sexta-feira, 27 de março de 2009

Américo mobiliza a pequena cidade de Américo Brasiliense em busca do título da Quarta Divisão

Quando se fala no ainda desconhecido time do Américo (veja o distintivo), a maioria dos torcedores logo pensa que o nome está escrito de maneira errada. No primeiro momento, a ideia é que o nome da equipe seja América. Mas não existe erro algum. O Américo Esporte Clube é o clube brasileiro da cidade de Américo Brasiliense. Ele foi fundado no dia 25 de setembro de 2007 e no ano passado disputou, pela primeira vez, o Campeonato Paulista da Quarta Divisão. E quase garantiu o acesso à Terceira Divisão

Logo na sua primeira temporada, o Américo encantou a sua torcida. Na primeira fase da competição, a equipe se classificou com a segunda melhor campanha do Grupo 2, atrás somente do Barretos. Em 12 jogos, foram cinco vitórias, cinco empates e duas derrotas. Foram 20 pontos ganhos, com 16 gols marcados e 11 sofridos.

Na segunda fase, o Américo voltou a garantir a classificação para a terceira fase, ao lado do Grêmio Osasco, eliminando Atibaia, Atlético Araçatuba, Paulínia e Capivariano. Em 10 jogos, foram três vitórias, cinco empates e duas derrotas. Foram 14 pontos ganhos, com 15 gols marcados e 11 sofridos.

Já na terceira fase, quando ficou entre os oito melhores da competição, o Américo não conseguiu garantir o acesso à Terceira Divisão. Mas a sua campanha foi digna de aplausos da torcida.

HISTÓRIA

A equipe do Américo foi fundada pelo empresário Celso Ferreira de Moura, que montou um clube-empresa. O time fez parceria com a Prefeitura Municipal de Américo Brasiliense, que está ajudando a estruturá-lo. A cidade de Américo Brasiliense fica próxima de Araraquara.

O Américo manda os seus jogos no Estádio Municipal Joaquim Justo, em Américo Brasiliense, que foi reformado na temporada passada. Apesar da torcida ser pequena, pois o munícipio tem pouco mais de 30 mil habitantes, o clube já conta com a torcida organizada Fúria Azul, que acompanha o clube em todos os jogos dentro e fora de casa.

PREPARAÇÃO PARA A QUARTA DIVISÃO

O técnico Ricardo Oliveira, que fez brilhante trabalho na temporada passada, foi mantido no cargo. Satisfeito com o desempenho da equipe em 2008, ele manteve os mesmos três jogadores acima dos 23 anos que são permitidos pelo regulamento: o goleiro Milton, o zagueiro Robson e o atacante Daniel.

O clube está fazendo a sua pré-temporada na cidade de Santa Luzia, vizinha a Américo Braziliense. O time contará com 27 atletas, a maioria sub-20.

GRUPO 2 DA QUARTA DIVISÃO

AMÉRICO
Barretos
Guariba
Internacional de Bebedouro
Jaboticabal
Lençoense (vai jogar em Bariri)
Matonense (Matão)
Olé Brasil (Ribeirão Preto)

ESTREIA

19 de abril

10h - Américo x Matonense - estádio Joaquim Justo, em Américo Brasiliense

Nenhum comentário: