos Campos)
Mogi das Cruzes
PRIMEIRA CAMISA
Taubaté
União Suzano

ESTREIA

18 de abril

15h - Primeira Camisa x Mogi das Cruzes - Estádio Parayba

Nenhum comentário: