Com o futebol cada vez mais deficitário no Brasil e com clubes inadimplentes espalhados por toda a parte, jogadores profissionais estão ficando conscientes quanto a importância dos estudos e do planejamento para a adaptação em uma próxima profissão.
Não são poucos os casos de atletas que foram muito bem sucedidos dentro das quatro linhas, mas que hoje pagam caro pela maneira como conduziram suas carreiras.
Foi o que levou o volante Thierry, 29, do Sport Club Atibaia, que disputa a Terceira Divisão do Campeonato Paulista (Série A-3) a ingressar em 2012 a Faculdade de Educação Física da Universidade Paulista (UNIP). Incomodado com a imagem negativa dos jogadores de futebol quando o assunto é intelecto, o camisa 5 do Falcão optou por investir e sacrificar seu tempo de descanso viajando todos os dias para São Paulo para concluir o ensino superior. E afirma ter valido a pena.
``Quando voltei da Suíça e assinei com o Atibaia em 2012, comecei meu projeto de ter diploma superior em Educação Física e entrei na UNIP. Como na época estávamos jogando a Quarta Divisão, as partidas eram apenas aos finais de semana e isso ajudava. Eu ia e voltava todos os dias e sigo firme até hoje nessa rotina (Thierry cursa o último semestre). Tudo para conseguir realizar esse sonho´´, falou o jogador, que seguiu os passos de atletas famosos como os goleiros Víctor, do Atlético Mineiro e Rafael Cabral (ex-Santos).
Com a conquista do acesso em 2014, que garantiu ao Falcão pela primeira vez o direito de jogar a Série A-3, a rotina do meio-campista ficou ainda mais puxada, mas nada que tenha tirado seu sono, tampouco sua vontade de estar em breve com o diploma nas mãos.
``Num mundo totalmente diferente (pós-carreira), sem planejamento, sem nada, é justamente onde muitas vezes o jogador se perde. Hoje já sou professor, posso dar aula, ser um preparador físico e em breve estarei formado. É um esforço grande mas que valerá para o resto da vida´´, justificou.
O vice-presidente do Falcão, Leonardo Silvério, apóia a jornada de seu atleta e elogia.
"Não é para qualquer um ter pique para acabar os treinos e viajar todos os dias para São Paulo para estudar. Nesse aspecto só temos que elogiar o esforço do Thierry, pois além de exemplo para os demais ele também sabe que colherá em breve os frutos dessa dedicação´´, elogiou Silvério, que tem a mesma idade do camisa 5.
ELOGIOS DO COORDENADOR
Estudos indicam que, ao ter uma formação, o atleta consegue ter um planejamento mais completo da sua pós-carreira esportiva. Para o Coordenador Pedagógico Auxiliar do Curso de Educação Física da UNIP (Campus Norte), Mário Luiz Miranda, o esforço de Thierry será eternamente recompensado.
``O aluno Thierry Zamblauskas compreendeu que o processo acadêmico é bastante dinâmico e exige dedicação e estruturação para acompanhar as demandas do curso. O atleta necessita assumir um compromisso paralelo a sua vida profissional, e adequar espaço e tempo para ir ao encontro às solicitações de cada disciplina´´, explicou Miranda.
Ainda segundo o coordenador, apesar de não existir um programa específico, a Universidade Paulista vem formando diversos atletas de alta performance nos últimos anos.
``Não existe um programa especial para atletas, porém temos dado total apoio para que se organizem diante de tantas exigências acadêmicas. A UNIP tem servido como formadora acadêmico-profissional para vários atletas de alto rendimento de diversas modalidades esportivas´´, explicou.
Miranda ainda fez questão de elogiar a dedicação do volante do Falcão.
``O esporte é excelente ferramenta de preparação social, pois exige parâmetros essenciais para sua performance, como: pontualidade, compromisso, dedicação e envolvimento. Nesse aspecto o aluno/atleta Thierry é exemplo para a turma, pois demonstra esses quesitos correspondentes à vida universitária´´, finalizou.
Fonte: assessoria de imprensa do Atibaia
A Careca e a Bicharada. Niterói RJ.
Há 15 horas
Nenhum comentário:
Postar um comentário