quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Brasileiro deixa Tailândia e vai jogar no futebol japonês


A partir da próxima semana, o atacante Edivaldo Rojas Hermoza, de 27 anos, deixa a Tailândia para atuar no futebol japonês. O jogador, revelado nas categorias de base do Atlético Paranaense, acertou sua transferência para o Shonan Bellmare, da cidade de Hiratsuka, que disputa a primeira divisão do futebol nipônico.

``Sempre quis jogar no Japão, conhecer a cultura de lá. Tenho certeza de que ir para lá é um passo à frente em minha vida profissional´´, comentou Bolívia, como é conhecido o jogador.

Natural de Cuiabá, o atacante possuiu a dupla cidadania, o que o levou à Seleção Boliviana e a um dos momentos mais importantes de sua carreira. Em 2011, durante a Copa América disputada na Argentina, foi seu o primeiro gol boliviano na competição, justamente contra os donos da casa.

Na época, Edivaldo era o atacante titular da Naval, equipe portuguesa que defendeu por quatro temporadas. Com o término de seu contrato na Europa, Bolívia mudou-se com a família para a Tailândia, onde assinou um vínculo de dois anos e meio com o Muang Thong United.

``A diferença da Europa para Ásia especificamente na Tailândia, é que o mercado lá está se organizando agora, eles têm estrutura, mas os profissionais têm muito que evoluir´´, comparou o jogador.

Porém, pelas estruturas oferecidas pela cidade e pelo clube, a adaptação não foi difícil.

``Morávamos em Bangkok, e lá é uma megametrópole com tudo o que se tem direito, inclusive trânsito caótico. A comida Tailandesa é muito apimentada, e tive um pouco de dificuldade nas concentrações e no clube. Mas fora tínhamos todos os tipos de restaurantes e conseguia comer bem´´, explicou.

Dentro de campo, o brasileiro achou o futebol mais parecido com o verde e amarelo.

``É um futebol cadenciado, diferente do que vivi na Europa. O clima é muito quente e isso atrapalha um pouco. Na Europa o futebol é mais dinâmico, acredito que por causa da temperatura amena´´, completou.

Na equipe, foi campeão nacional logo em sua primeira temporada.

``Foram quatro meses de experiência e foi muito bom. Fomos campeões e isso rendeu ao time uma vaga à Champions asiática. Após sairmos vitoriosos no Campeonato Tailandês, surgiu a proposta do clube japonês. É um sonho, espero encontrar a típica organização japonesa, futebol competitivo, rápido e com mais visibilidade mundial´´, comemorou.

Atuando no futebol japonês, Edivaldo tem como um de seus objetivos voltar à Seleção Boliviana.

``Um dos motivos de ter mudado para o mercado japonês é que a J. League é muito forte e conhecida mundialmente, e isso me ajuda na visibilidade. O atual treinador da Bolívia, Javier Azkargorta, inclusive já treinou um time japonês e tenho certeza que ele sabe da qualidade deste futebol. Espero estar nos planos dele para os próximos jogos´´, finalizou o atacante.  

O contrato de empréstimo de Edivaldo com a equipe japonesa é de um ano, com a opção de compra junto à equipe tailandesa.



Fonte e foto: Backstage Comunicação

Nenhum comentário: