terça-feira, 17 de novembro de 2020

Embalado com caneco da Série A3, Velo Clube desafia Comercial, no Benitão, para se tornar líder do Grupo 2 da Copa Paulista


Menos de 48 horas depois de conquistar o título inédito do Campeonato Paulista da Terceira Divisão (Série A3) diante do EC São Bernardo, e sem tempo para comemorar, o Velo Clube já volta a campo nesta quarta-feira (18/11), às 15 horas, pela Copa Paulista. 
O Galo Vermelho receberá o Comercial, de Ribeirão Preto, no Estádio Benito Agnelo Castellano, o Benitão, em Rio Claro, pela terceira rodada da primeira fase do torneio.

Empatados com dois pontos cada, mas, de acordo com critério de desempate, Velo Clube, Comercial e Atibaia são, respectivamente, segundo, terceiro e quarto colocados do Grupo 2. A Ferroviária é a líder, com cinco pontos em três jogos. Se vencer o Comercial por dois ou mais gols de diferença, o Galo Vermelho se iguala ao número de pontos da Locomotiva, mas pelo saldo de gols será o novo líder da chave.

Assim como o Comercial, a equipe rubro-verde ainda não venceu no torneio (dois jogos e dois empates). Na rodada passada ambos jogaram fora. O Velo Clube empatou com a Ferroviária por 1 a 1, na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara, enquanto o Leão do Norte ficou no zero a zero com o Atibaia, no Décio Vitta, em Americana.


Retrospecto e Tabu

Na história, Velo Clube e Comercial se enfrentaram 12 vezes por competições oficiais, desde 1956. O retrospecto é favorável ao Leão do Norte, com seis vitórias, contra três do time de Rio Claro, além de três empates.

Como mandante do confronto, o Velo Clube perdeu duas vezes para equipe comercialina, sendo a última derrota no Benitão para o rival há 41 anos, por 2 a 0, gols de Vânder e Thadeu Ricci, pelo Paulistão de 1979.

Pela Copa Paulista, Velão e Leão se enfrentaram quatro vezes, com duas vitórias do Galo Vermelho, um empate e um triunfo do Comercial. Lembrando que pela última rodada da primeira fase de 2012, em confronto direto pela última vaga do Grupo 2, o Velo Clube venceu o rival, de virada,  por 2 a 1, no Benitão, em Rio Claro, e avançou.

No confronto mais recente, com gol do volante Anderson Brito, no primeiro minuto de partida, o Velão bateu o Alvinegro por 1 a 0, em pleno Estádio Palma Travassos, em Ribeirão Preto, pela quarta rodada da primeira fase da Série A3 deste ano.




Fonte: Luiz Carlos Éden - Sorocaba (SP)

Nenhum comentário: