quinta-feira, 6 de março de 2014

Craque espanhol Iniesta lança nova chuteira da Nike

Historicamente a Nike tem inovado calçados usados em vários esportes e desta vez não é diferente. A Nike apresenta a chuteira Magista, que redefine o conceito de estética e performance para os jogadores de futebol. O modelo foi apresentado hoje pelo jogador da seleção espanhola Andres Iniesta em Barcelona.

Criada para garantir ajuste, conforto e tração perfeitos, a Magista foi projetada para dar asas a toda criatividade do atleta num esporte em que o uso do espaço é essencial. A tecnologia Flyknit especialmente adaptada para a modalidade, deixa a chuteira bem mais perto do pé aumentando a sensibilidade e o controle de bola.

``Nosso objetivo sempre foi atender às necessidades específicas de performance dos atletas para ampliar as habilidades inerentes a cada um. A Magista é resultado de uma longa e transformadora história de design e inovação´´, afirma Mark Parker, CEO e Presidente da NIKE, Inc.

Desenvolvida ao longo de quatro anos de estudos no Laboratório de Pesquisa em Esporte da Nike, a chuteira surgiu a partir das ideias e opiniões dos melhores jogadores do mundo – incluindo Andrés Iniesta, do Barcelona, e Mario Gotze, do Bayern.

``O caimento da chuteira é tão especial que nem penso nela quando estou usando´´, revela Iniesta. ``Ela permite que eu me mexa de forma instintiva, com mais confiança´´.

Phil McCartney, Vice-Presidente de Desempenho Esportivo para Calçados, explica a evolução:

``A Magista é uma chuteira que parece a extensão do corpo do atleta. Ela não é apenas calçada nos pés: ela trabalha em parceria com eles´´, diz. ``Ao eliminar as distrações, o jogador ganha liberdade para usar todo o seu potencial e criatividade´´.  

A tecnologia Flyknit garante conforto, ajuste e controle sem precedentes. Ela cria uma segunda pele, quase como se fosse uma meia, permitindo que a força e a sustentação façam parte da própria estrutura da chuteira. A Magista tem ainda uma nova gola Dynamic Fit, aplicada à meia altura no tornozelo. Com esse caimento mais ajustado ao pé, o jogador pode ter mais consciência dos movimentos do corpo, contato com o gramado e toque de bola.

``A gola Dynamic Fit de cano médio é uma inovação que atrai não apenas pelo visual, mas pelo seu objetivo que é aumentar a sensibilidade em contato com a bola e aprimorar os toques do jogador´´, ressalta McCartney. ``Ela permite que pé, tornozelo e a parte inferior da perna trabalhem juntos, em uníssono, enfatizando os movimentos naturais´´.

A Magista estará disponível no Brasil em pré-venda no Nike.com a partir de 29 de abril, e poderá ser adquirida nas lojas a partir de 22 de maio, ao preço sugerido de R$ 1.299,90.

TECNOLOGIA NIKE FLYKNIT

Usada pela primeira vez em 2012, nos tênis de corrida da Nike, e mais recentemente no KOBE 9 Elite, para basquete, a tecnologia Nike Flyknit subverte as regras convencionais dos processos de manufatura de calçados ao criar um cabedal cabedal único a partir de fios especiais.

``Essa tecnologia e material utilizado permitem um caimento revolucionário que dá a sensação de estar vestindo apenas uma meia´´, afirma McCartney.  ``A natureza da Nike Flyknit oferece essa sensação de segunda pele e deixa o pé mais próximo da bola, criando um ajuste supernatural´´.

Com um molde feito sob medida e a Flyknit, a Magista assegura ajuste perfeito à região plantar, ao calcanhar e à parte dianteira do pé. Já a gola Dynamic Fit ao redor do tornozelo abraça o pé do jogador, mantendo-o firme dentro da chuteira.

``A ideia da Flyknit e da gola Dynamic Fit ficou evidente quando começamos a testar os primeiros protótipos – foi uma nova experiência´´, conta McCartney.  ``É como usar uma luva. Ela começa no pulso, e não na metade da mão. É preciso preservar essa transição para não prejudicar os movimentos naturais do corpo´´.

Os designers ainda acrescentaram Brio Cables, que possibilitam mais potência e firmeza aos movimentos multidirecionais. Esses cabos são costurados diretamente no cabedal inteiriço, travando o ilhó na sola externa e criando uma força semelhante à de uma ponte pênsil.

MÁXIMO CONTROLE

Para garantir consistência no contato e maior controle aos jogadores Magista, que precisam de uma textura mais agressiva para a fricção na bola resultar em dribles e chutes preciso, a chuteira conta com um cabedal costurado em textura 3D.

“Os métodos anteriores exigiam camadas adicionais na parte superior do calçado, o que acabava afastando o pé da bola. A Nike Flyknit, porém, permite costurar a textura diretamente na chuteira”, esclarece McCartney.  “A costura em 3D é uma novidade para a Nike e para o futebol. Foram necessárias centenas de revisões para garantir que o padrão 3D estivesse milimetricamente correto. O resultado de todo esse trabalho é sensibilidade total à bola com o mínimo possível de material”.

A equipe de designers da Nike desenvolveu uma aplicação especial da NIKESKIN, colocada sobre a Flyknit para proteger o pé da água e do frio. Essa película tem menos de 1 mm de espessura – é mais fina que uma folha de papel –, e se dissolve em meio à trama da chuteira, ajudando a proteger da água.

MÁXIMA TRAÇÃO

Um aspecto elaborado especialmente para o jogador Magista, que para, desacelera e se movimenta em inúmeras direções sem perder o controle da bola,  foi a tração.

A Nike acrescentou à chuteira uma tração com rotação 360°, elaborada a partir de travas cônicas exclusivas da Magista e uma placa de Pebax® e nylon. Essa combinação na estrutura garante aos pés flexibilidade e movimentos mais amplos, eliminando as flexões mecânicas (áreas onde a chuteira acaba se dobrando sempre no mesmo ponto), além de potência e leveza.

Outro detalhe sobre o nylon é que, ao se estender até o dedão, ele funciona como uma espécie de chassi para ajudar o jogador a firmar o pé e depois se projetar do chão com velocidade e explosão.  Já a placa da sola interna foi retirada para deixar o atleta mais próximo ao chão. Isso aprimora o centro de gravidade e aumenta a tração. E ajuda o jogador Magista a se tornar simplesmente imbatível em campo.

CRIADA PARA GARANTIR CRIATIVIDADE ILIMITADA

A Magista foi desenhada para o jogador que está sempre em movimento, atacando e ditando jogadas. Num esporte cada vez mais rápido – tanto do ponto de vista físico quanto mental –, a utilização do espaço em campo é essencial, e manter controle, mesmo em alta velocidade, é fundamental. O jogador Magista está sempre criando oportunidades no gramado, sem jamais deixar de se concentrar em prever jogadas e enxergar passes que ninguém mais é capaz de ver. A Magista deixa o jogador livre para usar todo o seu potencial e poder se concentrar na fração de segundo capaz de mudar os rumos de uma partida.






Fonte e foto: Nike / Agência Ideal

Nenhum comentário: