terça-feira, 24 de setembro de 2013

Museu do Futebol completa cinco anos de funcionamento

O Museu do Futebol – instituição da Secretaria de Estado da Cultura, localizado no Estádio do Pacaembu – completa cinco anos de funcionamento no próximo dia 29 de setembro e comemora esta data com entrada gratuita, jogos educativos e ótimos números de bilheteria.

Em 2012 ficou entre os mais visitados do Estado de São Paulo com 350.546 visitantes no ano. Em 2013, ultrapassou a marca de 1,7 milhão de visitantes, com média de 1.500 pessoas por dia. Durante as férias de julho, chegou a quase  5.000 visitantes numa quinta-feira, dia da semana em que a entrada é gratuita.

``O Museu do Futebol é um dos pioneiros na adoção de uma proposta museológica que alia tecnologia à expografia para tratar de um tema que faz parte do patrimônio intangível do nosso país. Tudo nele é pensado para proporcionar ao público uma vivência estimulante a todos os sentidos e também à memória, especialmente afetiva´´, afirma o Secretário de Estado da Cultura, Marcelo Mattos Araujo.

Além de uma equipe craque em pesquisa, o Museu do Futebol conta com um núcleo educativo multidisciplinar de 21 profissionais. Até junho de 2013, 14.859 mil pessoas foram atendidas pelos educadores, que também atuam na criação de jogos e atividades com o intuito de aprofundar o contato com o acervo, suscitar reflexões e incrementar o atendimento aos visitantes.

Na comemoração do aniversário, os educadores proporcionarão a partir das 11 horas os jogos Mundo das Copas, Linha do Tempo e Jogo de Camisas.

``O sucesso de bilheteria registrado até o momento é a prova de que o Museu do Futebol está no caminho certo. Para 2014, ano em que São Paulo receberá a Copa do Mundo, a instituição prevê muitas novidades para o público tanto em seu acervo quanto no calendário de exposições e capacitação de profissionais que recepcionarão turistas do Mundo todo´´, afirma Pedro Sotero, diretor executivo do Museu do Futebol.

Desde sua inauguração, em 2008, o Museu do Futebol vem se consolidando como um espaço de eventos em São Paulo. Em 2013 já atendeu 42 empresas sediando festas, palestras, lançamentos de livros e 22 programas abertos ao público com entrada gratuita. A programação cultural do Museu vai desde Encontro de Colecionadores de Camisas de Futebol, CINEfoot, Torneio de Futebol de Botão até datas comemorativas como Dia dos Pais, Dia Internacional da Mulher e Oficinas de férias.

Ponto turístico referência quando se fala em acessibilidade em espaços públicos e acervo de ótima qualidade, o Museu vem colecionando ações pioneiras na área. Neste ano, por exemplo, está realizando a 4° edição do projeto Deficiente Residente, cujo objetivo é aprimorar o atendimento às pessoas com deficiência física, contando com a colaboração de profissionais que tem essa deficiência. O trabalho é como uma “residência” no Museu durante três meses.

Há cinco anos, o Museu consolida exposições temporárias. Sete mostras já passaram pelo espaço, a mais recente, “Será que foi, seu juiz”, uniu ciência, futebol e história de forma interativa à complexidade e as dificuldades da atuação do árbitro em campo. Em 2011, a exposição “Olhar com Outro Olhar” foi itinerante com destino ao Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria, em Araraquara, e no Memorial da Inclusão de São Paulo.

O Museu do Futebol fica aberto de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, com permanência até as 18h.
Créditos: Imagens de Divulgação
Serviço
Aniversário de cinco anos do Museu do Futebol
Local: Museu do Futebol
Endereço: Praça Charles Miller
Data: 29 de setembro (domingo)
Horário de funcionamento: das 9h às 18h (bilheteria até as 17h)
Entrada no dia: gratuita
Tel.: (11) 3664-3848


Fonte: Approach

Nenhum comentário: