terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Ituano mantém base de 2016 para Paulistão 2017

Há 15 dias o Ituano iniciou a preparação para o Campeonato Paulista de 2017. O trabalho físico nesta fase já está sendo realizado com bola. 

``Desde o primeiro treino foi inserido a bola. Em cima daquilo que o Tarcísio determina vamos montando nosso treinamento sempre com características diferentes. Às vezes um pouco mais aeróbico, outro dia mais anaeróbico. Às vezes trabalho mais de força. O que diferencia é a intensidade e o volume de treinamento. E isso será durante toda a fase de preparação. Não posso aumentar muito o ritmo de trabalho neste início para não corrermos risco de lesão. Nós fazemos o controle pré-treino e pós-treino. Assim fazemos trabalho preventivo´´, explicou o preparador físico Rafael Cavenaghi, que assumiu o profissional neste ano.

O trabalho com bola desde o início é muito bem vindo para os atletas.

``A parte física é a que todo jogador não gosta. É a mais difícil. Ficamos 45 dias parados e precisamos entrar em forma. Esta é a parte do treino importante e fundamental para fazermos boa estreia no Paulista´´, disse o jovem Guilherme, de apenas 21 anos.


No atual elenco são 14 atletas que disputaram o Paulista de 2016. O jovem lateral Renan ficou no banco em três jogos e o atacante Ronaldo retornou no fim da primeira fase. Três atletas chegaram para a Série D (Arnaldo, Rodrigo Celeste e Morato), três jovens subiram na Copa Paulista (Mateus, Dener e Juliano Levak). Bassani retornou de lesão, dois subiram agora (goleiro Júnior e o lateral Luiz Henrique) e o volante Valfrido retornou de empréstimo. 

``Todo mundo se conhece. A base formada é mantida com alguns atletas que subiram da base. O Ituano faz isso muito bem e acho válido isso. Esse é um dos segredos do Ituano que tem disputado o Paulista sem sustos. Temos grupo experiente, com bons valores da base aliando estes dois grupos´´, comentou o goleiro Fábio.

Essa característica de elenco é observada na fase de preparação.

``Lógico que os atletas que estão há mais tempo no profissional tem lastro maior. Mas aqueles que subiram também vêm bem preparados. Participaram de campeonato longo e estão em boas condições. Não tiveram tempo longo de inatividade´´, explicou Rafael.


A média de idade do atual elenco é de 24 anos. São nove atletas que foram formados na base e o mais novo é o atacante Juliano Levak, de 19 anos. Somente dois atletas têm mais de 30 anos, que dá experiência e estabilidade ao grupo. O goleiro Fabio, de 38 anos, e o volante Guly, que fará 35 anos no dia 31/12.

``Nós respeitamos a idade e os atletas com mais idade fazemos trabalho diferente quando é necessário. Eles são muito profissionais e querem trabalhar mais. Embora tenham bom histórico como atletas, vamos respeitando as respostas do controle dos treinos´´, falou Rafael.

``Acho interessante trabalhar com a base ou não justifica manter essas categorias. O Juninho trabalha bem isso. No elenco temos vários atletas jovens. Eu procuro passar experiência para eles. Já disputei 14 Paulistas, que é muito difícil e eles sabem disso. É muito diferente do sub 20 que disputaram´´, contou Fábio, que vai para sua terceira temporada no Ituano.





Fonte: assessoria de imprensa do Ituano

Nenhum comentário: