segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Ex-zagueiros do Santos encaram o desafio de comandar o Guaratinguetá no Paulistão e na Copa do Brasil

Os torcedores do Santos provavelmente ainda se lembram dos ex-zagueiros Argel e Claudiomiro, que esbanjaram raça e determinação formando a dupla de zaga do Peixe em 2001. Depois de passar pelo Palmeiras e futebol português, no ano passado, após defender o Zhejiang Lücheng, na China, Argel decidiu abandonar a carreira. Claudiomiro já havia parado em 2005, após atuar pelo Vitória. Os ex-jogadores se uniram no primeiro semestre de 2008, trocaram os gramados pelo banco de reservas e foram comandar a comissão técnica do Mogi Mirim, na Segunda Divisão do Campeonato Paulista, quando fizeram ótimo trabalho e ajudaram a equipe a garantir o acesso ao grupo de elite do futebol paulista.

No segundo semestre de 2008, o treinador Argel, sempre com Claudiomiro como auxiliar-técnico e fiel escudeiro, aceitou a proposta para comandar o Guaratinguetá (veja a Garça, o mascote do clube) e fez bela campanha na Série C do Brasileiro, levando a equipe do Vale do Paraíba à terceira fase da competição. Mas o seu grande desafio na nova carreira acontecerá em 2009, quando terá de mostrar valor, conhecimentos táticos e capacidade de liderança na Primeira Divisão do Campeonato Paulista.

Argel vem fazendo trabalhos técnicos e táticos intensivos com o elenco do Guaratinguetá. E não tem o que reclamar da diretoria. Ele recebeu reforços experientes, como os atacantes Douglas (ex-Santos), Rodrigão (ex-Palmeiras e Vitória) e Wellington Amorim (ex-Marília e Figueirense).

Da base do ano passado, quando o Guaratinguetá assegurou sua presença nas semifinais do Campeonato Paulista, permaneceu o meia Nenê e retornaram os volantes Magal e Jackson, que estavam no Figueirense, e Alê, que defendeu o Coritiba. Argel admite abertamente que tem um elenco forte em mãos e precisa mostrar serviço no Paulistão.

Além de brilhar no Campeonato Paulista, ainda no primeiro semestre de 2009 o técnico Argel acredita que o Guaratinguetá tem totais condições de surpreender na Copa do Brasil. O primeiro adversário será Caxias-RS. No Paulistão, o Guará estréia contra o Santos, no dia 22 de janeiro, às 21h30m, na Vila Belmiro, na Baixada Santista. Depois, no segundo semestre, a equipe disputará a Série C do Brasileiro.

- Temos uma equipe experiente, com média de idade de 27 anos, e com jogadores de qualidade em todas as posições. Vários dos nossos atletas estão acostumados a atuar na Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro e já passaram pelas Séries B e C. Estamos bem preparados – garante Argel.

ESTÁDIO FOI REMODELADO

O Guaratinguetá, que é um clube-empresa, não se preparou apenas dentro de campo para mostrar o seu valor. Fora das quatro linhas a diretoria também não poupou esforços para remodelar o Estádio Municipal Prof. Dario Rodrigues Leite. O campo de jogo ganhou o mesmo tipo de grama que existe Morumbi, Pacaembu e Vila Belmiro.

O gramado também recebeu um novo sistema de drenagem subterrâneo, para os dias de chuvas, e de irrigação, para suportar o forte calor no Vale do Paraíba e irrigar a grama com a quantidade exata de água. As arquibancadas do estádio também foram reformadas.
A estréia do Guaratinguetá dentro de casa acontecerá na segunda rodada do Campeonato Paulista. O duelo será contra o Botafogo, 25 de janeiro.

Nenhum comentário: