sábado, 17 de setembro de 2022

Portuguesa empata em Porto Feliz e garante classificação às semifinais da Copa Paulista


A Portuguesa é o terceiro clube garantido nas semifinais da Copa Paulista, que dará ao campeão o direito de escolher entre a vaga na Série D do Campeonato Brasileiro ou na Copa do Brasil de 2023. Depois de São Caetano, que se classificou empatando com o Botafogo, em Ribeirão Preto; e XV de Piracicaba, que em casa ficou com a vaga derrotando o Água Santa, neste sábado (17/9), a Lusa, que no Canindé havia vencido por 1 a 0, ficou no empate por 2 a 2 com o Desportivo Brasil e festejou sua presença na próxima fase da competição.

Não foi uma classificação fácil para a Portuguesa, do técnico Sérgio Soares. O Desportivo Brasil, comandado pelo técnico Fábio Toth, foi valente, brioso, saiu na frente do placar, tomou a virada, correu atrás do empate e lutou até o fim por um gol que o classificaria.

Apesar de já estar classificada, a Portuguesa ainda não conhece o seu adversário nas semifinais. Como os pontos somados nas quartas de final serão somados para conhecermos os quatro primeiros colocados nas semifinais (o primeiro enfrenta o quarto, e o segundo duelo com o terceiro), será preciso aguardar o duelo entre Marília x Noroeste, neste domingo (18), em Marília, quando o time da casa jogará pelo empate.

O JOGO

O primeiro tempo já começou com polêmica. Graças ao péssimo árbitro Luiz Flávio de Oliveira, que já deveria ter se aposentado após tantas lambanças na carreira, mas segue desfilando sua ruindade pelos campos do Brasil. E com a ajuda do VAR interventor, que só no futebol brasileiro apita mais do que o próprio árbitro.

Após choque normal dentro da área, o VAR chamou Luiz Flávio para ver um possível contato do jogador da Portuguesa, dando pênalti. E o juiz, como de costume, atendeu o chamado e estragou o jogo dando pênalti mentiroso. Não houve absolutamente nada!

O Desportivo Brasil, que nada tem a ver com a ruindade do árbitro, fez 1 a 0 em bela cobrança de pênalti do lateral esquerdo Gilberto, o popular Giba, aos 9 minutos do primeiro tempo.

Melhor em campo, o Desportivo Brasil quase ampliou o placar aos 21 minutos. O meia David Braga, dono da camisa 10 do time da casa, acertou belo chute de fora da área e carimbou o travessão da Portuguesa.

A partir dos 25 minutos, a Portuguesa se acertou em campo, tomou conta do jogo e passou a pressionar o Desportivo Brasil. A pressão surtiu efeito aos 37 minutos, quando Cesinha acertou passe espetacular para o artilheiro Caio Mancha, que com muita categoria tocou na saída do goleiro Oliveira: 1 a 1. Foi o seu sexto gol na competição, virando o vice-artilheiro.

Nos acréscimos do primeiro tempo, David Braga saiu enfileirando os jogadores da Portuguesa e quase fez um golaço. Mas o placar seguiu 1 a 1.


Na etapa final, a Portuguesa começou melhor. Daniel Costa chegou a virar o placar aos cinco minutos, mas o árbitro invalidou a jogada alegando toque de mão (que houve) do camisa 10 da Portuguesa. Mas, aos 25 minutos, em novo lindo passe de Cesinha, o volante Marzagão apareceu livre na entrada da área e fez 2 a 1, em seu jogo de número 50 com a camisa da Lusa.

Com a vantagem no placar, a Lusa foi valorizando a posse de bola e trocando passes, sem correr tantos riscos. Mas após as saídas de Cesinha e Anderson Ligeiro, desgastados fisicamente, a Lusa encolheu muito e passou a sofrer pressão.

O Desportivo Brasil chegou ao empate aos 37 minutos, graças a erro bisonho do goleiro Thomazella, que após cobrança de escanteio saiu caçando borboletas, errou totalmente o tempo da bola, e Nathan, de cabeça, fez 2 a 2.

O time da casa pressionou a Lusa até aos 52 minutos, mas não conseguiu assustar. E tocando a bola e esperando o tempo passar, a Portuguesa confirmou sua classificação para as semifinais.


FICHA TÉCNICA

DESPORTIVO BRASIL 2 X 2 PORTUGUESA

Estádio Ernesto Rocco, em Porto Feliz

Quartas de final da Copa Paulista - Jogo de volta

Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira

Gols: Gilberto (pênalti), aos 9; e Caio Mancha, aos 37 minutos do primeiro tempo. Marzagão, aos 25; e Nathan, aos 37 minutos do segundo tempo

Cartões amarelo: Oliveira, Fábio Toth (treinador), Thomazella e Bruno Leonardo

DESPORTIVO BRASIL
Oliveira; Douglas, Jefferson (Kainãn), Fernando Lombardi e Gilberto; Madruga (Nathan), Matheus Queiroz (Kayo) e David Braga; Ayrton (David Elias), João Paulo e Giovanny (Chaparral)
Técnico: Fábio Toth

PORTUGUESA
Thomazella; Luís Ricardo, Bruno Leonardo, Marco (Naldo) e Carlos Henrique; Marzagão, Tauã e Daniel Costa (Luan); Anderson Ligeiro (Gustavo Custódio), Caio Mancha e Cesinha (Hudson)
Técnico: Sérgio Soares

Nenhum comentário: