segunda-feira, 5 de setembro de 2022

Haaland pode superar Mbappé e já tem mais gols por minuto que o francês


Nessa janela de transferências, o Manchester City trouxe Erling Haaland, uma das principais promessas do futebol mundial atualmente. Tendo iniciado sua carreira em 2016, aos 16 anos, Haaland já quebrou diversos recordes europeus - e o Odds Scanner fez análise de seus feitos até o momento.

Considerando as tradicionais Bundesliga e Champions League, o jogador norueguês tem a melhor proporção de minutos por gol. Na liga alemã, quando consideramos um mínimo de 25 gols marcados, Haaland balançou as redes a cada 87 minutos pelo Dortmund, à frente de Lewandowski (100 minutos), Aubameyang (116 minutos) e Gerd Müller (105 minutos). 

Além disso, durante sua campanha pelo Dortmund, o jogador chegou a marcar 62 gols em 67 partidas da Bundesliga ao longo de duas temporadas e meia, se tornando o primeiro a marcar 25 gols nas suas primeiras 25 aparições na liga alemã e o mais jovem e mais rápido a marcar 50 vezes no campeonato. 

No mesmo período, apenas Lewandowski e Mbappé marcaram mais gols competitivos (123 e 93, respectivamente), considerando as cinco grandes ligas da Europa, do que Haaland, que balançou as redes 86 vezes.

Já na famosa Champions League, considerando um mínimo de 15 gols, a média do norueguês é de um gol a cada 64 minutos, uma posição confortável e bem à frente dos demais jogadores no top 5, inclusive Kane e Messi - ambos jogadores têm média de 104 minutos, enquanto Mario Gomez e Roberto Soldado estão em 102 minutos.

No início de 2021, Haaland se tornou o jogador mais jovem e mais rápido a marcar 20 gols na Champions League. Para o norueguês, foram necessárias apenas 14 partidas para atingir tal feito, 10 jogos a menos que o até então recordista Kane. 

Com esse feito, Haaland superou também Mbappé como o mais jovem (na época, o atual atacante do Manchester City tinha 20 anos e 231 dias, enquanto o francês tinha 21 anos e 355 dias quando marcou seu 20º gol), sendo o único a alcançar essa marca antes dos 21 anos, eclipsando novamente grandes nomes como Messi e Cristiano Ronaldo.

Além disso, Haaland está entre os 10 jogadores que fizeram um hat trick em sua primeira aparição na Champions League, ficando atrás apenas de Rooney em termos de idade - o britânico tinha 18 anos e 340 dias, enquanto o noruguês tinha 19 anos e 58 dias.

Haaland pode ser melhor que Mbappé

Com grandes nomes do futebol se aproximando da casa dos 40 anos (Cristiano Ronaldo está com 37, enquanto Messi e Suárez têm 35 e Lewandowski completando 34 em agosto), novos jogadores começam a despontar como promessas para diversos clubes.

Entre eles, Mbappé e Haaland com certeza são os que mais têm chamado atenção nos últimos anos, e o Odds Scanner comparou o desempenho de ambos para responder à pergunta: quem é melhor?

Confira a seguir o desempenho de Mbappé nas últimas 5 temporadas (incluindo a de 2022/23, que começou recentemente):


E agora, o desempenho de Haaland nas últimas cinco temporadas:


Confira a seguir um comparativo do desempenho dos dois jogadores nas últimas três temporadas:


Em termos de volume, os números de Mbappé são maiores que os de Haaland - mais jogos, mais tempo em campo, e, consequentemente, mais gols e assistências. No entanto, quando verificamos a média de gols por minuto, a do norueguês é melhor - um gol a cada 81 minutos, enquanto o francês fica perto dos 93 minutos.

Além disso, Haaland possui aproveitamento superior ao de Mbappé nos pênaltis. Enquanto o francês soma soma 20 gols marcados e 5 perdidos ao longo da carreira, com aproveitamento de 80%, o norueguês tem saldo de 27 gols e 2 perdidos, aproveitamento de 93%.

Assim, Mbappé está na frente por enquanto, porém se Haaland mantiver (e aumentar) seus números, é possível que supere o francês em pouco tempo.



Fonte: https://oddsscanner.com/br/


Nenhum comentário: