sábado, 20 de dezembro de 2008

Ferroviária terá um dos estádios mais modernos do futebol brasileiro

Qual o torcedor do futebol paulista, principalmente do interior de São Paulo, que nunca ouviu falar do estádio da Ferroviária, a popular Fonte Luminosa, que tem como nome Dr. Adhemar Pereira de Barros, e fica na cidade de Araraquara? Inaugurado no dia 10 de junho de 1951, com capacidade para 18.493 pessoas, o local sediou inúmeras partidas decisivas do Campeonato Paulista, principalmente nas décadas de 50, 60 e 70, quando a “Ferrinha” tinha craques em seu elenco, como o eterno ídolo Bazani, entre outros “monstros sagrados” que vestiram a camisa dessa popular equipe e que certamente os internautas citarão os seus nomes em seus comentários.

Mas voltando a Fonte Luminosa, o local está se tornando em uma moderna arena multiuso, seguindo padrões europeus. No total, serão investidos em sua reforma aproximadamente R$ 17 milhões, em convênio assinado entre a Prefeitura e Ministério dos Esportes. O estádio, que terá capacidade para 25 mil torcedores, ganhará arquibancadas totalmente cobertas.

O estádio da Fonte Luminosa iria a leilão se não fosse a ação da Prefeitura com o pagamento das dívidas. Havia cerca de 50 pedidos de penhora. Logo em seguida, várias obras foram realizadas a fim de atender às exigências do Corpo de Bombeiros.

Com as obras em fase final de modernização, a Fonte Luminosa vai receber um novo sistema de drenagem, irrigação eletrônica, novo gramado, além de ampliações nas arquibancadas, assentos e uma cobertura.

Apesar das chuvas freqüentes, os trabalhos na Fonte Luminosa seguem em ritmo acelerado. No momento, os operários trabalham no assentamento das últimas vigas dos novos lances de arquibancadas do lado leste e também entre as antigas cativas e o ferrão de entrada do estádio.

Ao mesmo tempo, outra frente de trabalhadores executa as instalações de cadeiras plásticas em todo o estádio e coloca a estrutura metálica para receber a cobertura das arquibancadas leste. Atrás desse novo lance de arquibancadas, outro grupo constrói os novos vestiários. O prédio tem 1.200 m² de área e será dotado de toda a infra-estrutura para atendimento das equipes esportivas, inclusive com hidromassagem.

Também haverá vestiário exclusivo para os árbitros, com instalações independentes para mulheres que atuem na arbitragem. Para facilitar o trabalho da imprensa nas entrevistas e transmissões esportivas, os vestiários contam com uma sala exclusiva para jornalistas, onde estarão disponíveis terminais de computadores conectados à internet e sistema ‘wirelles’ para conexão de notebooks.

Segundo a empresa responsável pela obra, os novos lances de arquibancadas, assim como os vestiários, a cobertura metálica da parte leste, os elevadores e o gramado devem ser concluídos ainda este mês. O restaurante, as novas cabines de imprensa e a cobertura do restante do estádio vão ficar para o início do ano que vem.

Amistosos, grandes jogos e Copa do Mundo de 2014

Assim que as obras de modernização da Fonte Luminosa estiverem prontas, a diretoria da Ferroviária não pretende restringir o campo para jogos da “Ferrinha”. É claro que o objetivo principal é brilhar no Campeonato Paulista da Segunda Divisão (Série A-2) e voltar de maneira triunfante para a Primeira Divisão em 2010. Mas existem outros objetivos.

A diretoria da Ferroviária pretende realizar grandes jogos, amistosos, até da seleção brasileira, e oferecer a Fonte Luminosa para treinamentos e preparação de seleções na Copa do Mundo de 2014. Além disso, o clube pode oferecer para o Palmeiras, que ficará sem estádio enquanto o Palestra Itália estiver passando por reformas, mandar os seus jogos em Araraquara.

Informações e fotos: assessoria de imprensa da Ferroviária

Um comentário:

Saulo disse...

A Fonte Luminosa ficará mais luminosa ainda.