Dos 64 clubes que participarão da primeira fase da Copa do Brasil de 2009, sete equipes são de São Paulo. O pontapé inicial na competição será dado no dia 18 de fevereiro e o campeão garante a vaga na Libertadores. Corinthians, o atual vice-campeão, Santos, Portuguesa, Guarani, Ponte Preta e Guaratinguetá estão confirmados pela campanha no último Campeonato Paulista.
Mas a vaga mais emocionante foi conquistada pelo Atlético Sorocaba (veja o mascote ao lado), que disputa a Segunda Divisão do Campeonato Paulista. A equipe, comandada pelo técnico Paulo Roberto, foi a campeã da Copa Paulista deste ano, a antiga Copa Federação Paulista de Futebol, que, acreditem, mudou de nome durante a competição.
É verdade que a Copa Paulista é pouco divulgada na mídia. Mas vale ao campeão a cobiçada vaga na Copa do Brasil. A competição é disputada por equipes que disputam as Séries A-1 (Primeira Divisão), A-2 (Segunda) e A-3 (Terceira). Mas vários clubes desistiram. Dos grandes, nenhum dos quatro participou. Nem com os chamados Expressinhos. Portuguesa, Guarani, Guaratinguetá, Sertãozinho, São Caetano e Ponte Preta, entre outros times, também não deram importância ao torneio. O Bragantino se uniu ao SEV/Hortolândia e decidiu disputar o campeonato.
A Copa Paulista deste ano, que começou 19 de julho e terminou no dia 30 de novembro, teve 32 participantes na primeira fase. Foram quatro grupos com oito clubes cada, jogando em sistema de ida e volta, classificando-se para a segunda fase os quatro primeiros colocados de cada chave.
Confira como foram os grupos e as equipes classificadas na primeira fase:
Grupo 1
Rio Preto - eliminado
Osvaldo Cruz - eliminado
Mirassol - 4º colocado, com 21 pontos
América - eliminado
Marília - eliminado
Linense – 1ª colocado, com 31 pontos
Noroeste - 3º colocado, com 27 pontos
Penapolense – 2º colocado, com 30 pontos
Grupo 2
Botafogo - eliminado
Comercial - 1º colocado, com 27 pontos
Ferroviária - 4º colocado, com 20 pontos
Oeste - 2º colocado, com 21 pontos
Catanduvense - 4º colocado, com 20 pontos
Rio Claro - eliminado
Taquaritinga - eliminado
Francana - eliminado
Grupo 3
Atlético Sorocaba - 2º colocado, com 23 pontos
São Bento - 4º colocado, com 19 pontos
XV de Piracicaba - 1º colocado, com 30 pontos
Ituano - eliminado
Mogi Mirim - eliminado
Rio Branco - 3º colocado, com 22 pontos
Itapirense - eliminado
União São João - eliminado
Grupo 4
Portuguesa Santista - eliminado
Santo André - 4º colocado, com 21 pontos
São Bernardo - eliminado
Nacional -
São José -
Juventus - 3º colocado, com 22 pontos
Flamengo - 2º colocado, com 22 pontos
SEV/Bragantino - 1º colocado, com 27 pontos
Na segunda fase, as 16 equipes foram divididas em quatro grupo com quatro clube. Após jogos de ida e volta, os classificados foram:
Grupo 5
Santo André - 1º colocado, com 14 pontos
Linense - 2º colocado, com 11 pontos
Rio Branco – eliminado
Oeste – eliminado
Grupo 6
Atlético Sorocaba - 1º colocado, com 14 pontos
Mirassol - 2º colocado, com 8 pontos
Juventus – eliminado
Comercial – eliminado
Grupo 7
XV de Piracicaba - 1º colocado, com 13 pontos
Flamengo - 2º colocado, com 10 pontos
Noroeste – eliminado
Ferroviária – eliminado
Grupo 8
Bragantino - 1º colocado, com 11 pontos
Catanduvense - 2º colocado, com 9 pontos
Penapolense – eliminado
São Bento - eliminado
Nos mata-matas das quartas- de final, o Santo André eliminou o Flamengo com duas vitórias. O Atlético Sorocaba venceu um jogo, empatou o outro e despachou o Catanduvense. O XV de Piracicaba fez o mesmo passando pelo Linense, enquanto também com uma vitória e um empate o Mirassol eliminou o Bragantino, que no meio da competição desmanchou a parceria com o SEV/Hortolândia.
Já nas semifinais, com uma vitória e um empate, o Atlético Sorocaba eliminou o Santo André, enquanto o XV de Piracicaba superou o Mirassol.
A DECISÃO
Por ter melhor campanha ao longo da competição, o XV de Piracicaba jogava por dois empates. No primeiro jogo, em Sorocaba, o XV arrancou o empate por 1 a 1 e ficou perto do título.
Ficha Técnica – 22/11
Atlético Sorocaba 1 x 1 XV de Piracicaba - Jogo de ida
Local: Estádio Walter Ribeiro, em Sorocaba (SP)
Gols: Leandro Diniz, aos 25 minutos do primeiro tempo. Adilson, aos 38 minutos do segundo tempo
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira
Renda: R$ 17.340,00
Público: 3.246 pagantes
Atlético Sorocaba
Buzetto; Leandro, Alemão, Edson Batatais e PC (Nata); Umberto, Vanderson, Givanildo e Everton; Gilberto e Leandro Diniz (Luan)
Técnico: Paulo Roberto
XV de Piracicaba
Cristiano; Carlão, Natanael e Evilar; Felipe Blau, Nilton, Erlon, Marlon (Nenê) e Preto; Adilson (Jorge) e Emerson (Thiago Furlan)
Técnico: Carlos Alberto
O JOGO DO TÍTULO
No jogo de volta, em Piracicaba, com o estádio Barão de Serra Negra com mais de 18 mil torcedores – a maioria para apoiar o XV, que jogava pelo empate para ser campeão, o Atlético Sorocaba foi heróico. Com um gol aos 48 minutos do segundo tempo, marcado pelo zagueiro Luizão, o time da cidade de Sorocaba venceu, de virada, por 3 a 2, levantou o título da Copa Paulista, e garantiu a classificação para a Copa do Brasil.
Precisando da vitória, o Atlético Sorocaba abriu o placar logo aos 14 minutos. Após cobrança de escanteio, Leandro Diniz fez 1 a 0. Na base do tudo ou nada, o XV de Piracicaba partiu com tudo para o ataque. Mas, o gol de empate aconteceu somente aos 37 minutos, em bela cobrança de falta de Preto.
No segundo tempo, a torcida do XV chegou a gritar é campeão logo aos sete minutos, quando Fábio Santos, cobrando pênalti, virou o placar. O título parecia que iria ficar mesmo na cidade de Piracicaba.
A situação começou a ficar feia quando o volante Natanael foi expulso por volta dos 20 minutos da etapa final. Com um a mais, o técnico Paulo Roberto tirou um zagueiro, colocou outro atacante e mandou o Atlético Sorocaba partir para ataque.
O XV encolheu e o Atlético Sorocaba passou a mandar no jogo, criando inúmeras chances para chegar ao empate. De tanto pressionar, o time sorocabano igualou o placar aos 29 minutos, com Luan.
Com um a menos, mas jogando pelo empate, o XV recuou para segurar o empate. E o Atlético Sorocaba continuou pressionado. Mas o gol do título surgiu somente aos 48 minutos, após cruzamento de Leandro Diniz, do setor esquerdo, o zagueiro Luizão, mesmo pegando desajeitado na bola, conseguiu encobrir o goleiro Cristiano e saiu para festejar o título.
FICHA TÉCNICA – 29/11
XV de Piracicaba 2 x 3 Atlético Sorocaba - Jogo de volta
Local: Estádio Barão de Serra Negra, em Piracicaba (SP)
Gols: Leandro Diniz, aos 14; e Preto, aos 37 minutos do primeiro tempo. Fábio Santos, aos 7; Luan, aos 29; e Luizão, aos 48 minutos do segundo tempo
Árbitro: Rodrigo Martins Cintra
Cartões amarelos: Natanael, Marlon e Cristiano (XV de Piracicaba); Leandro Diniz, Thiago, Luizão, Givanildo, Edson Batatais e PC (Atlético Sorocaba)
Cartões vermelhos: Natanael (XV de Piracicaba)
XV de Piracicaba
Cristiano; Carlão, Natanael e Evilar; Chibé (Rafinha), Nilton, Erlon, Nenê (Marlon) e Preto; Adilson (Jorge) e Fábio Santos
Técnico: Carlos Alberto Soave
Atlético Sorocaba
Buzzetto; Alemão (Erivelton), Edson Batatais e Luizão; Leandro (Thiago), Umberto, Givanildo, Everton e PC (Luan); Leandro Diniz e Gilberto.
Técnico: Paulo Roberto
CONFIRA OS CONFRONTOS DOS PAULISTAS NA COPA DO BRASIL
Icasa-CE x Portuguesa
Guaratinguetá x Caxias-RS
Rio Branco-AC x Santos-SP
J. Malucelli-PR x Guarani
Atlético Sorocaba x Juventude-RS
Itumbiara-GO x Corinthians
Vilhena-RO x Ponte Preta
A Careca e a Bicharada. Niterói RJ.
Há 3 horas
Um comentário:
Parabéns para o Atlético Sorocaba!
Postar um comentário