quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Palestra comemora 75 anos com sessão solene

Um dos clubes mais tradicionais do futebol paulista, o Palestra de São Bernardo chega nesta quarta-feira (1/8) aos 75 Anos. Para comemorar a data, a diretoria palestrina preparou uma série de festejos. Nesta quinta-feira (2/8), um dia após o aniversário, o clube realiza na Câmara Municipal de São Bernardo do Campo, às 19h30, uma sessão solene que deve reunir ex-atletas, ex-presidentes, diretoria e torcedores.

- O objetivo é reunir essa grande família em um momento festivo especial para nossa coletividade - afirmou o presidente do clube, José Fábio Cassettari Neto.

- Vamos fazer uma homenagem simbólica aos ex-presidentes, ex-jogadores de futebol, atletas de outros esportes e pessoas que contribuíram significativamente em nossa consolidação, será pouco pelo que eles fizeram, mas é uma maneira de expressarmos nossa gratidão - explicou Cassettari.

A diretoria, os jogadores do atual elenco que disputa o Campeonato Paulista Sub-20 e até a equipe de hóquei de campo, novidade que o clube deverá anunciar em breve, também receberão uma lembrança do clube “batateiro”.

Além da sessão solene, que espera a presença maciça de torcedores e simpatizantes, o Palestra deve realizar um amistoso com um adversário ainda não anunciado, reinaugurar sua sala de troféus e deve apresentar projetos que devem dar o tom do futuro do clube que chega a sete décadas.

- Temos um projeto social que visa integrar a sociedade carente com o clube e alguns outros como o próprio hóquei e o resgate com nossa cultura italiana - anunciou José Fábio.

Chegar até aqui, não foi algo fácil, concordam vários veteranos sobre a história do Palestra de São Bernardo “A história do Palestra é sem dúvidas uma das mais bonitas que existem, é uma prova de perseverança e esperança”, afirma Cyro Cassettari, jornalista, conselheiro e ex-presidente do clube.

Outro veterano, contemporâneo de Cyro, Cláudio Toffanelo corrobora a opinião do amigo “O Palestra já representou quase de tudo na cidade, primeiro foi a colônia italiana, que é a maior daqui, depois no futebol, voleibol, basquete, tênis de mesa, ciclismo, atletismo e até aeromodelismo, onde foi um dos percussores”, conta.

O Dogão já conquistou títulos como o tetracampeonato sul-americano de aeromodelismo e o sul-americano de tênis de mesa, por exemplo.

Claudinho, como chamam os amigos e Cyro, figura popular na cidade como jornalista e dono de uma loja que está há mais de 50 anos na Rua Marechal Deodoro jogaram juntos na década de 50 em um time que ficou famoso, o “Meninos do Nandinho”, comandado por João Mariano de Campos, um dos homenageados nesta quinta-feira.

Depois atuariam juntos na diretoria do clube, Cyro viria a se tornar presidente anos mais tarde. “Participamos juntos da saga que foi a construção do nosso ginásio que leva o nome de Geraldo Faria Rodrigues, ex-prefeito que nos ajudou muito”, conta Toffanelo. “Quase tudo sempre foi muito difícil para\o Palestra, mas nossa grande vitória é chegarmos até aqui em pé”, comemora ‘Cyrão’, como era conhecido na época de diretor de futebol.

Hoje, ambos dedicam-se apenas a cuidar de suas famílias, mas ainda torcem e muito pelo Alviverde. “Nunca fiz parte do Palestra, o Palestra que sempre fez parte de mim”, brinca Cyro. “Ainda haveremos de ver nosso Palestrão na primeira divisão”, espera Claudinho.

Nenhum comentário: