domingo, 28 de dezembro de 2008

Confira os preparativos dos clubes do Grande ABC


A temporada de 2008 foi cheia de altos e baixos para os clubes do Grande ABC. A torcida do Santo André sorriu à toa. E nem poderia ser diferente. O time foi o campeão do Campeonato Paulista da Segunda Divisão (Série A-2) e vice-campeão da Série B do Campeonato Brasileiro. Em 2009, o popular Ramalhão vai disputar o grupo de elite nas duas competições (veja o distintivo ao lado).

O São Bernardo (veja o segundo mascote, o Tigre, ao lado) também não tem o que reclamar da temporada de 2008. O clube foi vice-campeão do Campeonato Paulista da Série A-3 (Terceira Divisão), perdendo a decisão para o Flamengo, de Guarulhos, mas garantiu o acesso à Segunda Divisão em 2009 e manteve a base do time titular para o próximo ano.

Já o São Caetano (veja o terceiro mascote, o Azulão, ao lado), que sofreu com a falta de planejamento, contratações erradas e constantes modificações na comissão técnica, teve uma temporada decepcionante em 2008 e se transformou no pior clube do Grande ABC. Mas, pelo menos, de olho na próxima temporada, o clube manteve Osvaldo Alvarez, o Vadão, no cargo e está se preparando para tentar dar a volta por cima em 2009.

A reapresentação do São Caetano acontecerá no próximo dia 2 de janeiro, às 15h, no Estádio Anacleto Campanella. Os atletas passarão por avaliações médicas e físicas e seguirão no dia 7 para a pré-temporada, no Hotel Oscar Inn, em Águas de Lindóia, no interior de São Paulo.

Vadão fez uma limpeza no elenco que colecionou vexames em 2008 e trouxe vários reforços. Entre os destaques que foram contratados pelo Azulão aparecem o meia Marcinho, ex-Guarani; o zagueiro Marcelo Batatais, ex-Vitória; o lateral-esquerdo Bruno Recife, ex-Portuguesa, entre outros atletas. O São Caetano estréia no Campeonato Paulista no dia 21 de janeiro, contra o Marília, às 20h30, no Estádio Bento de Abreu, em Marília.

SANTO ANDRÉ

Além de continuar ostentando a fama de principal clube do Grande ABC da atual temporada, o Santo André se preparou adequadamente para não decepcionar em 2009. O técnico Sérgio Guedes, vice-campeão paulista com a Ponte Preta em 2008, assumiu a vaga de Sérgio Soares, que preferiu mudar de ares e foi para a Macaca.

O Santo André, o popular Ramalhão, contratou vários reforços, além de manter o experiente Marcelinho Carioca no elenco. No próximo dia 5 de janeiro, no estádio Bruno José Daniel, além da nova comissão técnica, serão apresentados o zagueiro o goleiro Diogo (ex-Fluminense), os zagueiros Dininho (ex-Flamengo e que já foi xerife do rival São Caetano) e Vinícius (ex-São Caetano), o lateral esquerdo Bruninho (ex-Red Bull-SP), o volante Dirceu (estava no futebol israelense), o meia Elvis (ex-Campinense) e o atacante Alexandro (ex-Botafogo-RJ), entre outros atletas.

O Santo André estréia no Paulistão no dia 21 de janeiro, diante do Palmeiras, o atual campeão, às 16h30m, no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Clube. Vale destacar que foi a própria diretoria do Ramalhão que preferiu jogar no interior de São Paulo, longe da sua torcida, para embolsar um dinheiro extra com arrecadação.

SÃO BERNARDO

O São Bernardo também se preparou bem para brilhar na Série A-2 do Campeonato Paulista e descolar uma das quatro vagas na Primeira Divisão em 2010. A meta do clube é medir forças no grupo de elite do futebol paulista ao lado dos rivais Santo André e São Caetano em curto espaço de tempo.

O técnico Lelo, que fez ótimo trabalho na temporada de 2008, recebeu várias propostas de outros clubes. Mas permaneceu no São Bernardo e segurou a base formada ao longo do ano. Entre os reforços contratados, os principais são o goleiro Carlão, o lateral-direito Niander, o meia Ale e o atacante Ney Mineiro, entre outros jogadores.

A estréia do São Bernardo na Segunda Divisão do paulista acontecerá no sábado, dia 24 de janeiro, contra o Rio Branco, de Americana, no estádio 1º de maio, em São Bernardo do Campo.

Nenhum comentário: